Sertões chega a Alagoas com Metge imparável nas motos e novo líder nos quadriciclos

Acidente forte na sétima etapa do Sertões 2021 tirou Marcelo Medeiros da prova e colocou Manuel Andújar na liderança dos quadriciclos. Adrien Metge venceu sua sexta especial seguida nas motos, enquanto Marcos Baumgart e Kleber Cincea, nos carros, e Rodrigo Varela e Filipe Palmeiro, nos UTVs, mantiveram as respectivas lideranças

Valentino Rossi foi homenageado pela torcida e com uma enorme bandeira no Red Bull Ring (Vídeo: MotoGP)

Etapa 7 – ‘Lampião’
Petrolina (PE) a Delmiro Gouveia (AL)
Deslocamento inicial: 138,84 km
Trecho de especial: 239,98 km
Deslocamento final: 62,29 km
Percurso total: 441,12 km

A sétima e antepenúltima etapa da edição 2021 do Sertões refletiu de forma cristalina a luta pelo título nas quatro categorias em disputa na competição. Nesta sexta-feira, no percurso batizado de ‘Lampião’, entre Petrolina, em Pernambuco, e Delmiro Gouveia, em Alagoas, com passagem pela Bahia, nas cercanias de Paulo Afonso, pilotos e navegadores tiveram mais um desafio com um percurso complicado e que exigiu muito da navegação. Destaque absoluto para o imparável francês Adrien Metge, imbatível na competição das motos, enquanto a luta nos quadriciclos foi reduzida a dois pilotos depois do forte acidente sofrido por Marcelo Medeiros, que liderava a prova.

Quem trouxe as primeiras informações sobre Medeiros foi Rafal Sonik, campeão do Sertões em 2010 e campeão do Dakar em 2015. O polonês se mostrou impressionado com o acidente sofrido pelo maranhense. “Ele estava muito rápido no Km 217 da planilha. Eu o vi batendo em alta velocidade. Claramente ele está fora da prova porque seu quadriciclo está completamente destruído. Ele está bem”, reportou o piloto.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTubeGP | GP2

ADRIEN METGE; YAMAHA; SERTÕES; SERTÕES 2021
Grande nome do Sertões 2021, Adrien Metge caminha para a glória nas motos (Foto: Marcelo Machado Melo/Fotop)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Com apenas dois competidores na disputa dos quadriciclos, Manuel Andújar, que venceu a prova, agora é o novo líder do Sertões, com Sonik em segundo lugar.

A grande performance individual do Sertões 2021 é, seguramente, de Adrien Metge. Na pista, o francês venceu todas as sete etapas em disputa na competição das motos até agora, embora tenha sido punido em 16 minutos no sábado, dia da primeira especial e perdido assim o triunfo para Gregório Caselani. Novamente, o piloto da Yamaha se saiu vencedor de uma etapa ao se colocar 4min58s mais rápido que o segundo colocado, ‘Bissinho’ Zavatti, da Honda, enquanto o heptacampeão Jean Azevedo, também da Honda, foi o terceiro. Caselani, da Honda, e Túlio Malta, da Yamaha, fecham a lista dos cinco primeiros.

Com duas etapas para o fim do Sertões, Metge tem 16min10s de vantagem para Jean Azevedo, segundo colocado, enquanto Zavatti está pouco mais de 30min atrás do líder. Túlio Malta e Gregório Caselani concluem a relação dos cinco primeiros.

MARCOS BAUMGART; KLEBER CINCEA; SERTÕES;
Marcos Baumgart e Kleber Cincea seguem líderes no Sertões 2021 (Foto: Marcelo Machado Melo/Fotop)

A batalha pelo título nos carros teve uma especial decidida por apenas 8s. Esta foi a diferença entre as Toyota Hilux IMA 2021 de Cristian Baumgart e Beco Andreotti para os companheiros de equipe da X Rally, Sylvio Baumgart e Rafael Capoani, que fazem grande rali. E a diferença de Sylvio e Capoani para Marcos Baumgart e Kleber Cincea foi ainda menor: 2s. Meros 10s separando os três Toyota Hilux da X Rally. Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, com o buggy sul-africano Century CR-6, terminaram o dia em quarto, com o buggy da Giaffone Racing pilotado por Carlos Ambrosio e navegado por Luiz Poli em quinto.

A liderança nos carros continua nas mãos de Marcos Baumgart e Kleber Cincea, porém trata-se de uma vantagem muito apertada, de apenas 1min28s para Cristian e Beco. Sylvio e Capoani estão mais atrás dos líderes, exatos 38min30s, enquanto Julio Capua e Emerson Cavassin, com uma Toyota Hilux V8, aparecem em quarto na classificação geral. Dan Nacif e Marco Túlio Lana, com outro buggy V8 da Giaffone Racing, completam a lista dos cinco primeiros.

A especial nos UTVs foi particularmente feroz para as duas duplas líderes da prova. Rodrigo Varela, ao lado de Filipe Palmeiro, e Denísio Casarini e Ivo Mayer, foram rebocados no deslocamento final depois de enfrentarem problemas no desfecho da especial. A vitória na etapa ficou com Gabriel Varela e Filipe Bianchini, com Diogo de Mesquita e Deco Muniz em segundo e Aristides Mafra e Breno Rezende no top-3.

BRUNO VARELA; FILIPE PALMEIRO; SERTÕES 2021;
Depois de jornada complicada, Bruno Varela e Filipe Palmeiro seguem na ponta nos UTVs (Foto: Vinícius Branca/Fotop)

Os resultados extraoficiais, ou seja, com eventuais sanções ainda não computadas, tem Rodrigo Varela e Filipe Palmeiro na liderança dos UTVs depois de sete etapas. A dupla tem apenas 2min57s de vantagem para Casarini e Mayer, que tentam o bicampeonato do Sertões. André Hort e Matheus Mazzei aparecem em terceiro na lista, com Rodrigo Luppi e Maykel Justo em quarto. João Monteiro e Victor Hugo Melo estão em quinto.

O Sertões terá pela frente outras duas especiais antes do desfecho da edição 2021. Serão trechos cronometrados mais curtos, o que não significa mais facilidade. Neste sábado, serão 152 km de trecho de especial entre Delmiro Gouveia e Arapiraca, em Alagoas. E no domingo, a 29ª edição do maior rali das Américas vai se encerrar com uma especial de 141 km com destino final a paradisíaca Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco.

ALONSO PROVA QUE IDADE NÃO É PROBLEMA NA FÓRMULA 1 | GP ÀS 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.