Varela supera pneu furado e fecha primeiro estágio do Dakar na liderança dos UTVs

Reinaldo Varela teve um pneu furado ainda nos primeiros quilômetros, mas foi o mais rápido dentre os UTVs e segundo na classificação geral de veículos leves, atrás de Cristina Gutiérrez

1ª etapa – Jedá – Bisha
Trecho de especial: 227 km
Deslocamentos: 395 km
Trecho total: 622 km

O domingo (3) reserva o primeiro estágio de longa duração do Dakar 2021, e já com brasileiro liderando. Competindo de UTV, subcategoria da classe de veículos leves, Reinaldo Varela ultrapassou Austin Jones para tomar a primeira colocação.

Varela largou atrás de Jones após perder disputa apertada no prólogo. Ao fim dos mais de 200 km de disputa, o brasileiro já tinha 28s de vantagem sobre o americano. Francisco López Contardo, Gerard Farrés e Sergei Kariakin completaram o top-5. Estes dois últimos, entretanto, já aparecem com um déficit considerável, respectivamente de 2min21s e 4min16s na comparação com o brasileiro.

O resultado de Varela na abertura do Dakar fica ainda mais impressionante quando se lembra um grande contratempo: o brasileiro teve um pneu furado ainda nos primeiros quilômetros do dia.

Reinaldo Varela superou adversidades (Foto: Victor Eleuterio/Fotop)

“Em um trecho rochoso pegamos uma pedra que rasgou o pneu traseiro direito e nos obrigou a parar com apenas 10km de corrida”, contou Varela, recordando o dia no Dakar. “Fizemos a troca bem rápido, mas enquanto isso vimos o pessoal nos ultrapassando. Foi um sufoco, não estávamos acreditando no que estava acontecendo. Depois, tivemos que manter a calma e ir passando o pessoal um a um, sempre com cuidado para não furar outro pneu”, seguiu.

Na classificação geral dos protótipos leves, entretanto, Varela é segundo colocado. É que Cristina Gutierrez, andando de protótipo leve, foi a mais rápida do dia: a pilota espanhola derrotou Varela por 1min55s. Além disso, na comparação direta com outros pilotos de protótipos leves, a vantagem já é grande: são 16min34s sobre Josef Macháček, rival mais próximo.

A vitória geral nos veículos leves poderia muito bem ter ficado com Kris Meeke. O britânico liderou a primeira metade das atividades, mas foi acometido por uma grande infelicidade: em um incidente que ainda não foi completamente esclarecido, o pneu estepe pegou fogo e causou danos sérios ao sistema eletrônico do carro. A possível vitória no estágio foi trocada por um guincho até a linha de chegada, representando um golpe dos mais duros às chances de sequer um bom resultado para o veterano do Mundial de Rali.

ATUALIZAÇÃO: Pouco após o fim da etapa, Varela e Justo foram punidos por passarem em zona de radar em velocidade acima do permitido. Com isso, receberam soma de 1min ao tempo do dia e caíram para a quinta colocação geral na competição de veículos leves – quarto nos UTVs. Gutiérrez manteve a vitória nos veículos leves, com Austin Jones levando nos UTVs.

Dakar 2021, Veículos leves, Classificação geral após 1º especial:

1C GUTIÉRREZ HERRERO
F CAZALET
TEAM USA 3:47:57 
2A JONES
G GUGELMIN
CAN-AM 3:49:380:01:41
3F LÓPEZ CONTARDO
J.P LATRACH VINAGRE
SOUTH RACING 3:50:230:02:26
4A DOMZALA
M MARTON
CAN-AM 3:50:280:02:31
5R VARELA
M JUSTO
CAN-AM 3:50:310:02:34
6G FARRÉS GUELL
A MONLEON
CAN-AM 3:52:270:04:30
7S KARIAKIN
A VLASIUK
SNAG 3:53:350:05:38
8J.A HINOJO LÓPEZ
D ORTEGA GIL
HIBOR PAID 3:55:190:07:22
9S NAVARRO
M SOLA TERRADELLAS
FN SPEED 4:00:430:12:46
10S ALSAIF
O VIDAL MONTIJANO
FN SPEED – BLACK HORSE 4:04:470:16:50

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

+++ Com figurões na Arábia Saudita, Dakar abre 2021 do automobilismo

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar