Carro do presidente da Rebellion pega fogo e força carrossel de mudanças no Dakar

Alexandre Pesci ficou sem carro, mas ganhou presente de Romain Dumas. Dumas, por sua vez, recebeu mimo de Nasser Al-Attiyah. Assim, todo mundo corre

De Ricciardo a Mazepin: os cinco piores pilotos da temporada 2021 da Fórmula 1

O primeiro abandono do Dakar 2022 aconteceu bem antes do prólogo, marcado para o primeiro dia do ano novo. Ainda no shakedown na Arábia Saudita, realizado nas imediações de Jedá, o carro #251 da Rebellion pegou fogo e causou a desistência por parte da equipe. E o início da primeira história curiosa da edição 2022.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Os pilotos do carro seriam Alexandre Pesci, presidente da Rebellion, e o navegador Stephan Khuni. O incêndio no protótipo DXX RD Limited da equipe suíça aconteceu um pouco antes da marca de 11 km no shakedown e foi instantâneo. Nenhum dos pilotos sofreu lesões.

Pesci já esteve duas vezes antes no Dakar, com o 43º lugar em 2020 e o abandono do ano passado. Outros pilotos inscritos acabaram não chegando aos veículos do rali por testarem positivo para Covid-19, mas Pesci e Khuni são o primeiro abandono oficial.

Carro de Dumas também pegou fogo em 2020 (Foto: Dakar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Dakar retorna 1º de janeiro e abre temporada 2022 do esporte a motor

Ou seriam. Porque mesmo sem o #251, a Rebellion participa do Dakar com o carro #215. O piloto designado era Romain Dumas, vencedor das 24 Horas de Le Mans e recordista de Pikes Peak, com Rémi Boulanger como navegador.

Só que, com o problema do chefe, Dumas resolveu oferecer o próprio carro a Pesci, na justificativa que o presidente da Rebellion já tivera problemas no ano passado e teve de abandonar. Pesci recuperou, então, a chance e Dumas ficou a pé.

Fim da história? Não, ainda não acabou. Isso porque Nasser Al-Attiyah soube da situação e ofereceu a Dumas um carro antigo da Toyota que estava parado no museu dele, em Doha, no Catar. Dumas aceitou, e Al-Attiyah mandou enviar o protótipo, que chegou a Jedá na última manhã de 2021. Agora o trabalho é preparar o carro.

A 44ª edição do Dakar começa com o prólogo em Jedá e a primeira especial oficial está marcada para 2 de janeiro.

QUEM FOI O MELHOR PILOTO DO MEIO DO GRID DA F1 2021?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.