Ogier estende liderança para Tänak no dia 2 do Rali da Itália-Sardenha do WRC

Sébastien Ogier sobrou no segundo dia de atividades do Rali da Itália-Sardenha e, com vitórias em quatro de oito estágios, aumentou a vantagem em relação a Ott Tänak na liderança

Líder após o primeiro dia de atividades do WRC no Rali da Itália-Sardenha, na última sexta-feira (31), Sébastien Ogier venceu quatro dos oito estágios deste sábado e estendeu ainda mais a vantagem para o segundo colocado Ott Tänak. Agora, o francês da Toyota vai abrir o domingo com 17s1 de frente para o estoniano da Hyundai, enquanto Daniel Sordo segue na terceira posição — mas já vê o líder à frente por mais de 2min.

Tänak até abriu o dia diminuindo a diferença para Ogier, com uma vitória no quinto estágio do fim de semana, mas viu o francês dar o troco na sequência e ainda triunfar do nono ao 11º. Ott levou o oitavo, enquanto Thierry Neuville foi o melhor no sétimo e Elfyn Evans triunfou no estágio 12, o último de sábado.

Ogier optou por levar apenas um pneu sobressalente para os primeiros estágios do dia. No entanto, o francês sofreu com um furo e precisou usar o mesmo jogo de compostos ao longo de três estágios. Assim, fechou a manhã apenas 3s5 à frente de Tänak. No entanto, na parte da tarde, o veterano disparou e se aproximou da terceira vitória consecutiva na temporada, depois de triunfar em Croácia e Portugal.

“Foi um dia positivo, com uma tarde mais positiva ainda”, destacou Ogier após o fim do sábado. “Os estágios da manhã foram muito difíceis, mas aproveitei os da tarde muito mais. Foi um prazer pilotar esse carro”, completou.

Tänak segue em segundo, mas cada vez mais longe de Ogier (Foto: WRC)

Neuville e Takamoto Katsuta chegaram a assumir a terceira colocação em diferentes momentos do sábado, mas o resultado final foi de problemas para ambos. O belga da Hyundai errou uma freada no oitavo estágio, parou fora da pista e abandonou, enquanto o japonês da Toyota sofreu com um defeito na transmissão que encerrou suas chances na fase seguinte.

Assim, Sordo fechou o dia a 2min12s de Ogier, com Evans em quarto e Grégoire Munster em quinto. No WRC2, Sami Pajari segue na liderança com a Toyota e tem uma vantagem ainda maior que Ogier: 54s7 de distância para Yohan Rossel, segundo colocado. Jan Solans, Kajetan Kajetanowicz e Martin Prokop completam o top-5 na classe.

O Rali da Itália-Sardenha encerra a sexta etapa da temporada 2024 do WRC neste domingo, com os últimos quatro estágios do fim de semana.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.