7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Rali

Quintanilla supera disputa com Kevin Benavides, vence nas dunas do Peru e lidera Dakar nas motos

Depois de disputar a ponta com Kevin Benavides ao longo da especial deste domingo (13), Pablo Quintanilla completou o trecho entre Arequipa e San Juan de Marcona em 3h50min47s e alcançou sua primeira vitória na edição 2019 do Rali Dakar com 1min52s de vantagem para o argentino da Honda. Com o resultado, o piloto a Husqvarna passou Ricky Brabec por 4min38s e assumiu a liderança da competição

 
6ª etapa – Arequipa – San Juan de Marcona
Trecho de especial: 317 km (motos e quads)
Deslocamentos: 317 km
Trecho total: 839 km
 
Pablo Quintanilla abriu a segunda semana do Rali Dakar com o pé direito. Depois de disputar a ponta com Kevin Benavides ao longo da especial de 317 km deste domingo (13), o chileno levou a melhor no trecho entre Arequipa e San Juan de Marcona e conquistou sua primeira vitória na edição 2019 da maior e mais dura prova off-road do planeta.
 
Depois de um dia de descanso em Arequipa, o Rali Dakar iniciou sua semana decisiva neste domingo. Para a sexta etapa, os competidores partiram em direção a San Juan de Marcona para aquela que prometia ser uma das especiais mais duras da competição. 
 
Vencedor da quinta especial, Sam Sunderland abriu a trilha deste domingo com uma primeira sessão de 84 km antes de trecho neutralizado de 18 km para, só então, encarar o ponto principal do estágio: os 232 km restantes até San Juan de Marcona. 
 
Neste domingo, ¾ da especial foram disputados em terreno de areia, com quatro setores de dunas. Um desafio extra para as 105 motos ainda na disputa.
Pablo Quintanilla venceu em San Juan Marcona e assumiu a liderança do Dakar (Foto: Marcin Kin/Husqvarna)
Líder do Dakar, Ricky Brabec começou o dia com o ritmo forte e passou pelo primeiro posto de controle com 12s de frente para Kevin Benavides. Toby Price era o terceiro.
 
Ainda na primeira hora e meia de disputa, Lorenzo Santolino, o melhor estreante na classificação geral das motos até então, caiu no km 33 da especial. O piloto da Sherco, que foi prontamente auxiliado por Adrien van Beveren e Luciano Benavides, teve de ser evacuado por via aérea ― consciente ― e, portanto, está fora do rali.
 
Ao fim dos primeiros 84 km da especial, Kevin Benavides saiu em vantagem, 2min à frente de Brabec. Price e Matthias Walkner vinham por perto. Sunderland, por outro lado, vinha penando com o desafio de abrir a trilha, especialmente por conta de um problema mecânico com a KTM.
 
Na marca de 153 km da especial, Quintanilla assumiu a liderança, com 13s de vantagem para Kevin Benavides. Líder do rali, Brabec aparecia logo atrás.
 
Com 209 km de especial, Quintanilla e Benavides travavam um duelo ferrenho, mas era Kevin que levava vantagem, com a mínima vantagem de 11s. Alguns quilômetros adiante, entretanto, o chileno deu o troco, abrindo 1min16s em relação ao piloto da Honda. Mesmo voltando de uma lesão recente no punho, Price seguia firme, pouco mais de 2 minutos atrás do ponteiro.
 
Ao fim deste sexto trecho cronometrado de 2019, Quintanilla cumpriu os 317 km da especial em 3h50min47s, apenas 1min52s melhor que o argentino da Honda. Campeão vigente, Walkner ficou com o terceiro posto neste domingo, 4min21s atrás do ponteiro. Poucos segundos atrás do companheiro de KTM, Price ficou com o quarto posto.
 
Van Beveren dedicou alguns minutos ao socorro do estreante Santolino e, ao recuperar o tempo, ficou com a quinta colocação, 5min48s atrás do vencedor.
 
Ricky Brabec começou o dia como líder do Dakar, mas perdeu 7min30s na especial deste domingo, o que lhe rendeu apenas a sexta melhor marca do dia. Stefan Svitko vem na sequência, à frente de Andrew Short, que segue se destacando no Dakar, e Luciano Benavides. José Ignacio Cornejo completa um top-10 separado por 21min47s.
 
Com o desfecho desta especial, Quintanilla saltou para o topo da tabela do Dakar, 4min38s à frente de Brabec. Price aparece como melhor KTM, 5min17s atrás do chileno #6. Kevin Benavides vem na sequência, seguido por Van Beveren, o melhor representante da Yamaha, e Walkner.
 
Depois de um dia difícil neste domingo, Sunderland aparece apenas em sétimo, 21min06s atrás de Pablo. Svitko, Xavier de Soultrait e Andrew Short completam o rol dos dez melhores classificados. 
Cavigliasso domina sexta especial, vence pela 5ª vez e abre mais de 1h de vantagem nos quadriciclos
 
Nicolás Cavigliasso foi impecável no sexto estágio do Rali Dakar. Dominante praticamente do começo ao fim da especial, o argentino não deu chances à concorrência e, ao completar os 317 km de trecho cronometrado em 5h14min40s, fechou o domingo com 17min19s de vantagem para Jeremías González Ferioli, o segundo colocado.
 
Líder da disputa entre os quadriciclos, Cavigliasso abriu o trecho cronometrado deste domingo com ritmo forte e chegou ao km 37 com 45s de vantagem para Andújar.
Nicolás Cavigliasso (Foto: Marcelo Machado de Melo/FOTOP/ASO)
Nas dunas de Tanaka, que marcam o fim da primeira parte do trecho cronometrado, Cavigliasso tinha 3min46s de diferença para Emilio Choy na liderança. Na marca de 153 km, a vantagem de Nicolás tinha subido para mais de 5 minutos. 
 
Sem dar um único passo fora do lugar, Cavigliasso chegou ao CP2 com 8 minutos de vantagem para González Ferioli. Com o passar dos quilômetros, Nicolás só foi se distanciando mais e mais da concorrência, até completar a especial com impressionantes 17min19s de frente para González Ferioli. Andújar ficou com o terceiro posto, já 22min40s atrás. Gustavo Gallego fecha o top-4.
 
Com a quinta vitórias em seis especiais, Cavigliasso agora tem 1h06min49s de margem para González Ferioli na disputa pelo título do Dakar.
 

#GALERIA(9623)