Solberg escapa da pista e sofre incêndio no carro que paralisa Rali da Croácia

Piloto sueco-norueguês perdeu a traseira de seu Hyundai i20 N e sofreu acidente na terceira etapa do Mundial de Rali (WRC). Estágio foi cancelado e atrasou ações da competição

Piloto da Hyundai perdeu controle e escapou da pista (Vídeo: WRC/Red Bull Content Pool)

Logo no primeiro estágio do sábado (23) de ações no Rali da Croácia, Oliver Solberg sofreu um forte acidente, que forçou o cancelamento da sessão inicial da terceira etapa do Mundial de Rali – WRC – em 2022. O sueco-norueguês perdeu o controle da traseira de seu Hyundai i20 N em alta velocidade, com 3.9 de 23.76 quilômetros completados no estágio inicial do dia, nono total.

“Infelizmente as coisas não aconteceram como planejado nesta manhã. No primeiro estágio do dia, perdemos a traseira do carro em uma curva que tinha um pouco de lama e saímos da pista, com o escapamento, quente, causando um incêndio. O carro está sendo consertado e estamos investigando os danos”, disse o piloto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Solberg escapou do traçado original da pista e foi parar na grama, em um trecho com muitas árvores. O carro do piloto de apenas 20 anos ficou preso e, pouco depois do acidente, começou a pegar fogo. A Hyundai confirmou que o filho de Petter Solberg não sofreu nenhum tipo de ferimento e está bem.

O sueco-norueguês e Elliot Edmondson terminaram a sexta-feira do Rali da Croácia na quinta posição. Além do cancelamento do nono estágio, o acidente forçou atraso da décima sessão em 40 minutos. No momento da batida, o asfalto estava em condições secas – embora a estrada apresentasse trechos úmidos e molhados. Solberg optou por usar uma mistura de pneus molhados e secos.

+ Rovanperä supera lama e termina caótico primeiro dia do Rali da Croácia na liderança

Oliver Solberg (Foto: Hyundai/Twitter)

“A coisa mais importante é que Oliver e Elliott estão bem. Entramos em contato com eles e estão bem. Não sabemos a história completa ainda, mas pelo que sabemos, Oliver rodou e danificou a traseira do carro, com algo pegando fogo no escapamento”, revelou o vice-diretor da equipe Hyundai, Julien Moncet.

“Vamos ter que ver o carro antes de sabermos se ele pode ser reparado. Penso que o mais importante é que não é um problema eletrônico, nada com a unidade híbrida. Mas ativamos a luz vermelha devido ao incêndio, então teremos que ver o carro”, analisou.

SUSTENTABILIDADE PODE SER MOTIVO DE TRETA ENTRE FÓRMULA 1 E FÓRMULA E NO FUTURO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.