Sainz capota em duna e destrói traseira do carro em 1ª parte da maratona do Rali Dakar
Atual campeão do Rali Dakar, Carlos Sainz capotou na saída das dunas na primeira parte da maratona de 48h no deserto e destruiu traseira do Ford Raptor T1+. Mesmo assim, retornou à disputa
Atual campeão do Rali Dakar, Carlos Sainz sofreu um acidente na primeira parte da maratona de 48h da competição pelo deserto em Bisha, Arábia Saudita, iniciada neste domingo (5). O veterano de 62 anos capotou e destruiu parte do Ford Raptor T1+.
Segundo informações do site da revista inglesa Autosport, Sainz navegava por uma região arenosa na saída das dunas quando se acidentou no km 327 dos 971 km estimados. Imagens oficiais da transmissão do Dakar mostraram a parte traseira do carro bastante danificada.
Companheiro de equipe na Ford, Mitch Guthrie Jr. parou durante o trajeto para prestar assistência a Sainz. Apesar do estrago, ele e o navegador Lucas Cruz retornaram à competição depois de passarem 23 minutos parados. No total, Sainz já tem um déficit de mais de 40 minutos no tempo.
Ainda não há, contudo, informação sobre a extensão dos danos. Sainz já havia passado pelo posto de parada autorizada para as equipes, montado no km 168 do trajeto. A medida é novidade na edição deste ano e foi pensada para oferecer aos pilotos suporte durante a maratona. A janela para reparos é de três minutos.
Nasser Al-Attiyah, da Dacia, vinha na liderança até a marcação feita no km 325. Por estratégia, o catari optou por sacrificar o resultado do dia 1 para ter uma posição de largada mais favorável na maratona.
O primeiro dia do Dakar teve vitória de Seth Quintero entre os carros, que precisou recorrer para ter o tempo corrigido depois de ajudar Laia Sanz durante a especial. O brasileiro Lucas Moraes abriu a competição em oitavo.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Moraes explica estratégia após ceder liderança no Dakar: ‘Até me deu calafrios’

