Moraes celebra pódio inédito em estreia no Dakar 2023: “Não tinha roteiro melhor”
Lucas Moraes se tornou o primeiro brasileiro a conquistar um pódio nos carros no Rali Dakar, e o fez logo em sua primeira participação. O piloto da Toyota explicou qual era o objetivo inicial e ressaltou que ficha ainda não caiu após conquista
Lucas Moraes fez história no Rali Dakar de 2023 ao se tornar o primeiro brasileiro a conquistar um pódio nos carros, terminando atrás apenas do pentacampeão Nasser Al-Attiyah e do nove vezes campeão do Mundial de Rali, Sébastien Loeb. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PREMIUM, o piloto da Toyota disse que a ficha ainda não caiu, mas espera que o resultado inédito sirva para impulsionar a categoria no Brasil.
“Olha, incrível. Primeiro, poder representar o Brasil, ter essa oportunidade de ir pro Dakar foi muito bacana e realmente uma grande honra representar o Brasil, ficar num pódio ao lado do Nasser e do Loeb”, contou Moraes durante evento em São Paulo. “Acho que não tinha roteiro melhor para essa minha primeira participação. Ainda está caindo a ficha e como eu tenho falado, espero que isso possa ajudar a propulsionar mais o rali brasileiro e a gente divulgar mais esse esporte que é fenomenal”, prosseguiu.
Relacionadas
O resultado final foi muito acima das expectativas do brasileiro. Enquanto veteranos experientes como Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Mattias Ekström foram ficando pelo caminho, Moraes foi entrando no ritmo das competições aos poucos e o que era para ser um Dakar para adquirir experiência acabou se transformando em um resultado histórico.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
“A expectativa, para ser bem sincero, era viver a experiência dos 14 dias. O nosso combinado com a estratégia com a Toyota e com a Overdrive, com a Red Bull, era ‘bom, vamos ter a experiência dos 14 dias’. Meu maior medo era dar uma panca no segundo, no terceiro dia, e sair fora da prova sem viver a experiência. Mas a gente foi evoluindo, cada dia aprendendo, com muita tranquilidade, humildade, sabendo que ali são os melhores pilotos do mundo e a estratégia funcionou”, explicou Moraes.
Aos 32 anos, Lucas já acumula duas vitórias no Rali dos Sertões e é o principal nome do Brasil no rali. Questionado sobre seus planos para o futuro, ele não negou o sonho de vencer o Dakar, mas prefere manter os pés no chão e seguir com humildade.
“Cara, eu primeiro estou digerindo um pouco esse terceiro lugar. É claro que a gente sempre sonha em um dia poder vencer o Dakar. A gente começou melhor do que esperava e eu espero que eu possa usar isso para construir uma carreira dentro do Dakar vitoriosa, aprendendo com muita humildade para entender que é realmente um desafio muito grande. Vamos ver”, concluiu Moraes.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.