Com time de campeões, Academia Shell Racing disputa Brasileiro de Kart de olho em títulos no Parque Beto Carrero

A Academia Shell Racing vai para a disputa da 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart com um verdadeiro time dos sonhos: Dennis Dirani, Gianluca Petecof, Gaetano di Mauro, Felipe Baptista e Diego Ramos vão acelerar neste fim de semana no kartódromo do Parque Beto Carrero em busca da maior glória da modalidade no país

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Um ‘Dream Team’ do kartismo nacional. A Academia Shell Racing vai ser muito bem representada na 52ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, cuja primeira fase vai acontecer entre segunda-feira (10) e o próximo sábado, enquanto a segunda fase ocorre na semana que vem (17 a 22 de julho) no kartódromo do Parque Beto Carrero em Penha, Santa Catarina. Donos de inúmeras conquistas no Brasil e no exterior, Dennis Dirani, Gianluca Petecof, Gaetano di Mauro, Felipe Baptista e Diego Ramos vão acelerar em um dos mais tradicionais circuitos da modalidade no país de olho em títulos.

 
Juntos, os pilotos da Academia Shell Racing reúnem nada menos que dez títulos brasileiros. E a julgar pelo retrospecto e da fase mostrada nesta temporada, há grandes possibilidades deste número aumentar após o próximo fim de semana no belo kartódromo catarinense. O canal por assinatura SporTV vai transmitir ao vivo as baterias finais das classes Cadete, Júnior Menor, Sudam e Shifter no próximo sábado.

A primeira fase da competição compreende a maior parte da participação dos pilotos da Academia Shell Racing. Baptista e Ramos vão disputar a categoria Júnior, enquanto Petecof vai fazer sua estreia na Sudam. Di Mauro e Dirani vão lutar pela taça na classe Shifter, destinada aos karts com marcha. Na segunda fase, Dennis Dirani volta à ativa para acelerar na Graduados.

A seguir, o GRANDE PRÊMIO traz um breve perfil e a expectativa de cada um dos pilotos da Academia Shell Racing nesta segunda-feira que abre a maior competição do kartismo nacional.

 
O menino prodígio
 
Gianluca Petecof vem de um ano cada vez mais sólido na sua primeira temporada completa no Europeu de Kart, onde corre na categoria OK ao lado de alguns pilotos bem mais velhos, com mais de 20 anos. Piloto oficial de fábrica da famosa Tony Kart, uma das principais marcas de chassi da modalidade, o paulista de 14 anos vem de uma grande jornada na etapa de Le Mans, onde largou na pole-position em duas provas classificatórias e em segundo lugar nas outras duas, terminando em 12º lugar na final. Antes, no Circuito e Museu Fernando Alonso, em Oviedo, o brasileiro já havia terminado em sexto na bateria final.
 
Petecof volta ao país especialmente para a disputa do Brasileiro de Kart neste fim de semana, já que tão logo se encerre a competição, vai embarcar de volta ao Velho Mundo para a disputa da quarta etapa do Europeu, na Finlândia. Gianluca foi o mais jovem campeão brasileiro de kart na classe Júnior Menor, onde alcançou a glória com apenas dez anos na temporada 2013, em Serra, no Espírito Santo. Agora, mais maduro e no rol dos melhores kartistas do mundo — com direito a top-5 no Mundial de Kart do ano passado, no Bahrein —, o jovem piloto sonha em repetir a conquista em seu país-natal, agora fazendo sua estreia na classe Sudam.
Em bom momento no Europeu de Kart, Gianluca vai buscar seu segundo título do Brasileiro de Kart (Foto: Formula Medicine/Divulgação)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“No próximo fim de semana vou disputar o Campeonato Brasileiro de Kart, no Kartódromo Beto Carrero. Vai ser minha primeira participação na Sudam. Vou competir com o meu chassis Bravar na equipe ONS Motorsport, mesmo equipamento que conquistei meu título Brasileiro em 2013, mas agora, desde 2015, juntamente à Academia de Jovens Pilotos Shell Racing”, contou Gianluca em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO.

 
O jovem piloto destacou sua jornada no Europeu de Kart. Em franco crescimento no Velho Mundo, Petecof chega confiante e sonhando com seu segundo título brasileiro.
 
“Venho de duas etapas muito positivas do Campeonato Europeu, com um sexto lugar na 2ª etapa realizada na Espanha, e na 3ª etapa realizada no mítico circuito de Le Mans, conquistei a pole-position no meu grupo de tomada de tempo, terceiro no geral, mas depois de uma confusão nas classificatórias, fiz uma final de recuperação vindo de 19º para 12º. Com isso, fico muito animado para disputar o Brasileiro porque sei que depois de toda a experiência adquirida na Europa esse ano, vou chegar muito competitivo para brigar pelo título”, declarou.
 
 
O reencontro com o Brasileiro de Kart
 
Assim como Gianluca, Felipe Baptista também tem 14 anos. Membro da Academia Shell Racing desde o ano passado, o piloto já conquistou o título do Campeonato Paulista e da Copa SP Light em 2013, quando ainda corria na Cadete, além da taça da Kantan Kart em 2015 na classe Sub-13. Baptista está particularmente ansioso para a disputa do Brasileiro, onde vai correr na classe Júnior, porque a competição representa seu retorno após dois anos fora.
 
