Tänak é multado após aparecer sem boné em pódio e coletiva do Rali da Estônia

Terceiro colocado no Rali da Estônia, Ott Tänak recebeu uma curiosa multa do WRC após não utilizar boné durante o pódio e a coletiva de imprensa do evento

FÓRMULA 1 AGE DE MANEIRA PEQUENA AO RECUSAR A CHAMAR AS COISAS PELO QUE SÃO | Cortes do Paddock GP

Campeão mundial de rali em 2019, o estoniano Ott Tänak levou uma curiosa multa ao encerramento do Rali da Estônia, disputado no último fim de semana. O piloto da Hyundai foi multado em € 4000 (cerca de R$ 21,4 mil) por não utilizar um boné durante a cerimônia de pódio e a coletiva de imprensa.

Tänak, que completou o rali de seu país natal na terceira posição, atrás de Kalle Rovanperä e Elfyn Evans, tentou se defender frente aos comissários, mas fotos e vídeos acabaram contradizendo o piloto, que já tinha sofrido uma advertência pela mesma infração durante uma etapa na Espanha, em 2021.

“Uma audiência foi realizada no domingo, 17 de julho de 2022, às 18h00 (horário local), com presença de Ott Tänak e o chefe de equipe Pablo Marcos. O piloto afirmou que, durante o pódio após o powerstage, tirou o boné apenas após o spray de champanhe, pois estava totalmente molhado e a temperatura ambiente era baixa”, citaram os comissários em relatório.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Ott Tänak é recebido por fãs antes do início do Rali da Estônia (Foto: WRC)

LEIA MAIS: Rovanperä confirma favoritismo, vence Rali da Estônia e abre vantagem no WRC

Segundo os comissários, a multa foi por entender que o incidente teve “impacto negativo” nos direitos comerciais do Mundial de Rali.

“Além disso, no pódio final em Tartu, estava utilizando o boné e o removeu durante os hinos nacionais, mas não o colocou de volta pelos mesmos motivos. Após novas investigações, os comissários realizaram uma segunda audiência no domingo, e mostraram o vídeo do pódio disponível no WRC+ e outras fotos tiradas no pódio final em Tartu. A evidência mostrou claramente que o Sr. Tänak não estava usando boné nem antes do spray de champanhe, nem depois em ambos os pódios, e sua declaração feita na primeira audiência estava incorreta”, completou o relatório.

Tänak ocupa a quarta colocação no WRC em 2022, 98 pontos atrás do líder Kalle Rovanperä. A próxima etapa do Mundial será o Rali da Finlândia, que acontece entre os dias 4 e 7 de agosto.

ASTON MARTIN NA FÓRMULA 1 2021 X 2022: O QUE ACONTECE?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar