Sertões volta ao calendário do Mundial da FIM e tem percurso todo no Nordeste em 2021

A Dunas Race, empresa que promove e organiza o Sertões, anunciou muitas novidades na noite da última terça-feira (3). A principal prova off-road das Américas vai voltar a ser realizada no meio do ano, evitando as chuvas nos meses finais, como foi em 2020, largará do Rio Grande do Norte e vai voltar a ser etapa do Mundial da Federação Internacional de Motociclismo

A 29ª edição do Sertões já tem data para começar. A principal competição off-road das Américas, depois de ter sido realizada entre o fim de outubro e o começo de novembro no ano passado, em evento que foi postergado para os meses finais de 2020 por conta da pandemia, volta ao período habitual e vai ter dez dias de duração, sendo realizada entre 13 e 22 de agosto. A competição vai ser toda disputada na região Nordeste e terá largada no Rio Grande do Norte, com a cidade que vai ser palco do início do rali ainda a ser anunciada. A grande novidade é a volta do Sertões como etapa do Mundial da Federação Internacional de Motociclismo para as competições de motos, quadriciclos e UTVs, trazendo assim a perspectiva de contar nas trilhas do Nordeste com os principais nomes das respectivas modalidades no planeta.

A Dunas Race, empresa que promove e organiza o Sertões, divulgou as novidades durante evento virtual transmitido pelo YouTube na noite da última terça-feira (2). Joaquim Monteiro, CEO do Sertões, e Edgar Fabre, diretor-técnico da prova, apresentaram o planejamento para 2021, que compreende não apenas a realização do chamado ‘Sertões 100% Sertão’, mas também as competições que vão fazer parte do amplo calendário desenvolvido pela Dunas para 2021.

Monteiro destacou a chance de colocar o Sertões de volta ao calendário do Mundial da FIM. “Estamos orgulhosos do Sertões esse ano ser etapa do Mundial de Rali. É uma conquista para o calendário esportivo brasileiro. Voltamos à data tradicional do Sertões em agosto, período de secas no Hemisfério Sul, para levantar muita poeira nesta que será a 29ª edição da prova”, comemorou.

SERTÕES; SERTÕES 2021; DUNAS RACE;
A Dunas Race divulgou o calendário das suas competições para 2021 (Arte: Divulgação)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Também estamos muito felizes com a confirmação da largada inédita do Rio Grande do Norte e a expansão do portfólio dos eventos com a marca Sertões através do primeiro Rali dos Mares de kitesurf. Vamos a todo vapor colocar esse calendário de pé”, destacou o CEO da Dunas.

Além do Sertões Series, competições de rali cross-country de curta duração que integram o calendário oficial do Sertões ao longo de 2021, com três etapas neste ano, a Dunas vai organizar pela primeira vez o Baja Jalapão 500 Milhas, prova que é inspirada nas competições realizadas nos desertos dos Estados Unidos e México. Outra novidade é a expansão da marca Sertões além do off-road com a realização do Rali dos Mares, na primeira edição do Sertões Kitesurf, com o primeiro rali aquático do mundo, a ser disputado no litoral do Nordeste entre 8 e 14 de outubro.

O maior rali das Américas terá em 2021 um roteiro de cerca de 5.000 km percorridos, com 60% da quilometragem em especiais, os trechos cronometrados. As cidades que vão abraçar o Sertões neste ano vão ser anunciadas em 15 de maio.

Ao todo, serão dez dias de competição, sendo o prólogo e mais nove especiais. A ideia da organização é fazer com que a prova deste ano seja no formato semi-bolha, aproveitando o aprendizado alcançado no ano passado, quando a caravana teve de ficar isolada para evitar a disseminação e o contágio pelo novo coronavírus. Para 2021, a proposta é garantir o acesso controlado do público local às chamadas Vilas Sertões, resgatando um pouco da tradição do maior rali do Brasil.

SERTÕES; RICARDO MARTINS; YAMAHA;
O Sertões vai voltar a integrar o calendário do Mundial de Rali Cross-Country da FIM (Foto: Marcelo Maragni)

Edgar Fabre destacou as novidades preparadas pela Dunas para o calendário 2021. “Nossa missão, mais do que nunca, é encantar os competidores, tanto na parte técnica quanto nos cenários dos nossos eventos. Assim que terminou o Sertões 2020, eu e o Du Sachs já começamos a trabalhar incansavelmente nos roteiros das provas deste ano. Temos uma responsabilidade ainda maior, pois sim, seremos Mundial de motos, quadris e UTVs. Muitos amigos estrangeiros estão nos procurando, ansiosos para vir ao Brasil conhecer o Sertões”, disse o diretor-técnico.

O evento virtual também contou com a presença de Jorge Viegas, presidente da FIM, que anunciou a presença do Sertões como integrante do calendário do Mundial de rali cross-country da Federação em 2021.

Focada também no aspecto ambiental e de sustentabilidade, o Sertões vai, em 2021, dar o primeiro passo para neutralizar o impacto de emissão de carbono direto dos veículos de competição, veículos das equipes de apoio, caminhões, motorhomes e carros da organização do evento. A Dunas Race vai atuar em parceria com a Moss, plataforma 100% nacional de emissão de créditos de carbono, que vão ser revertidos em projetos na Amazônia.

Já o calendário do Sertões Series vai contar com três etapas. A primeira delas, o Rali de São Paulo, vai acontecer entre os dias 13 e 15 de maio em Ilha Comprida, no litoral sul paulista. Entre 16 e 19 de junho está previsto o Series Baja Jalapão, evento coorganizado pela Arena Produções. Nesta prova, vai ser disputada também uma etapa da Copa do Mundo de Baja, o Baja FIM, entre 16 e 17 do sexto mês.

A terceira e última etapa do Sertões Series, chamada Series Caminhos da Neve, terá largada em Florianópolis e chegada em Gramado e vai acontecer entre 3 e 6 de novembro.

“O Sertões Series volta com tudo, e com mais etapas. E ainda faremos duas novas provas: o Baja 500 Milhas, uma modalidade de rali inédita no Brasil, e a etapa da Copa do Mundo de Baja da FIM, ambas no Jalapão”, complementou Fabre.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.