Toyota renova com Ogier, Evans e Rovanperä no WRC. Latvala vira chefe de equipe

Sébastien Ogier resolveu adiar a aposentadoria e segue na Toyota em 2021, agora com um antigo rival, Jari-Matti Latvala, como chefe

A Toyota vai para 2021 com a mesma escalação de pilotos que teve em 2020 no Mundial de Rali. Nesta sexta-feira (18), o time japonês confirmou as renovações não apenas de Kalle Rovanperä e do vice-campeão Elfyn Evans, mas também de Sébastien Ogier, que havia anunciado, anteriormente, que se aposentaria ao final da temporada. Ogier, agora, ganha como chefe Jari-Matti Latvala, que se aposentou.

Latvala foi um dos principais rivais de Ogier durante a década passada. Três vezes vice-campeão do WRC, o finlandês deixou o posto de titular da Toyota em 2019 e, em 2020, fez apenas o Rali da Suécia, abandonando. Agora, a partir de 2021, Jari-Matti assume o posto deixado pelo compatriota Tommi Mäkinen, lenda do rali que foi promovido a consultor de esporte a motor da fabricante japonesa.

Jari-Matti Latvala agora é chefe da Toyota no WRC (Foto: Reprodução)

“Estou muito honrado por assumir esse cargo na equipe e pela confiança que o Akio Toyoda mostrou em mim. Estou bem animado para seguir o trabalho que ele começou ao lado do Tommi, vi de perto isso como piloto. Agora, como chefe de equipe, preciso analisar o todo. Preciso motivar todo mundo a trabalhar junto e conquistarmos, assim, os melhores resultados. É um novo desafio, estou pronto”, disse Latvala.

Apesar do título conquistado por Ogier e do vice de Evans, a Toyota não conseguiu o título entre os Construtores, com a Hyundai, comandada por Ott Tänak e Thierry Neuville, ficando com o caneco por uma diferença de cinco pontos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar