Neuville consolida domínio da Hyundai, quebra jejum e leva vitória em casa no Rali da Bélgica

Thierry Neuville não vencia desde o Rali de Monte Carlo de 2020, mas quebrou a seca com uma jornada arrasadora da Hyundai no tradicional Rali de Ypres, que pela primeira vez fez parte do calendário do WRC. Ott Tänak venceu o Power Stage, realizado em Spa-Francorchamps

Takamoto Katsuta, da Toyota, sofreu forte acidente neste sábado no Rali da Bélgica (Vídeo: WRC)

O que se desenhava desde a sexta-feira se confirmou neste domingo (15). Spa-Francorchamps foi palco da 14ª vitória de Thierry Neuville no WRC, a primeira desde o Rali de Monte Carlo de 2020. O piloto da Hyundai consolidou o domínio da marca sul-coreana ao longo do Rali de Ypres, na Bélgica, e conquistou a vitória correndo em casa neste fim de semana. A Hyundai não festejava um triunfo desde o Rali do Ártico, em fevereiro.

Em luto pela morte da sua diretora, Nathalie Maillet, assassinada no começo deste domingo, Spa-Francorchamps foi palco do Power Stage, a especial final do Rali da Bélgica. O estágio foi vencido por outro piloto da Hyundai, Ott Tänak, que levou 5 pontos extras, sendo seguido por Sébastien Ogier e Neuville. Kalle Rovanperä e Elfyn Evans também alcançaram a pontuação extra na etapa.

THIERRY NEUVILLE; WRC; MUNDIAL DE RALI;
Spa-Francorchamps foi palco da vitória de Thierry Neuville neste domingo (Foto: Hyundai)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

No acumulado das 15 etapas disputadas, sendo que a oitava especial, ainda na sexta-feira, foi cancelada por motivos de segurança, Neuville confirmou a vitória com tranquilidade em dobradinha da Hyundai. O belga, ao lado do navegador Martijn Wydaeghe, triunfou com 30s7 de frente para um dos seus companheiros de equipe, o irlandês Craig Breen, que corre ao lado do navegador Paul Nagle.

O pódio só não foi todo da Hyundai muito em razão de um furo no pneu sofrido por Ott Tänak no começo da prova, cenário que fez o estoniano perder muito tempo. Desta forma, o terceiro lugar na Bélgica ficou com a revelação do WRC, Kalle Rovanperä, da Toyota, com 43s1 de atraso para a dupla vencedora da prova.

O finlandês de 20 anos, que corre ao lado do navegador Jonne Halttunen, venceu a especial 17, enquanto os outros estágios tiveram Tänak e Martin Järveoja como vencedores.

Elfyn Evans, também da Toyota, concluiu a prova ao lado do navegador Scott Martin em quarto, enquanto o heptacampeão Sébastien Ogier, colocou mais um Toyota Yaris entre os cinco primeiros, tendo como navegador o inseparável compatriota Julien Ingrassia. Tänak, apesar da grande campanha neste domingo, não conseguiu sair da sexta posição, 3min46s5 atrás de Neuville.

A pontuação do campeonato, depois de oito etapas, tem agora Ogier com 162 pontos, contra 124 de Evans e também Neuville, que empatou com o galês com a vitória neste domingo. Rovanperä está em quarto e soma 99 tentos, contra 87 de Tänak e 66 de Takamoto Katsuta, que capotou seu Toyota Yaris WRC no último sábado. Craig Breen, com 60 pontos, e Gus Greensmith, com 34, fecham a lista dos oito primeiros colocados no Mundial de Pilotos. Entre os Construtores, a Toyota continua firme na liderança e soma 348 pontos, contra 307 da Hyundai. A equipe independente M-Sport, já com o foco em 2022 com a Ford, tem 135 pontos.

A nona etapa da temporada 2021 vai ser realizada em pouco menos de um mês, entre os dias 10 e 12 de setembro com o tradicional Rali da Acrópole, na Grécia.

POR QUE VETTEL SE TORNOU O PILOTO MAIS NECESSÁRIO À F1 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.