Moraes explica estratégia após ceder liderança no Dakar: “Até me deu calafrios”
Lucas Moraes explicou a estratégia em ceder a liderança no primeiro dia de Dakar e antes da etapa maratona. Piloto brasileiro ficou no oitavo lugar em Bisha
O brasileiro Lucas Moraes liderou boa parte do primeiro dia de Dakar na classe dos carros, mas por ordem da equipe, cedeu a ponta e fechou a especial deste sábado (4), disputada em Bisha, na Arábia Saudita, no oitavo lugar. O piloto da Toyota viu o americano Seth Quintero ficar com a vitória após ter tempo descontado por ajudar Lala Sanz.
Após a especial de 412 km, Moraes explicou que cedeu a liderança por motivos estratégicos, já que amanhã se inicia a etapa maratona do Dakar, um trecho de 48 horas separados por um horário de descanso em que os pilotos não podem ter assistência e comunicação com a equipe.
Relacionadas
“Fazer isso me deu até calafrios, porque a gente sabia que estava indo bem, num bom ritmo e estava em condições de brigar pela vitória hoje. Mas combinamos que se passássemos vários carros a gente pararia no final, antes de cruzar a chegada, pra dar um tempo e não terminar em primeiro. A estratégia foi determinada pela equipe e acho que foi o melhor pra esse momento, apesar de que como piloto a gente não gostar de fazer isso, de ceder a ponta ou uma boa posição. Mas faz parte do jogo no Dakar. O que importa é o resultado final no dia 17″, declarou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Sanders repete prólogo e vence primeira especial do Dakar 2025 nas motos
A tabela dos pilotos no primeiro dia indica que muitos também preferem largar mais atrás. Carlos Sainz, por exemplo, fechou em sétimo, enquanto Nasser Al-Attiyah e Sébastien Loeb largarão atrás do top-15.
“Amanhã teremos o primeiro dos dois dias da etapa de 48 horas, ou seja, uma etapa disputada durante dois dias inteiros e que vai percorrer praticamente 1000 km. E quem larga na frente acaba tendo que descobrir sozinho por onde ir, só com a ajuda da planilha. Você se arrisca muito mais e isso não é bom no Dakar, especialmente em uma etapa de dois dias, por que aqui estamos no deserto, não tem estrada, é tudo via planilha e uma erradinha vai custar muito caro. Então, pensando na prova como um todo, é melhor largar mais atrás. Entre os 15 primeiros sempre é o ideal nessa situação. Então, a estratégia da equipe funcionou, nosso time está de parabéns por essa orientação”, concluiu.
O Dakar 2025 segue neste domingo ainda na cidade de Bisha, mas marca o início da maratona. Uma etapa de 48 horas de duração, marcada por uma pequena pausa entre as noites onde terão apenas equipamento de acampamento suficiente para descanso, sem conexão ou comunicação com a equipe.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.