Varela supera pneu furado e fecha primeiro estágio do Dakar na liderança dos UTVs

Reinaldo Varela teve um pneu furado ainda nos primeiros quilômetros, mas foi o mais rápido dentre os UTVs e segundo na classificação geral de veículos leves, atrás de Cristina Gutiérrez

1ª etapa – Jedá – Bisha
Trecho de especial: 227 km
Deslocamentos: 395 km
Trecho total: 622 km

O domingo (3) reserva o primeiro estágio de longa duração do Dakar 2021, e já com brasileiro liderando. Competindo de UTV, subcategoria da classe de veículos leves, Reinaldo Varela ultrapassou Austin Jones para tomar a primeira colocação.

Varela largou atrás de Jones após perder disputa apertada no prólogo. Ao fim dos mais de 200 km de disputa, o brasileiro já tinha 28s de vantagem sobre o americano. Francisco López Contardo, Gerard Farrés e Sergei Kariakin completaram o top-5. Estes dois últimos, entretanto, já aparecem com um déficit considerável, respectivamente de 2min21s e 4min16s na comparação com o brasileiro.

O resultado de Varela na abertura do Dakar fica ainda mais impressionante quando se lembra um grande contratempo: o brasileiro teve um pneu furado ainda nos primeiros quilômetros do dia.

Reinaldo Varela superou adversidades (Foto: Victor Eleuterio/Fotop)

“Em um trecho rochoso pegamos uma pedra que rasgou o pneu traseiro direito e nos obrigou a parar com apenas 10km de corrida”, contou Varela, recordando o dia no Dakar. “Fizemos a troca bem rápido, mas enquanto isso vimos o pessoal nos ultrapassando. Foi um sufoco, não estávamos acreditando no que estava acontecendo. Depois, tivemos que manter a calma e ir passando o pessoal um a um, sempre com cuidado para não furar outro pneu”, seguiu.

Na classificação geral dos protótipos leves, entretanto, Varela é segundo colocado. É que Cristina Gutierrez, andando de protótipo leve, foi a mais rápida do dia: a pilota espanhola derrotou Varela por 1min55s. Além disso, na comparação direta com outros pilotos de protótipos leves, a vantagem já é grande: são 16min34s sobre Josef Macháček, rival mais próximo.

A vitória geral nos veículos leves poderia muito bem ter ficado com Kris Meeke. O britânico liderou a primeira metade das atividades, mas foi acometido por uma grande infelicidade: em um incidente que ainda não foi completamente esclarecido, o pneu estepe pegou fogo e causou danos sérios ao sistema eletrônico do carro. A possível vitória no estágio foi trocada por um guincho até a linha de chegada, representando um golpe dos mais duros às chances de sequer um bom resultado para o veterano do Mundial de Rali.

ATUALIZAÇÃO: Pouco após o fim da etapa, Varela e Justo foram punidos por passarem em zona de radar em velocidade acima do permitido. Com isso, receberam soma de 1min ao tempo do dia e caíram para a quinta colocação geral na competição de veículos leves – quarto nos UTVs. Gutiérrez manteve a vitória nos veículos leves, com Austin Jones levando nos UTVs.

Dakar 2021, Veículos leves, Classificação geral após 1º especial:

1C GUTIÉRREZ HERRERO
F CAZALET
TEAM USA 3:47:57 
2A JONES
G GUGELMIN
CAN-AM 3:49:380:01:41
3F LÓPEZ CONTARDO
J.P LATRACH VINAGRE
SOUTH RACING 3:50:230:02:26
4A DOMZALA
M MARTON
CAN-AM 3:50:280:02:31
5R VARELA
M JUSTO
CAN-AM 3:50:310:02:34
6G FARRÉS GUELL
A MONLEON
CAN-AM 3:52:270:04:30
7S KARIAKIN
A VLASIUK
SNAG 3:53:350:05:38
8J.A HINOJO LÓPEZ
D ORTEGA GIL
HIBOR PAID 3:55:190:07:22
9S NAVARRO
M SOLA TERRADELLAS
FN SPEED 4:00:430:12:46
10S ALSAIF
O VIDAL MONTIJANO
FN SPEED – BLACK HORSE 4:04:470:16:50

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube