Sertões 2021 fica perto de definir títulos com potenciais dois campeões inéditos

O francês Adrien Metge praticamente assegurou seu primeiro título no Sertões. Outro estrangeiro, o argentino Manuel Andújar, caminha para levantar a taça da competição dos quadriciclos. Cristian Baumgart e Beco Andreotti estão próximos de mais um caneco nos carros, enquanto Denísio Casarini e Ivo Renato Mayer estão perto do bi nos UTVs

Marcos Gomes sofreu forte acidente nas 24 Horas de Le Mans, neste sábado (Vídeo: Le Mans)

Etapa 8 – ‘Alagoas’
Delmiro Gouveia (AL) a Arapiraca (AL)
Deslocamento inicial: 9 km
Trecho de especial: 152 km
Deslocamento final: 87 km
Percurso total: 248 km

O sábado marcou a realização da oitava e última especial da 29ª edição da história do Sertões, a mais importante prova do off-road no Brasil e nas Américas. Pela primeira vez, a disputa foi realizada integralmente no Nordeste, sendo batizada como o Sertões 100% sertão. O rali foi concluído efetivamente no sábado (21) com a realização da oitava especial, uma vez que a nona e derradeira etapa foi convertida em trecho de deslocamento entre Arapiraca, Alagoas, e Tamandaré, Pernambuco, como medida de segurança em razão das chuvas.

Assim, os competidores que chegaram à liderança geral das respectivas competições — Adrien Metge, nas motos; Manuel Andújar, nos quadriciclos; Cristian Baumgart e Beco Andreotti, nos carros e Denísio Casarini e Ivo Renato Mayer, nos UTVs, praticamente confirmaram o título.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTubeGP | GP2

ADRIEN METGE; SERTÕES; SERTÕES 2021;
Adrien Metge dominou a edição do Sertões nas motos em 2021 (Foto: Victor Eleutério)

Desta forma, o Sertões teve sua última especial com a definição, na prática, dos seus quatro campeões nas competições principais, sendo dois deles estrangeiros e inéditos, nas motos e nos quadriciclos. A única possibilidade de mudança na classificação final neste domingo é se acontecer algum imprevisto com os competidores, como uma quebra, durante o deslocamento até Tamandaré. Segundo o regulamento, no deslocamento é permitido o uso de auxílio externo, mas o veículo deve chegar ao destino final pelos seus próprios meios.

Adrien Metge, piloto francês da Yamaha, foi o grande nome do Sertões 2021 nas motos. O piloto não disputou a edição do ano passado por ter testado positivo para Covid-19 às vésperas da largada. Desta vez, Metge esteve competição desde o começo, superou inclusive uma punição pesada de 16 minutos, aplicada no sábado, venceu as seis especiais seguintes e encaminhou o título depois de terminar a etapa entre Delmiro Gouveia e Arapiraca em segundo lugar, só atrás de Gregório Caselani, da Honda.

Na classificação geral das motos, salvo mudanças de última hora, Metge festeja o título do Sertões pela primeira vez, a segunda consecutiva da Yamaha, que viu Ricardo Martins conquistar a taça em 2020. Adrien concluiu o Sertões com 16min27s de vantagem para o segundo colocado. Jean Azevedo, heptacampeão da prova, levou a Honda ao vice-campeonato em 2021, enquanto ‘Bissinho’ Zavatti foi o terceiro colocado no geral, também com a Honda, e campeão na classe Moto2.

Túlio Malta, da Yamaha, foi o quarto na classificação geral e segundo na Moto2, enquanto Caselani garantiu o título da categoria Moto 1 com o quinto lugar na disputa das motos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

MANUEL ANDÚJAR; QUADRICICLOS; SERTÕES;
Campeão do Dakar, Manuel Andújar está perto de levar o título também no Sertões (Foto: Victor Eleutério/Sertões)

Na competição dos quadriciclos, Marcelo Medeiros fechou a oitava e última especial do Sertões 2021 em grande estilo. O maranhense perdeu a chance real de conquistar um título que lhe parecia certo depois de sofrer forte acidente na sexta-feira. Mesmo assim, Medeiros alinhou para a especial deste sábado, em Alagoas, e venceu na disputa a três contra o argentino Manuel Andújar e o polonês Rafal Sonik.

Depois de oito especiais, Andújar, que em janeiro conquistou o título do Dakar nos quadris na Arábia Saudita, virtualmente assegurou a taça do Sertões logo em sua primeira jornada na prova, com Sonik finalizando como vice-campeão e Medeiros em terceiro.

CRISTIAN BAUMGART; BECO ANDREOTTI;
Cristian Baumgart e Beco Andreotti praticamente garantiram o tetra do Sertões nos carros (Foto: Rodrigo Barreto/Sertões)

Cristian Baumgart e Beco Andreotti só perdem o tetra do Sertões se não conseguirem completar os 344 km entre Arapiraca e Tamandaré, na Praia dos Carneiros. A dupla da X Rally venceu a especial de 151 km com 2min44s36s de vantagem para Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, a bordo do buggy sul-africano Century CR-6.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea, que abriram o dia na liderança da classificação geral, sofreram problemas na embreagem ao longo da especial e fecharam a especial em sexto, 9min46s atrás dos companheiros de equipe, o que foi decisivo em termos de luta pelo título.

Cristian e Beco estão a 8min17s à frente de Marcos Baumgart e Kleber Cincea na classificação geral dos carros, enquanto Sylvio de Barros e Rafael Capoani estão a apenas um dia de confirmar a trinca para a X Rally, que neste ano levou três Toyota Hilux IMA 2021. Julio Capua e Emerson Cavassin, a bordo de uma Toyota Hilux V8, estão em quarto no geral, enquanto Marcelo Gastaldi e Cadu Sachs, que enfrentaram um problema no amortecedor logo no primeiro dia, reagiram e estão em quinto.

DENÍSIO CASARINI; IVO RENATO MAYER; SERTÕES;
Denísio Casarini e Ivo Renato Mayer: a um dia do bi do Sertões nos UTVs (Foto: Victor Eleutério/Sertões)

E na classe dos UTVs, a mais numerosa no grid do Sertões 2021, com 90 duplas inscritas, a vitória na especial deste sábado coube aos portugueses Alexandre Miguel e Fausto Mota. Denísio Casarini e Ivo Mayer, que assumiram a liderança da prova na sexta-feira depois da desclassificação de Rodrigo Varela e Filipe Palmeiro. Os atuais campeões finalizaram a especial em 12º, mas nada afetou no resultado final. Basta à dupla completar sem problemas o deslocamento para confirmar a conquista do bicampeonato.

O Sertões 2021 se encerra oficialmente a partir das 11h deste domingo com a rampa da vitória na Praia dos Carneiros, em Tamandaré, Pernambuco. A primeira moto tem largada prevista para 6h (horário de Brasília).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.