Piloto da casa, Neuville amplia vantagem no sábado e fica perto da vitória no Rali da Bélgica

Depois de uma manhã bastante acidentada na região de Ypres, Thierry Neuville deu sequência ao domínio da Hyundai no Rali da Bélgica, ainda que Sébastien Ogier, da Toyota, tivesse vencido duas especiais à tarde. O piloto da casa, ao lado do navegador Martijn Wydaeghe, lidera a prova

Takamoto Katsuta, da Toyota, sofreu forte acidente neste sábado no Rali da Bélgica (Vídeo: WRC)

Se a manhã deste sábado (14) foi de enormes sustos no Rali da Bélgica, oitava etapa da temporada 2021 do WRC, o período da tarde foi bem mais tranquilo e consolidou a liderança de Thierry Neuville, O piloto da casa, terceiro colocado no campeonato, venceu duas das quatro especiais depois da pausa para o almoço e ampliou sua vantagem na liderança da prova com o Hyundai i20 WRC, tendo ao seu lado o navegador, também belga, Martijn Wydaeghe.

Heptacampeão mundial e atual líder do campeonato, Sébastien Ogier disse na sexta-feira que a jornada deste sábado é que seria determinante para a luta por um lugar no pódio na região de Ypres. Pois o francês, ao lado do inseparável navegador Julien Ingrassia, venceu as outras duas especiais da tarde com o seu Toyota Yaris WRC #1.

As outras especiais do sábado, no período da manhã, foram vencidas por Craig Breen e Paul Nagle, da Hyundai, por Elfyn Evans e Scott Martin, da Toyota, e por Neuville e Wydaeghe antes da pausa para o almoço.

THIERRY NEUVILLE; HYUNDAI; RALI DA BÉLGICA; WRC; MUNDIAL DE RALI;
Thierry Neuville corre em casa no Rali da Bélgica (Foto: Hyundai Motorsport)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O dia foi marcado por dois acidentes fortíssimos no período da manhã. No primeiro deles, a experiente dupla local formada por Pieter Tsjoen e Eddy Chevaillier perdeu o controle do Volkswagen Polo GTI e bateu forte contra a parede de uma casa. Não há informações sobre feridos dentre os moradores da habitação.

“Nós dois vamos ao hospital para um check-up. Vai ficar tudo bem”, escreveu Chevaillier, o navegador, em sua conta no Twitter pouco depois do acidente. Horas depois, porém, Pieter informou que o navegador sofreu fratura em uma das vértebras.

“Depois de uma bateria de exames, ficou claro que o Eddy quebrou uma vértebra. Ele tem de ficar no hospital por mais um dia em razão do uso do colete. Eu mesmo tenho dores por toda a parte do corpo, e levantar amanhã pela manhã não vai ser divertido. Ainda tenho de passar por alguns exames antes de poder voltar para casa no fim da tarde”, reportou.

THIERRY NEUVILLE; HYUNDAI; RALI DA BÉLGICA; WRC; MUNDIAL DE RALI;
Thierry Neuville segue imparável rumo à vitória em casa no WRC (Foto: Hyundai Motorsport)

Outra batida muito forte aconteceu pouco depois e fez com que a organização do Rali da Bélgica paralisasse a prova por cerca de meia hora. Takamoto Katsuta, piloto japonês da Toyota, escapou ao percorrer uma curva em alta velocidade com seu Yaris, chegou a bater o carro no poste e capotou, ficando com o veículo destruído.

Tanto Katsuta como seu navegador, o britânico Keaton Williams, passam bem. Os dois também foram levados para exames de praxe em um hospital próximo à base do rali.

Quais as melhores e as piores duplas da Fórmula 1 em 2021? Eis o tema do debate desta semana no Paddockast. Ouça!

Neuville lidera a prova com 2h06min18s8 de tempo total de prova e 10s1 de vantagem para Craig Breen, um dos seus companheiros de equipe na Hyundai, enquanto Elfyn Evans está em terceiro, colocando de forma provisória um carro da Toyota no pódio da Bélgica. O galês está 42s4 de Neuville.

A luta pelo terceiro lugar se resume a três dos pilotos da Toyota, com Kalle Rovanperä, vencedor do Rali da Estônia, em quarto depois de 16 etapas e a 45s7 do tempo do líder. Ogier, em quinto, tem 49s4 de atraso, enquanto Ott Tänak está bem mais distante dos ponteiros e busca somente somar pontos. O estoniano da Hyundai é o sexto, porém distante 3min55s2 da liderança do Rali da Bélgica.

A prova deste fim de semana se encerra no domingo com mais quatro especiais, sendo que a última delas será realizada em Spa-Francorchamps e será válida pelo Power Stage, que vai distribuir pontos extras para os cinco mais rápidos da especial.

POR QUE VETTEL SE TORNOU O PILOTO MAIS NECESSÁRIO À F1 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.