Tänak vira sobre Ogier no fim e conquista vitória histórica no Rali da Itália-Sardenha

Sébastien Ogier dominou o fim de semana do WRC no Rali da Itália-Sardenha, mas foi sistematicamente superado por Ott Tänak no último dia e viu um furo de pneu no estágio final definir a derrota por 0s2 — menor diferença da história da categoria

Em desfecho inesperado após os dois primeiros dias de disputa no Rali da Itália-Sardenha do WRC, que tiveram domínio total de Sébastien Ogier, Ott Tänak superou uma desvantagem de 17s1 na abertura deste domingo (2) e conquistou uma vitória histórica por apenas 0s2, igualando a decisão mais apertada de todos os tempos na categoria, no Rali da Jordânia de 2011. De quebra, o estoniano assegurou o primeiro triunfo da temporada e impediu o veterano de emendar o terceiro seguido.

Depois de dominar a parte da tarde de sábado, Ogier entrou no domingo com uma distância confortável para Tänak nos últimos quatro estágios do final de semana. O estoniano da Hyundai, porém, foi cortando o déficit fase após fase: 13s1 após o 13º estágio, 6s6 depois do 14º e 6s2 no fechamento do 15º.

Ainda assim, Ogier entrou no último estágio do dia com uma distância tranquila e precisava apenas gerenciar a disputa — a sorte, porém, sorriu para Tänak. O francês da Toyota sofreu com danos no pneu nos últimos quilômetros da fase final e ficou 6s4 atrás do estoniano, que se colocou à frente por uma fina margem de 0s2 e executou uma virada histórica.

Além do vencedor Tänak, Thierry Neuville foi o grande destaque do dia na Itália ao vencer três dos quatro estágios de domingo. Como Ott triunfou no outro, o dia foi inteiramente dominado pela Hyundai, que superou a Toyota em todas as fases do último segmento. No entanto, não foi o suficiente para o belga se colocar em posição de destaque após o abandono na véspera.

Danos no pneu causaram a ruína de Ogier, que sofreu a virada no último estágio (Foto: WRC)

A diferença de 0s2 segue como a menor da história do WRC, igualando o Rali da Jordânia de 2011. Naquela oportunidade, porém, Ogier viveu a situação inversa e bateu Jari-Matti Latvala. Desta vez, viu Tänak celebrar no final.

Daniel Sordo terminou em terceiro, mais de 2min25s atrás de Tänak, enquanto Elfyn Evans e Grégoire Munster completaram o top-5. No WRC2, Sami Pajari conquistou a vitória, com Yohan Rossel em segundo e Jan Solans na terceira posição.

A próxima etapa da temporada 2024 do WRC acontece no fim do mês, entre os dias 27 e 30 de junho, no Rali da Polônia. Será a sétima rodada do campeonato, que ainda vai passar por Letônia, Finlândia, Grécia, Chile, Europa Central e Japão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.