Lategan desbanca Ekström e vence prólogo do Dakar com Toyota. Moraes termina em 8º
Enquanto os holofotes se voltavam para as estreias de Dacia e Ford, Henk Lategan colocou a Toyota no topo do prólogo desta sexta-feira (3), do Dakar
Prólogo: Bisha ➡️ Bisha
Deslocamento: 50 km
Trecho cronometrado: 29 km
Percurso total: 79 km
O Rali Dakar começou para valer nesta sexta-feira (3), e Henk Lategan colocou a Toyota no topo entre os carros no prólogo, que define a ordem de largada para a primeira especial da maior competição off-road do mundo. O sul-africano completou os 29 km de trecho cronometrado na cidade de Bisha em 15min28s06, superando Mattias Ekström em 1s3.
Relacionadas
2025 marca o retorno de Lategan à competição depois de hiato de um ano. Ele foi o 14º a entrar no trajeto em busca do melhor tempo a bordo do Hilux T1 +. Com a liderança, roubou os holofotes voltados para Ford e Dacia, estreantes na competição.
Nasser Al-Attiyah foi o primeiro a registrar tempo e mostrou por que é pentacampeão do Rali Dakar ao assinalar 15min48s4, ficando no topo até ser superado por Lategan. Ekström também conseguiu ser mais rápido que o catari, mas não o bastante para tirar o Toyota da liderança.
Rokas Baciuška, da equipe Overdrive (Toyota) foi o quarto colocado, à frente da dupla portuguesa comandada pelo piloto João Ferreira, da X-Raid (Mini). Brian Baragwanath levou a equipe de fábrica da Century ao sexto posto, à frente do eneacampeão do WRC, Sébastien Loeb, com o segundo carro da Dacia.
Piloto também da equipe de fábrica da Toyota, o brasileiro Lucas Moraes fez o oitavo melhor tempo do prólogo, enquanto o espanhol Nani Roma, da Ford M-Sport, terminou em nono. Saood Variawa completou o top-10. Atual campeão do Dakar, Carlos Sainz teve um início discreto e ficou apenas em 24º com a Ford M-Sport.
O top-10 agora poderá escolher as posições de largada para a primeira especial. Os pilotos que ficaram de 11º para baixo seguem com os respectivos postos alcançados no prólogo. Vale destacar que, ao contrário do que acontece nas motos, os tempos obtidos pelos carros no prólogo não serão adicionados ao total de cada competidor.
O Dakar segue neste sábado (4), com a primeira especial ainda na cidade de Bisha, na Arábia Saudita. Serão ao todo 504 km, sendo 413 km de trecho cronometrado.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Dakar abre 2025 do esporte a motor com veteranos em alta e Moraes na briga