Marcos Baumgart vence quarta especial e assume liderança nos carros. Barrichello é 10º

Piloto da X Rally, Marcos Baumgart já havia vencido uma especial e agora assumiu a dianteira. Vantagem, entretanto, é pequena na chegada ao Tocantins

Etapa 4: Bolha 3/GO a Bolha 4/TO
4 de novembro, quarta-feira
Deslocamento inicial: 26 km
Trecho cronometrado: 329 km
Deslocamento final: 295 km
Total: 650 km

Com o cancelamento da terceira especial e segunda parte da maratona do Sertões 2020, os competidores ganharam um dia extra sem disputas no maior off-road do Brasil. Nesta quarta-feira (4), na chegada do rali ao estado do Tocantins, Marcos Baumgart repetiu a vitória da segunda-feira. É a terceira vitória da X Rally nas três especiais disputadas até agora nos carros.

LEIA TAMBÉM:
‘Café-com-leite’, Alok faz Sertões na manha: “Experiência incrível”
Emoção de Barrichello, maratona, chuva e sorteio: live Motul

Marcos Baumgart, que tem Kléber Cincea como navegador, completou a especial do dia em 3h55min40s, tendo largado às 10h09 (de Brasília) e completando a tarefa às 14h04. A vantagem do Toyota Hilux #303 para o segundo colocado, Lucas Moraes, foi de 1min46s.

“Foi uma especial rápida, longa e qualquer problema que você tivesse poderia ser um prejuízo grande. Viemos numa tocada constante, claro que a gente toma um susto ou outro, mas nada de abusar ainda. Vamos deixar para acelerar mais quando precisar. Mas foi rápido, bem rápido”, disse Marcos.

Companheiro de X Rally e até então líder do Sertões, Cristian Baumgart fechou a especial com 2min27s de defasagem para o dianteiro.

“Largamos e logo no começo tivemos um pneu furado. Na hora de sair a porta não fechava e meu psicológico me forçava a segurar a porta. Toda curva a porta abria, tinha que segurar… e ainda tinha que reduzir marcha, foi difícil. Fomos conseguir resolver o problema em um radar que a gente tinha que ficar 15 minutos parados. Peguei uns tie-ups no carro do Marcos, prendi a porta por dentro e aí foi outra pilotagem”, comentou Cristian.

Marcos Baumgart ganhou a especial desta quarta e vai em busca do título (Foto: Marcelo Maragni)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Destaque fica também para Rubens Barrichello, que faz um Sertões bastante positivo para um novato de ralis. O piloto da Stock Car completou a especial na décima colocação e 19min04s atrás da liderança.

Na classificação geral do Sertões, Marcos Baumgart e Kléber Cincea agora lideram com uma cronometragem total de 13h07mins21s de percurso. A vantagem é bem curta, somente 1min08s, para Cristian Baumgart e o navegador Beco Andreotti.

Atrás da dupla, entretanto, já há considerável distância para o terceiro postado, Sylvio de Barros: 24min37s. Rubens Barrichello ocupava a 37ª colocação por conta dos problemas da primeira especial, mas foi 23ª na segunda e agora arrancou um top-10.

Rubens Barrichello e Eduardo Bampi ficaram no top-10 (Foto: Marcelo Machado)

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Como foi a etapa:

A quarta etapa do Sertões 2020 começou com deslocamento de apenas 26 km e o princípio do especial vindo na sequência. Os primeiros 33 km se desenrolam em caminho no estilo do Mundial de Rali e alterações de curvas entre alta e média velocidade. Após um começo bastante veloz, trechos bem mais travados na sequência e os competidores passaram por mata-burros, pontos, muitas pedras e trilhas bem sinuosas. A organização aponta cerca de 60 km solo arenoso.

A velocidade retorna à baila para o segundo 1/3 da prova, com direito a ponto abastecimento. Logo em seguida, um pequeno trecho de radar para travessia urbana. A parte seguinte da especial era bastante travada com trechos de trial, natural de cerrado e sertão. Os últimos 60 km foram realizados numa estrada de altíssima velocidade e com curvas altamente exigentes. Um teste de verdade, terminando com mudança de solo, piçarras, mas sem buracos.

A etapa da quinta-feira tem especial de 337 km e deslocamento de pouco mais de 600 km para encaminhar a competição do Tocantins para o Maranhão. No meio do caminho, passa pelo paraíso do Jalapão.

Sertões 2020, Classificação geral dos carros após quatro etapas:

1MARCOS BAUMGART
KLEBER CINCEA
TOYOTA HILUX IMA 13:07:21 
2CRISTIAN BAUMGART
BECO ANDREOTTI
TOYOTA HILUX IMA 13:08:290:01:08
3SYLVIO DE BARROS
RAFAEL CAPOANI
FORD X RALLY RANGER 13:31:580:24:37
4LUCAS MORAES
KAIQUE BENTIVOGLIO
FORD X RALLY RANGER 13:34:590:27:38
5THIAGO RIZZO
LEO MAGALHÃES
GIAFFONE RACING BUGGY V8 13:50:380:43:17
6JOSÉ HÉLIO
LAURO SOBREIRA
GIAFFONE RACING BUGGY V8 13:57:300:50:09
7MARCOS MORAES
FÁBIO PEDROSO
PROTÓTIPO T-REX 14:05:010:57:40
8MAURO GUEDES
FILIPE BIANCHINI
FORD X RALLY RANGER 14:14:181:06:57
9JULIO CAPUA
EMERSON CAVASSIN
GIAFFONE RACING BUGGY V8 14:23:191:15:58
10RODRIGO ACHE
LUIS FELIPE ECKEL
PROTÓTIPO SHERPA 14:58:261:51:05

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube