Evans vence Rali da Croácia e embola classificação geral do WRC 2023. Ogier é 5º

Elfyn Evans confirmou a dianteira herdada no sábado, venceu o Rali da Croácia e embolou totalmente a disputa pelo título do WRC 2023. Ainda líder, Sébastien Ogier foi quinto na etapa

Elfyn Evans venceu o Rali da Croácia e botou fogo na disputa pelo título do WRC 2023. Neste domingo (23), o galês confirmou a liderança que herdou após o abandono de Thierry Neuville no sábado e, assim, faturou a quarta prova do ano.

Apesar de ter sido duas vezes vice-campeão do WRC, Evans chegou apenas à sexta vitória em ralis da carreira. O piloto da Toyota, no entanto, não pensou muito em celebrações. É que ainda está bem sentido com a morte de Craig Breen, companheiro de grid e amigo pessoal, que se acidentou na semana passada, durante a preparação na Croácia.

“Sentimentos mistos agora que a gente volta à realidade depois de terfocado totalmente no fim de semana de disputa. Muito difícil saber o que é certo a ser dito agora, foi uma semana dura para todo mundo. Todos do WRC devem ficar orgulhosos pelo que fizemos juntos, pela memória do Craig. A competição se deu como sempre, com certeza era isso que ele gostaria”, disse o vencedor da etapa à revista britânica Autosport.

Elfyn Evans buscou Sébastien Ogier no WRC 2023 (Foto: Toyota)

Ott Tänak colocou a Ford na segunda colocação na prova croata e foi outro a voltar para a disputa pelo título. O finlandês Esapekka Lappi, da Hyundai, teve o primeiro bom resultado do ano e ficou em terceiro.

Atual campeão do Mundial de Rali, Kalle Rovanperä ficou na quarta colocação, com Sébastien Ogier, maior lenda da categoria e atual líder do campeonato, aparecendo em quinto.

Takamoto Katsuta, Pierre-Louis Loubet, Yohan Rossel, Nikolay Gryazin e Oliver Solberg completaram o grupo dos dez primeiros colocados no Rali da Croácia.

No campeonato, Ogier e Evans agora aparecem juntos com 69 pontos, 1 a mais que Rovanperä. Tänak chegou aos 65, enquanto Neuville foi a 58 pelos pontos extras do Power Stage.

A próxima etapa do WRC é o Rali de Portugal, que acontece entre os dias 11 e 14 de maio.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.