Toyota renova com Ogier, Evans e Rovanperä no WRC. Latvala vira chefe de equipe

Sébastien Ogier resolveu adiar a aposentadoria e segue na Toyota em 2021, agora com um antigo rival, Jari-Matti Latvala, como chefe

A Toyota vai para 2021 com a mesma escalação de pilotos que teve em 2020 no Mundial de Rali. Nesta sexta-feira (18), o time japonês confirmou as renovações não apenas de Kalle Rovanperä e do vice-campeão Elfyn Evans, mas também de Sébastien Ogier, que havia anunciado, anteriormente, que se aposentaria ao final da temporada. Ogier, agora, ganha como chefe Jari-Matti Latvala, que se aposentou.

Latvala foi um dos principais rivais de Ogier durante a década passada. Três vezes vice-campeão do WRC, o finlandês deixou o posto de titular da Toyota em 2019 e, em 2020, fez apenas o Rali da Suécia, abandonando. Agora, a partir de 2021, Jari-Matti assume o posto deixado pelo compatriota Tommi Mäkinen, lenda do rali que foi promovido a consultor de esporte a motor da fabricante japonesa.

Jari-Matti Latvala agora é chefe da Toyota no WRC (Foto: Reprodução)

“Estou muito honrado por assumir esse cargo na equipe e pela confiança que o Akio Toyoda mostrou em mim. Estou bem animado para seguir o trabalho que ele começou ao lado do Tommi, vi de perto isso como piloto. Agora, como chefe de equipe, preciso analisar o todo. Preciso motivar todo mundo a trabalhar junto e conquistarmos, assim, os melhores resultados. É um novo desafio, estou pronto”, disse Latvala.

Apesar do título conquistado por Ogier e do vice de Evans, a Toyota não conseguiu o título entre os Construtores, com a Hyundai, comandada por Ott Tänak e Thierry Neuville, ficando com o caneco por uma diferença de cinco pontos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.