Al-Rajhi vence 4ª etapa do Dakar e se aproxima de líder Lategan nos carros

Yazeed Al-Rajhi conquistou a vitória na quarta especial do Dakar ao terminar com 4min51s de vantagem para Henk Lategan. Marcelo Gastaldi ficou em oitavo, enquanto Lucas Moraes foi décimo

DAKAR 2025
4ª Especial: Al Henakiyah ➡ Al Ula
Deslocamento: 173 km
Trecho cronometrado: 415 km
Percurso total: 588 km

Depois de Saood Variawa, de apenas 19 anos, entrar para a história ao conquistar a vitória na terceira especial do Dakar, agora foi a vez de Yazeed Al-Rajhi viver um reviravolta após os problemas enfrentados na terça-feira (7) e liderar de ponta a ponta a quarta especial do principal rali do mundo, conquistando o segundo triunfo na edição de 2025.

A bordo do Toyota da equipe Overdrive, o saudita completou o percurso entre Al Henakiyah e Al Ula em 4h26min40s, subindo para o segundo lugar na classificação geral e colocando-se como um dos grandes favoritos na disputa. Líder da competição até aqui, Henk Lategan bateu 4h31min31s no cronômetro e teve de se contentar com a segundo posição, apenas 4min51s atrás de Al-Rajhi.

Juan Cruz Yacopini terminou na terceira colocação, 10min45s atrás do líder. Martin Prokop, da Orlen, e Denis Krotov, da X-Raid Mini, completaram a lista dos cinco primeiros. Mathieu Serradori terminou em sexto com a Century, enquanto Mitch Guthrie foi o piloto mais bem colocado da Ford, em sétimo. Marcelo Gastaldi foi o melhor brasileiro do dia e concluiu a quarta especial em oitavo, com 4h42min17s de tempo total.

Nasser Al-Attiyah teve problemas durante a quarta especial do Dakar 2025 (Foto: Dakar)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Quinto colocado no ranking geral, Lucas Moraes teve um dia mais modesto e foi apenas o décimo colocado, realizando o percurso em 4h45min16s. Por causa do resultado, o piloto da Toyota viu a desvantagem em relação a Lategan, líder do Dakar, subir para 33min25s.

Quem teve um dia complicado foi Nasser Al-Attiyah, que sofreu com um furo de pneu no km 97 e perdeu cerca de 10min para conseguir voltar à disputa. No entanto, 20km depois, o catariano passou a ter de lidar com problemas na suspensão traseira e viu o drama aumentar. A questão só foi resolvida quando Cristina Gutiérrez, companheira de Dacia, chegou ao local e consertou o que estava errado.

Além de Al-Attiyah, Seth Quintero, da Toyota, e a dupla da Mini, Guillaume de Mevius e Guerlain Chicherit, também perderam mais de 30min por causa de problemas distintos. Depois de ser forçado a abandonar antes mesmo da quarta especial, Sébastien Loeb tentou entrar com um recurso na Federação Internacional de Automobilismo (FIA), mas não teve jeito e ficou de fora da competição.

Na classificação geral, Lategan aparece na liderança, com 23h36min24s, pouco menos de 7min à frente de Al-Rajhi, novo vice-líder, e 21min de vantagem para Mattias Ekström, terceiro colocado. Lucas Moraes permaneceu na quinta colocação, 33min atrás do líder.

O Dakar deixa Al Ula nesta quinta-feira (9), quando parte em direção a Ha’il. Os competidores vão encarar um trecho cronometrado de 428 km, além de outros 64 km de deslocamento. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa de todas as classes do evento.

Cavigliasso vence na Challenger. Sara Price conquista a SSV

Na classe Challenger, a vitória ficou com a dupla argentina Nicolás Cavigliasso e Valentina Pertegarini, após 5h07min43s. Com o resultado, os sul-americanos ampliaram ainda mais a vantagem na liderança geral da disputa.

A quarta especial ainda teve Corbin Leaverton e Taye Perry na segunda colocação, seguidos por Abdulaziz Al-Kuwari e o navegador Nasser Al-Kuwari. O co-piloto brasileiro Cadu Sachs, que corre com o português Gonçalo Guerreiro, terminou o dia em sexto lugar, o que o fez cair para a terceira posição geral.

Na classe SSVSara Price mostrou bom ritmo e venceu após 5h13min38s de disputa. Francisco López Contardo ficou na segunda colocação, enquanto Brock Heger, líder geral, completou o top-3 do dia.

Na classificação geral, Xavier de Soultrait caiu uma posição e agora está em segundo, mais de 1h20min atrás de Heger. Na terceira posição, o português Alexandre Pinto aparece com 1h29min de atraso.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.