ESPECIAL: Sertões: do coração do Brasil para o topo do mundo
Na edição 2019 do Sertões, Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio desafiaram o favoritismo de duplas poderosas na competição dos carros. Contra nomes contra os irmãos Cristian e Marcos Baumgart e Guilherme Spinelli, a tripulação triunfou pela primeira vez e logo na segunda participação no maior rali das Américas a bordo do Ford Ranger da MEM Motorsport e preparado pela X Rally. A expectativa do piloto de 31 anos às vésperas do início da defesa do título, a partir desta sexta-feira (30) no autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo, é que a batalha seja ainda mais acirrada por conta da evolução técnica obtida não só pela sua equipe, mas também em relação aos adversários.
Enquanto Lucas e Kaique vão contar com uma versão evoluída do Ford Ranger, agora com um motor da chamada geração 3, Cristian e Marcos Baumgart, que correm ao lado dos navegadores Beco Andreotti e Kleber Cincea, respectivamente, vão acelerar os poderosos Toyota Hilux que disputaram o Dakar deste ano. E Guiga Spinelli, ao lado de Youssef Haddad, vai ter às mãos a atualizada Mitsubishi L200 Triton Sport Racing para tentar mais uma taça. E Zé Hélio Rodrigues, pentacampeão nas motos, inscrito para disputar a competição com o buggy V8 da Giaffone Racing, é outro grande nome a tentar o título dos carros.
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Com tantos adversários fortes, Moraes espera uma batalha ainda mais acirrada e no limite, do começo ao fim do Sertões, para definir o campeão da edição 2020.
Em entrevista coletiva nesta semana, acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, o piloto lembrou a jornada ao lado de Bentivoglio na temporada passada e falou sobre o maior aprendizado obtido: para chegar à rampa da vitória com o título do Sertões, ainda mais contra grandes oponentes, é preciso acelerar o tempo todo.
“A gente só tinha feito um Sertões na nossa carreira: em 2018 fizemos com um carro menos competitivo, que foi o [protótipo] Sherpa, mas fomos super bem, ganhamos categoria, ficamos em quarto no geral, mas com outro ritmo. E no ano passado, nas duas primeiras especiais a gente foi um pouco cauteloso demais, tentando aprender o ritmo desses monstros, como o Marcos, Cristian, Guiga, Zé Hélio…”, recordou.
“A gente começou a olhar e viu que os caras andam 500 km com o pé embaixo. Eles são muito fortes. Então, essa foi uma mudança de chave importante que tivemos de fazer. Quando ganhamos a terceira especial, com 5s para o Guiga, vimos que tínhamos chance de brigar. Essa lição já passou, agora temos outros desafios pela frente”, disse.
Lucas, filho de Marcos Moraes, comandante da competição por mais de 20 anos e que vai ter a chance de dividir as trilhas do Sertões com o filho pela primeira vez, lembrou que o período de inatividade dos últimos meses foi aproveitado pelas equipes e preparadoras para evoluir os respectivos carros. É por isso que, com o nível ainda mais elevado, o piloto acredita em uma disputa ainda mais parelha a partir de sexta-feira.
“Usamos esse tempo de pandemia, onde infelizmente não teve corrida e preservando a saúde, que é o mais importante, para desenvolver [o carro]. A gente está com um motor novo, geração 3, fizemos umas adaptações também de chassi e, por fim, de suspensão. Fizemos alguns upgrades, que era o que estava faltando, mas acho que todo mundo vai aprendendo o que o carro precisa. Todo mundo fez uma evolução. Acho que vai ser um dos ralis mais disputados da história, um dos mais disputados que o Sertões já teve”, cravou.
“Tem a X Rally Team, com o carro mais evoluído com as Toyota, os buggies estão muito mais maduros, evoluímos muito a nossa Ranger, tem outros pilotos novos com carros bons. Acho que vai ser um dos Sertões mais disputados para lutar na geral”, salientou.
Moraes aposta que o Sertões de 2020 vai ser apertado desde o começo, com um grande desafio à espera dos pilotos logo no início da prova.
“A etapa maratona será já no segundo e terceiro dias. Espero um começo de prova bem difícil e até mais travado. Após a largada, vamos beirar a Serra da Canastra, e acredito que a competição ficará um pouco mais rápida até chegar nas areias do Maranhão. Quem cometer qualquer erro vai perder muitas posições porque todos vão andar muito próximos. Estou muito feliz com o carro, faremos nosso melhor para vencer mais uma vez”, concluiu.