WRC fecha acordo por 10 anos e anuncia estreia do Rali da Arábia Saudita em 2025

O WRC aproveitou o Rali da Itália-Sardenha para anunciar acordo por dez anos com o Rali da Arábia Saudita, que vai estrear em 2025 e marcar o retorno da categoria ao Oriente Médio

Durante a disputa do Rali da Itália-Sardenha, sexta etapa da temporada 2024, o WRC anunciou oficialmente que voltará ao Oriente Médio pela primeira vez em 14 anos a partir do próximo campeonato. Depois de longa negociação, a categoria confirmou a entrada do Rali da Arábia Saudita no calendário de 2025, em acordo válido por dez anos. É a primeira etapa organizada na região desde o Rali da Jordânia de 2011.

“Estamos encantados por sediarmos o WRC pela primeira vez em 2025”, disse o príncipe Khalid Bin Sultan Al Abdullah Al-Faisal, presidente da Federação de Automobilismo e Motociclismo da Arábia Saudita. “A chegada de outra categoria global na Arábia Saudita confirma a extensão de nossa transformação em direção a um grande centro para o automobilismo na região”, comentou.

“Em 2025, vamos orgulhosamente sediar Fórmula 1, Fórmula E, Extreme E, Dakar e WRC. É um feito extraordinário. Ao crescer nosso portfólio automobilístico e aumentar nosso comprometimento de receber grandes categorias como o WRC, seguimos fiéis aos objetivos do Vision 2030, que tenta melhorar as vidas de todos os árabes”, prosseguiu.

A chegada do WRC à Arábia Saudita é mais uma etapa no processo do Vision 2030, que tenta mudar a imagem do país junto ao restante do mundo por meio de investimentos milionários em tecnologia e esportes — como a chegada de craques mundiais ao Campeonato Árabe de futebol, por exemplo.

Será a primeira ida do WRC ao Oriente Médio desde 2011 (Foto: Reprodução/WRC)

A prática, conhecida como ‘sportswashing‘, tem como objetivo “limpar” a visão mundial sobre a Arábia Saudita, país constantemente envolvido em violações dos direitos humanos em relação a minorias devido a uma visão extremamente conservadora da sociedade por meio da religião.

A próxima etapa da temporada 2024 do WRC acontece no fim do mês, entre os dias 27 e 30 de junho, no Rali da Polônia. Será a sétima rodada do campeonato, que ainda vai passar por Letônia, Finlândia, Grécia, Chile, Europa Central e Japão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.