Chuvas fazem Sertões antecipar decisão para sábado. UTVs têm dupla desclassificação

Em razão das chuvas que atingem Alagoas e também Pernambuco neste fim de semana, a direção de prova do Sertões optou por fazer do que seria a etapa final, no domingo, trecho somente de deslocamento. Desta forma, os campeões serão conhecidos neste sábado no caminho até Arapiraca

Valentino Rossi foi homenageado pela torcida e com uma enorme bandeira no Red Bull Ring (Vídeo: MotoGP)

A decisão sobre os campeões da edição 2021 do Sertões vai acontecer neste sábado (21), na especial entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, em Alagoas. A direção de prova do maior rali das Américas transformou o que seria a especial final, entre Arapiraca e Tamandaré, na Praia dos Carneiros, em trecho de deslocamento por medida de segurança em razão das fortes chuvas entre Alagoas e Pernambuco. Desta forma, na prática, os campeões da 29ª edição da prova serão conhecidos no sábado.

A disputa das motos mostra ter um claro favorito ao título: Adrien Metge, que domina a prova e venceu seis das sete especiais do Sertões com a Yamaha, lidera com 16min10s sobre Jean Azevedo, da Honda.

RODRIGO VARELA; FILIPE PALMEIRO; SERTÕES 2021;
Rodrigo Varela e Filipe Palmeiro foram desclassificados e perderam a chance de chegar ao título do Sertões nos UTVs (Foto: Vinícius Branca/Fotop)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTubeGP | GP2

Marcelo Medeiros sofreu forte queda com seu quadriciclo durante a especial de sexta-feira e abandonou a chance de lutar pelo título. Mas a Taguatur, equipe do maranhense, fez grande trabalho ao longo da noite e deixou o quadri da Yamaha em condições do piloto acelerar nesta última especial da prova. Manuel Andújar, argentino que é o atual campeão do Dakar, larga para conquistar mais um título em 2021.

No confronto direto entre os irmãos e companheiros de equipe na X Rally Marcos e Cristian Baumgart na luta pelo título nos carros, Marcos vem levando a melhor e está perto do bicampeonato do Sertões ao lado do navegador Kleber Cincea. A diferença entre os dois Toyota Hilux IMA 2021, no entanto, é bastante apertada: 1min40s. Sylvio de Barros e Rafael Capoani, também com uma Hilux IMA 2021 preparada pela Overdrive, completam o top-3 todo da X Rally.

A batalha pelo título mudou completamente entre os UTVs. A direção de prova desclassificou a dupla então líder da competição, Rodrigo Varela e Filipe Palmeiro, além de Gabriel Varela e Filipe Bianchini.

Segundo Adilson Kilca, diretor de prova do Sertões, Gabriel descumpriu a velocidade nas zonas de radar e o tempo de abastecimento para ter a chance de sair na frente na segunda parte da especial de sexta-feira, com o argumento de ajudar Rodrigo com o apoio rápido. Gabriel rebocou o UTV do irmão, que enfrentou problemas na especial.

Entretanto, no entendimento dos comissários desportivos, o jogo de equipe prejudicou Denísio Casarini e Ivo Mayer, envolvidos diretamente na luta do título e então em segundo na prova. Por isso, a direção de prova justificou a desclassificação dos irmãos Varela da prova. Desta forma, Casarini e Mayer estão a um dia de conquistar, pelo segundo ano seguido, o título do Sertões nos UTVs.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

A especial decisiva neste sábado, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, terá 9,14 km de deslocamento inicial, 152,28 km de especial, ou trecho cronometrado, e 87,04 km de deslocamento final, totalizando 248,47 km de percurso. Oficialmente, o Sertões 2021 termina neste domingo com a chegada à Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco.

APROXIMAÇÃO DE F1 E EUROPA DEIXA INDY COM ARES DE ANOS 90 | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.