Com força-tarefa, Giaffone Racing vence desafio e leva UTV híbrido à largada do Sertões

O novíssimo projeto do EXO Nb Hybrid, o UTV híbrido com a tecnologia do nióbio e produzido pela Giaffone Racing em conjunto com a empresa CBMM, vai largar para seu primeiro Sertões. A estreia do veículo na prova foi assegurada depois de muito trabalho após o acidente sofrido pelo caminhão da equipe no último domingo no Rio Grande do Norte

Seja lá qual for o resultado do Sertões 2021 nas trilhas do Nordeste brasileiro, a Giaffone Racing já pode se considerar uma vitoriosa na edição deste ano do maior rali das Américas. A empresa liderada por Zequinha Giaffone, em parceria com a CBMM, desenvolveu uma ampla força-tarefa para reparar os três UTVs danificados depois do acidente ocorrido no último domingo em Canguaretama, no Rio Grande do Norte. O trabalho duro ao longo dos últimos dias já valeu a pena, e pelo menos um dos UTVs híbridos, o EXO Nb Hybrid, está garantido na largada do Sertões. O início da prova acontece com o prólogo nesta sexta-feira (13) na Praia da Pipa, em Tibau do Sul, no Rio Grande do Norte.

A força-tarefa compreende trabalhos de reorganização das milhares de peças e componentes dos veículos localizados na estrutura da carreta, que tombou no acidente de domingo a caminho de Tibau do Sul, e também nos reparos dos UTVs inscritos para a disputa da prova. A luta, inicialmente, foi para colocar em ação pelo menos um dos veículos híbridos, a grande ‘menina dos olhos’ da Giaffone Racing, que trabalha há mais de um ano, em conjunto com a CBMM, no desenvolvimento do veículo e da sua nova tecnologia. Depois, a terceira missão da força-tarefa foi testar o veículo na pista, em simulação das condições que serão encontradas no rali.

Depois de tanta luta e empenho, ao menos um dos UTVs híbridos (movido a etanol e energia elétrica) já está garantido na largada da prova no começo deste fim de semana. A conquista foi muito comemorada pela CBMM, parceira da Giaffone Racing na empreitada.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A Giaffone Racing, em conjunto com a CBMM, conseguiu deixar pronto o primeiro UTV híbrido para a largada do Sertões 2021 (Vídeo: Divulgação CBMM)

LEIA TAMBÉM
+Da Stock Car ao Sertões, Giaffone Racing ressalta mundos “parecidos e diferentes”

“Ter o EXO Nb Hybrid na largada é um prêmio mais do que justo após um trabalho longo, árduo e pioneiro feito no Brasil. Estamos também emocionados com a corrente de solidariedade espontânea gerada em toda a comunidade do automobilismo em função desse drama”, disse Giuliano Fernandes, gerente de Comunicação e Marketing da empresa.

“É quase inacreditável termos visto os testes com os pilotos nas ruas de Natal no fim da tarde de hoje. Nosso reconhecimento a todos os envolvidos”, destacou o executivo.

O projeto do UTV híbrido desenvolvido pela Giaffone Racing e a CBMM é dotado de tecnologia 100% nacional e faz parte de um ambicioso projeto sustentável do Sertões de contar, a partir de 2025, apenas com veículos com energia renovável como híbridos, elétricos, movidos a etanol ou combustível sintético.

UTV. Giaffone Racing; CBMM; Sertões
Aprovado nos testes nesta terça-feira, o UTV EXO Hybrid Nb2 está garantido na largada do Sertões 2021 (Foto: Divulgação/CBMM)

Consultado pelo GRANDE PRÊMIO sobre os desafios para colocar os veículos em condições de disputar o Sertões desde a largada, Fernandes citou, entre eles, “inicialmente, recuperar o emocional de todos os envolvidos, pois esse projeto é carregado de profundo significado e de vitórias até aqui. Depois, torcer pelo conserto dos veículos pois, por ser uma tecnologia pioneira, não é fácil encontrar alternativas para alguns componentes num tempo curto”.

Com um dos UTVs híbridos já garantidos, a batalha agora é para assegurar ao menos mais um veículo da linha EXO Nb na prova. “O foco e prioridade era recuperar ao menos a versão EXO Nb Hybrid, que é a grande bandeira experimental no roadmap de evolução tecnológica do Sertões neste ano. Após o resultado da batalha de hoje, estamos muito otimistas e empenhados quanto à participação de dois carros no prólogo”.

A CBMM destacou o apoio da comunidade do esporte a motor não apenas no Brasil, como também no exterior. A empresa atua como uma das parceiras de tecnologia da Extreme E ao introduzir a tecnologia do nióbio em estruturas do carro da mais nova categoria do esporte a motor mundial como chassi, suspensão e carroceria.

“Impressionado pelo apoio quase inacreditável da comunidade do automobilismo no Brasil, imprensa especializada e fãs. A comoção e mobilização romperam barreiras dos grandes nomes brasileiros e chegou até mesmo à Inglaterra, com manifestações e mensagens de apoio por parte dos nossos parceiros da Extreme E. Também ficamos impressionados com o tamanho do respeito e apoio que a família Giaffone Racing tem”, concluiu Giuliano.

Na lista prévia de inscritos divulgada pela organização do Sertões, Thiago Giaffone vai pilotar o UTV movido a etanol, de numeral #228, ao lado do navegador Rafael Leandro Pereira Dias. O experiente Rafael Cassol será o piloto do UTV híbrido #261 ao lado da também experiente navegadora Minae Miyauti, enquanto o segundo UTV híbrido, de numeral #289, será tripulado pelo piloto Frederico Macedo e pelo navegador Nickolas Pombo de Macedo. Os três veículos integram a categoria UTV Experimental.

UTV. Giaffone Racing; CBMM
A luta agora é para garantir ao menos mais um UTV da Giaffone Racing no Sertões 2021 (Foto: CBMM/Divulgação)

A 29ª edição do maior rali das Américas já é conhecida por ser o Sertões 100% sertão, uma vez que o roteiro da prova será todo no Nordeste, com largada pela primeira vez no Rio Grande do Norte e passagens também por Paraíba, Piauí, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco, com chegada na Praia dos Carneiros, em Tamandaré.

A prova deste ano traz um recorde histórico de inscritos com 192 veículos, sendo 3 quadriciclos, 34 carros, 65 motos e 90 UTVs, a classe que mais cresce nos ralis em todo o mundo. O Sertões 2021 tem início em 13 de agosto com o prólogo e será desenrolado ao longo de nove etapas, com 3.616 km de percurso total e 2.202 km de trecho cronometrado, as especiais do rali.

O Sertões 2021 terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.