Em busca do décimo título nas motos, Honda apresenta esquadrão para Sertões 2020

Atual bicampeão, Tunico Maciel vai ostentar o #1 a partir desta sexta-feira em Mogi Guaçu, enquanto Jean Azevedo, dono de sete títulos, segue como um dos nomes fortes da Honda. Bissinho Zavatti também vai correr com uma CRF 450RX, enquanto Thiago Veloso, de 36 anos, é a novidade depois da ausência de Gregório Caselani, campeão em 2016, fora por lesão

Se há uma força a ser batida no Sertões na competição das motos é a equipe Honda. A divisão brasileira da fábrica japonesa domina a disputa nas duas rodas no maior rali das Américas desde que Jean Azevedo triunfou em 2015. Desde então, Gregório Caselani, novamente Jean e, nos dois últimos anos, Tunico Maciel colocaram a marca no topo do pódio. Ao longo de 27 anos de história do rali, já são nove títulos. Para 2020, o objetivo é somente um: repetir a vitória no Sertões e, para isso, a Honda Racing definiu o esquadrão para a disputa da prova que começa na próxima sexta-feira (30), com o prólogo no Velocitta, em Mogi Guaçu, e se encerra nas dunas de Barreirinhas, no Maranhão, em 7 de novembro.

Sob a batuta de Dario Júlio, piloto de grande sucesso e que hoje é o chefe de equipe da Honda Racing, a marca vai contar com quatro pilotos no Sertões 2020: Tunico Maciel, mineiro de 26 anos, vai buscar o tri da prova, enquanto Jean Azevedo, de 46 e na sua 25ª participação na principal competição off-road do país, vai tentar nada menos que seu oitavo título. Os dois estão inscritos na classe Moto 1, a antiga Super Production. Bissinho Zavatti, de 34 anos, também vai acelerar com uma CRF 450RX, na classe Moto 2.

A novidade na tripulação da Honda para o Sertões 2020 é a escalação de Thiago Veloso. Com 36 anos, o mineiro natural de Três Pontas e hoje residente em Ponte Nova, também Minas Gerais, tem larga experiência no enduro, tendo triunfado, por exemplo, no Enduro da Independência do ano passado. Veloso vai pilotar a CRF 250F.

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

HONDA RACING; SERTÕES 2020; TUNICO MACIEL;
Tunico Maciel vai levar o #1 na disputa das motos no Sertões 2020 (Foto: Doni Castilho/Mundo Press)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Campeão em 2016, Caselani se machucou durante treinamento no Rio Grande do Sul e levou a Honda a providenciar mudanças cerca de um mês antes para a largada. Mudanças que foram confirmadas nesta segunda-feira.

Originalmente, Bissinho Zavatti estava escalado para guiar a CRF 250F, mas, com o revés de Caselani, acabou sendo promovido e ganhou a chance de pilotar uma moto de maior cilindrada. Na esteira da ausência de Gregório, a Honda optou por adicionar Thiago Veloso ao grupo.

Para Dário Júlio, mesmo com os imprevistos, o principal nos trabalhos prévios para o Sertões é que o cronograma inicial acabou sendo mantido. “Estamos há mais de um ano planejando o Sertões 2020 e tivemos que lidar com vários imprevistos, que sempre fazem parte de uma prova de rali. Assim, remoldamos dessa forma a nossa estratégia para manter três pilotos acelerando a CRF 450RX”, disse o mineiro em entrevista coletiva veiculada pela Honda no canal do Sertões no YouTube e acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO.

Tunico Maciel, 26 anos, bicampeão do Sertões, segue para o interior de São Paulo para iniciar sua trajetória rumo ao tri bastante animado. “Estou bastante confiante. Me dediquei e não medi esforços para treinar cada vez mais. Tenho certeza de que estou na melhor forma física e também na pilotagem. Essa preparação vem de muitos e muitos meses e não de um dia para o outro”.

HONDA RACING; SERTÕES; JEAN AZEVEDO;
Jean Azevedo vai disputar o seu 25º Sertões na carreira (Foto: Gustavo Epifanio/Mundo Press)

Azevedo, uma lenda brasileira do rali, não conquista o Sertões há três anos. Mesmo dono de carreira laureada, o piloto não se acomoda e deixou claro que se preparou arduamente para buscar mais na competição.

“A preparação está sendo forte desde que voltei do Rally RN 1500, mês passado. Neste ano, a disputa promete ser acirrada do início ao fim. As especiais não serão tão longas, mas devem ser bem duras. Logo no segundo dia teremos a maratona (na qual os pilotos não podem ter ajuda mecânica externa) e a última etapa será na areia. Vamos ter emoção do primeiro ao último dia. O bom é que estaremos pelo terceiro ano com a CRF 450RX, modelo campeão que já conhecemos bastante”, ressaltou.

HONDA RACING; SERTÕES; BISSINHO ZAVATTI;
Bissinho Zavatti foi promovido e vai fazer o Sertões 2020 com uma CRF 450RX (Foto: Gustavo Epifanio/Mundo Press)

Para Bissinho Zavatti, porém, o Sertões 2020 traz uma promoção bastante comemorada. “Categoria nova e moto nova! Fiquei feliz demais com a oportunidade, o que mostra que venho fazendo um bom trabalho com a equipe Honda Racing. Estou bem focado e me dedicando bastante. Já me adaptei rapidamente à CRF 450RX, que é uma moto muito boa e fácil de andar. Tenho treinado bastante, participando de algumas competições, justamente para chegar ao Sertões com força total”, prometeu.

Veloso planejava disputar o maior rali das Américas a partir do ano que vem, mas não escondeu a surpresa e a felicidade com a chance recebida da Honda para o Sertões 2020. “Já estava me preparando para participar do Sertões no próximo ano, mas recebi o convite do Dário Júlio e não tive dúvidas em aceitar. É um grande sonho e uma grande responsabilidade estar nesse time, ao lado de pilotos incríveis”, disse.

“Quero me dedicar para trazer um bom resultado. Conheço muito bem a CRF 250F, tenho andado com esse modelo desde o final de 2018. É uma moto que me adaptei muito bem e inclusive ganhei com ela o Enduro da Independência 2019, na categoria Brasil”, complementou.

THIAGO VELOSO; HONDA RACING; SERTÕES;
Thiago Veloso vai disputar o Sertões pela Honda Racing (Foto: Idario Café/Mundo Press)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.