Rovanperä domina segundo dia e coloca Toyota na liderança do Rali da Suécia

Kalle Rovanperä venceu metade dos seis estágios deste sábado para tomar liderança da Hyundai de Thierry Neuville e levar Toyota ao topo no segundo dia de disputas na Suécia

COMO FOI O TERCEIRO DIA DA PRÉ-TEMPORADA DA FÓRMULA 1 2022 EM BARCELONA | Briefing

Se a sexta-feira (25), primeiro dia de disputas do Rali da Suécia, reservou uma briga acirrada pela liderança, o finlandês Kalle Rovanperä não deu chances aos concorrentes no sábado junto a seu navegador, Jonne Halttunen. Com um desempenho bastante regular, o piloto da Toyota tomou a liderança de Thierry Neuville ainda no primeiro dos seis estágios do dia para não perder mais.

Rovanperä venceu três dos seis estágios do dia, conseguindo terminar o sábado com uma vantagem de 8s3 para Elfyn Evans, seu companheiro de equipe na Toyota — vencedor de dois estágios. O britânico passou por um verdadeiro sufoco na conclusão do último estágio, aliás: Evans perdeu o controle do carro na curva e atingiu a barreira de neve, ultrapassando-a.

Sem conseguir dar a ré para retornar ao traçado, o companheiro de Rovanperä na Toyota acelerou e terminou a disputa em uma área externa e paralela à pista, utilizada como estacionamento para carros.

Elfyn Evans teve um desfecho dramático no último estágio de sábado do Rali da Suécia (Vídeo: Jarno Saari/Twitter)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Líder da competição no encerramento das atividades na sexta, o belga Thierry Neuville caiu para o terceiro lugar — sem vitórias no segundo dia e com 21s7 de desvantagem para Kalle. O finlandês Esapekka Lappi manteve a quarta posição após os seis estágios de sábado, mas viu a diferença para a liderança aumentar de 8s8 para 25s9.

Outro piloto a vencer um dos estágios — o terceiro —, Craig Breen novamente não teve um bom dia na Suécia e abandonou a disputa, após perder o controle do carro e bater na sexta-feira. Desta vez, um problema de falta de energia fez com que o piloto da M-Sport largasse a corrida mais uma vez.

O japonês Takamoto Katsuta aproveitou um problema no acelerador do sueco Oliver Solberg — quinto colocado ao final do dia na sexta — para assumir o posto antes ocupado pelo piloto da Hyundai. Solberg ainda foi punido em mais 2min40s por se atrasar para os testes, o que elevou a distância para a liderança a 5min19s.

Elfyn Evans subiu uma posição na classificação e Toyota fechou sábado com dobradinha na liderança (Foto: WRC)

Entre Katsuta e Solberg, Gus Greensmith ocupa o sexto lugar após ganhar duas posições — do próprio Solberg e de Adrien Formaux. O francês sofreu com um problema no motor que lhe custou quase cinco minutos e o fez despencar na classificação.

Por fim, entre os participantes da classe principal, o estoniano Ott Tänak não conseguiu se recuperar na classificação da quebra sofrida na sexta-feira, e com um segundo lugar como melhor resultado neste sábado, não teve sucesso em se aproximar dos líderes.

O Rali da Suécia vai para seu último dia neste domingo, com mais quatro estágios — além do Power Stage — que vão decidir o vencedor da segunda etapa do ano. Na abertura da temporada, em Monte Carlo, Sébastien Loeb saiu vencedor. No entanto, a lenda não vai disputar a temporada completa em 2022 e é ausência já na segunda corrida, disputada na neve sueca.

Thierry Neuville perdeu a liderança do Rali da Suécia neste sábado (Foto: WRC)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.