Sanders repete prólogo e vence primeira especial do Dakar 2025 nas motos

Vencedor do prólogo, Daniel Sanders repetiu a dose neste sábado (4) e faturou o estágio 1 do Rali Dakar. O australiano da KTM completou os 412 km da especial em Bisha em 4h41min27s, 2min04s melhor do que Ricky Brabec, que ficou em segundo. Ross Branch completa pódio do dia

1º estágio: Bisha ➡ Bisha
Deslocamento: 88 km
Trecho cronometrado: 412 km
Percurso total: 500 km

Daniel Sanders ratificou a boa fase com que abriu o Rali Dakar e faturou a vitória no estágio 1 da competição na Arábia Saudita neste sábado (4). O australiano da KTM completou os 412 km da especial em 4h41min27s e ficou com a vitória por 2min04s de vantagem para Ricky Brabec, o segundo colocado. Ross Branch completou o top-3 em Bisha.

Relacionadas

O segundo dia de disputa do Dakar 2025 testou a capacidade de adaptação dos pilotos. Além de areia, a trilha contou com superfícies variadas, com trechos marcados por grandes pedras. Para dificultar, o percurso tinha trilhas cruzadas, colocando à prova também o senso de direção dos competidores.

Na edição deste ano, o Dakar tenta mitigar o prejuízo de quem abre a trilha de setores seletivos com um sistema de bônus disponível nas categorias RallyGP e Rally2, como determina o regulamento da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) para o Mundial de Rali-Raid. O bônus é válido para quase todo o percurso, com exceção dos últimos 50 km da especial.

Ao longo da trilha, estão marcados ‘Bonus WP’, invisíveis aos competidores, regularmente colocados a cada 10 a 30 quilômetros. Quem validar o WP primeiro, vai ser compensado com 1s na etapa maratona e 0s5 nos demais estágios. Os pilotos que validarem o mesmo WP no intervalo de 15s após a passagem do primeiro piloto serão considerados abre-trilha e, por isso, também compensados.

Daniel Sanders lidera o Rali Dakar 2025 nas motos (Foto: Edo Bauer/KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

No caso do Dakar 2025, o bônus será aplicado em todos os estágios, com exceção do 12. No estágio 2B, o bônus será de 1s5/km. Assim, neste estágio 1, os pilotos tinham até 5min35s para recuperar de bonificação.

A ordem de largada em Bisha foi determinada pelo resultado do prólogo. Os pilotos do top-10 das categorias da FIM puderam escolher as posições de saída, com o vencedor tento a primeira escolha e assim por diante. E a opção foi por largar o mais atrás possível.

Último colocado no prólogo na subcategoria RallyGP, Mohammed Balooshi abriu a trilha neste sábado, seguido por Nacho Cornejo e António Maio.

Com a largada do pelotão mais competitivo, as posições provisórias começaram a mudar. Ricky Brabec passou pelo km 39 na liderança, 11s à frente de Sanders. Branch vinha em terceiro, seguido por Tosha Schareina e Edgar Canet.

No km 68, Sebastian Bühler caiu e machucou o ombro. Skyler Howes parou para ajudar e aguardar a chegada da equipe médica, um tempo que, por regra, é compensado ao fim da disputa, não trazendo prejuízo ao competidor que interrompe a disputa para ajudar um colega ferido.

O alemão, que ano passado abandonou o Dakar no estágio 3 e tinha se machucado há poucos meses no Rali do Marrocos, precisou ser removido do local do acidente, desfalcando a Hero para o restante da competição. A marca indiana segue representada por Branch, Cornejo e Aaron Mare.

No km 122, Branch tomou a ponta de Brabec, abrindo 19s. Schareina era o terceiro, diante de Sanders e Canet. Mais à frente, no km 151, foi Daniel quem passou na liderança, diante de Ricky e Ross.

Na marca de 182 km da especial, Sanders seguia na liderança, mas agora com uma vantagem menor, de só 2s. O novato Canet, que é um dos mais bem contados na Rally2, perdeu muito tempo mais alguns quilômetros à frente, abrindo mais de 8 minutos de atraso em relação ao líder, mas sem ameaça à liderança na subcategoria.

Na marca de 288 km, Sanders seguia na ponta, mas com só 58s de vantagem para Brabec, uma diferença que caiu ainda mais no km 330, quando Schareina assumiu o segundo posto, a 1s do australiano.

Ao fim dos 412 km de trecho cronometrado, Sanders assegurou a vitória ao completar a especial em 4h41min27s, 2min04s antes de Brabec, que faturou o segundo posto. Branch ficou em terceiro.

Com o tempo de resgate a Bühler reestabelecido, Howes ficou com o quarto lugar, a 4min07s do vencedor. Schareina acabou em quinto, diante de Luciano Benavides, Pablo Quintanilla, Adrien van Beveren, Nacho Cornejo e Bradley Cox.

Edgar Canet ficou em 15º no resultado geral, mas a 1min43s de Tobias Ebster, que venceu o estágio na Rally2. Kevin Benavides foi 15º.

O Rali Dakar 2025 segue neste domingo, ainda em Bisha, com uma especial de 958 km e mais 45 km de deslocamento. O dia, porém, é diferente, já que é um estágio de duas partes, com 48h de cronometro ligado.

UTV: De Soultrait fatura com sobra estágio 1 do Dakar

Ao lado do navegador Martin Bonnet, Xavier de Soultrait completou os 412 km da especial em Bisha em 4h52min43s e ficou com a vitória no primeiro estágio do Dakar, 7min35s à frente de Francisco López Contardo, o segundo colocado. Brock Heger, que venceu o prólogo, ficou em terceiro.

Hedge chegou ao km 39 na liderança na disputa e manteve a ponta na marca de 151 km, ampliando a margem para 1min56s em relação a De Soultrait. Na marca de 213, porém, o cenário mudou, com Xavier tomando a frente e abrindo 13s de vantagem em relação ao companheiro de equipe.

O francês, então, manteve a ponta até o fim da especial e, mesmo tendo se perdido em alguns momentos, assegurou 7min35s de vantagem para ‘Chaleco’ López. Heger perdeu quase 10 minutos no trecho final da especial e acabou em terceiro, à frente de Jeremías González Ferioli, Alexandre Pinto, João Dias, Enrico Gaspari, Florent Vayssade e Gerard Farrer. Sébastian Guayasamin completa a lista dos dez melhores.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.