Incêndio consome carro de Moraes em etapa do W2RC em Abu Dhabi

Ao lado de Armand Monleon, brasileiro era vice-líder do Abu Dhabi Desert Challenge, etapa do Mundial de Rali Cross-Country

Lucas Moraes, ao lado do navegador Armand Monleon, protagonizou uma cena espetacular — e preocupante — no Abu Dhabi Desert Challenge, etapa válida para o Mundial de Rali Cross-Country, que acontece até o próximo dia 2 de março, nos Emirados Árabes Unidos. O brasileiro e o francês cruzaram a linha de chegada com o carro em chamas.

As primeiras informações dão conta que ambos tripulantes estão bem, sem maiores intercorrências, mas que o incêndio obrigará o abandono da dupla. Moraes e Monleon completaram a especial desta quarta-feira (28) na vice-liderança e tinham assumido provisoriamente a dianteira, conforme registrado na última parcial do trajeto com início e final em Mzeer’ah.

Com cerca de 50 quilômetros para o final, o carro do bicampeão do Rali dos Sertões ficou parado em uma duna e começou a ter problemas após o episódio, que culminou no incêndio — este teve início a 100 metros da linha de chegada.

A Toyota Gazoo Racing ainda investiga as causas das chamas, mas o GRANDE PRÊMIO apurou que algumas hipóteses estão sendo trabalhadas. Uma delas pode ser uma simples falha em decorrência do incidente que fez o carro atolar ou que a sand plate, placa rugosa colocada na frente da roda para ajudar a desatolar, tenha tocado no escapamento e gerado as chamas.

Antes de iniciar a etapa, Moraes estava preocupado com a especial desta quinta-feira. “Muitas dunas aqui têm a característica de serem ‘cortadas’, ou seja, você sobe e, ao invés de encontrar uma ladeira semelhante para descer, é uma queda brusca”, revelou.

Carro de Lucas Moraes em chamas (Foto: Reprodução)
Carro de Lucas Moraes em chamas (Foto: Reprodução)

“Isso tem causado muitos imprevistos e é preciso técnica e um cuidado muito especial para não se acidentar e terminar a corrida antes da hora. Andar rápido, mas com prudência, é o segredo aqui se você quer chegar ao final com o carro inteiro”, completou.

Companheiro de Moraes, o norte-americano Seth Quintero, que tem o alemão Dennis Zenz como navegador, venceu a especial em Mzeer’ah e assumiu a liderança da competição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.