Toyota anuncia promoção de Moraes ao time principal para disputa do Dakar 2024

Terceiro colocado em 2023, Lucas Moraes vai disputar o Dakar 2024 na equipe principal da Toyota. Brasileiro fará parceria com o navegador espanhol Armand Monleón

Pódio na edição de 2023 pela equipe Overdrive, o piloto brasileiro Lucas Moraes foi promovido ao time principal da Toyota para a disputa do Dakar 2024. Ele terá o espanhol Armand Monleón como navegador na próxima edição do rali cross-country mais famoso do mundo. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira (9).

“Estou vivendo um momento inacreditável, não só na carreira, mas também no aspecto pessoal. Entrar na equipe oficial TGR é ao mesmo tempo um sonho e uma grande responsabilidade. À distância, lá do Brasil, eu acompanhei as notícias e imagens de muitas edições do Dakar. Parecia algo bem distante. Mas em 2023 eu realizei o sonho de disputar o meu primeiro Dakar. Graças a Deus deu tudo certo, terminei no pódio – sinceramente, algo inimaginável”, comentou Moraes.

A dupla guiará uma versão atualizada do Toyota GR DKR Hilux T1+, que é o mesmo carro que conquistou vitórias no Dakar em 2022 e 2023 com o catari Nasser Al-Attiyah. A montadora japonesa também anunciou a promoção de Seth Quintero, vencedor do Dakar em 2022 na classe dos protótipos leves.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Lucas Moraes é o novo titular da Toyota Gazoo Racing (Foto: Marcin Kin/Red Bull Content Pool)

“Nós estamos agora em posição de confirmar o compromisso da TGR no Mundial de Rally Cross-Country da FIA, a começar pelo Dakar Rally 2024. Estamos trabalhando em direção aos objetivos estabelecidos pelo projeto Dakar Future 2026. Indo além disso, estamos reforçando nosso compromisso ao adicionar duas novas duplas na equipe”, comentou Andrea Carlucci, presidente da Toyota Motor Europe.

A primeira experiência de Moraes no novo carro acontecerá no Baja Qassim, que acontece na Arábia Saudita entre os dias 23 e 25 de novembro.

A 46ª edição do Dakar tem início no dia 5 de janeiro de 2024, em Al-‘Ula, na Arábia Saudita. O encerramento, após 12 especiais, está programado para acontecer em Yanbu, no dia 19. Será também a primeira etapa do Mundial de Rali Cross-Country da FIA.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.