Em 2015, problemas de orçamento impediram sua presença, enquanto no ano passado o piloto foi vítima de uma caxumba, que acabou por resultar na sua ausência da prova. Depois de uma boa jornada nos últimos meses, sendo líder do Paulista, Felipe chega motivado e confiante a conquistar seu primeiro título do certame nacional.
Gianluca Petecof, Diego Ramos e Felipe Baptista: a esquadra jovem da Academia Shell Racing (Foto: José Mário Dias)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Estou animado para o Brasileiro. Estou liderando o Campeonato Paulista, então espero manter essa mesma forma para o Brasileiro. Estou treinando bastante, tanto no kart como também na academia para seguir com um bom preparo físico no fim de semana. Vou buscar ter o bom ritmo de corrida que venho mostrando. Conquistei a vaga na última no Skusa, em Las Vegas, então venho numa sequência muito forte. É buscar chegar lá com tudo”, disse Felipe ao GP.

 
O Brasileiro de Kart também vai marcar o retorno de Baptista ao kartódromo do Parque Beto Carrero. “Andei lá há muito tempo, em 2012, na Cadete, então conheço a pista. Vou correr na Júnior, que está sendo uma categoria bem disputada, e espero ir bem”, comentou o jovem, feliz pela chance proporcionada em disputar a competição e representar a Shell Racing.
 
“A Shell Racing tem nos ajudado muito em termos de estrutura, na forma como lidar com a imprensa, e também no sentido de encontrar o melhor equipamento para a gente. Estou com uma equipe muito boa, que é a ONS, que vem ajudando muito. Temos um kart muito bom e certamente vamos com tudo para o Brasileiro”, complementou Baptista.
 
 
De olho no tricampeonato
 
Mesmo muito jovem, com apenas 15 anos, Diego Ramos ostenta uma carreira de respeito no kartismo nacional. O piloto já tem dois títulos do Campeonato Brasileiro no currículo: 2014 na Super Cadete e em 2015, na Júnior Menor. A grande forma de Diego também se reflete com os títulos da Copa Brasil, na qual é tricampeão: 2015 na Júnior Menor e no ano passado em duas categorias: a Júnior e a F4 Graduados.
 
Com um retrospecto de enorme sucesso, Diego já tem claro seu objetivo para o próximo fim de semana em Penha. Pela vencedora equipe D2 Motorsport, Ramos vai buscar seu terceiro título brasileiro, que seria seu primeiro na classe Júnior.
Diego Ramos vai buscar o tricampeonato do Brasileiro de Kart (Foto: Bruno Gorski/Team Motorbiz)
“As expectativas para o Brasileiro são altas. Estamos nos preparando muito. Estivemos na pista treinando para deixar o equipamento no melhor acerto possível. Vai ser um orgulho poder representar a maior plataforma de patrocínio e fomento ao esporte a motor no Brasil que é a Academia Shell Racing. Vamos buscar o tricampeonato brasileiro de kart para igualar os títulos da Copa do Brasil”, declarou.
 
 
Em defesa do título
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Gaetano di Mauro se uniu à Academia Shell Racing para a temporada 2017. O paulista de 20 anos recebeu a chance de representar a marca no Brasileiro de Turismo, a categoria de acesso à Stock Car. E depois da primeira metade da temporada, Gaetano vem fazendo um belo papel: duas vitórias (em Goiânia e Curitiba) e a liderança do campeonato. A conquista no último fim de semana chega como um impulso a mais para o piloto buscar outra conquista histórica no kartismo nacional.

 
Di Mauro é dono de grande carreira na modalidade. Entre tantos títulos, o piloto é nada menos que tricampeão brasileiro de kart (2012, 2013 e 2016), além de campeão das 500 Milhas de Kart em 2013. Neste ano, Gaetano vai defender o título da classe Shifter, uma das mais concorridas e disputadas de todo o certame.
 
Em que pese sua nova jornada no Brasileiro de Turismo, Gaetano jamais deixou o kartismo de lado, sempre participando de provas não apenas no Brasil, mas também na Europa, onde compete pela marca CRG. No Brasileiro de Kart, Di Mauro vai representar a Techspeed, fábrica na qual é responsável pelo desenvolvimento do chassi. Por todo seu talento, retrospecto e conhecimento do kart, Gaetano di Mauro surge como um dos favoritos à conquista da taça.
Gaetano chega ao Brasileiro de Kart motivado pela grande fase na categoria de acesso à Stock Car (Foto: Fábio Davini/Vicar)
“Sempre participo do Brasileiro de Kart. É algo que me anima muito e é o principal evento de kart do ano, vem pilotos do país todo, então o nível é bem alto. Vou defender o título que ganhei no ano passado, então estou bem animado, focado, estou bem preparado”, disse Di Mauro ao GRANDE PRÊMIO, ressaltando a confiança para a prova. 
 
“A expectativa é buscar o tetra. Faço o Europeu de Kart pela CRG, e aqui no Brasil faço parte do desenvolvimento do chassi da TechSpeed na categoria Shifter. E eles são uma grande fábrica, e a Academia Shell Racing só vem a somar. Isso me dá uma motivação extra para acelerar ainda mais e buscar trazer mais um título”, emendou.
 
 
Trabalho em dobro e a volta à velha paixão
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

De todos os pilotos da Academia Shell Racing em ação no Brasileiro de Kart, o mais experiente e também o mais vencedor é Dennis Dirani, um dos maiores nomes da modalidade no país. Tetracampeão brasileiro, heptacampeão paulista, campeão da Copa Brasil e das 500 Milhas de Kart, o cartel do irmão de Danilo é recheado de conquistas. 
 

Dennis vem tendo um ano de muito trabalho e satisfação em 2017. Responsável direto pelo desenvolvimento do combustível Shell V-Power Racing na Porsche GT3 Cup, o piloto também faz o shakedown dos carros da categoria antes das etapas do campeonato chefiado por Dener Pires. O Brasileiro de Kart vai marcar o retorno de Dennis às competições da modalidade depois de um ano. E o piloto não esconde a motivação pelo reencontro com a velha paixão.

“Vou correr de Shifter com a equipe de fábrica da Techspeed tanto na Shifter como também na Graduados. São duas semanas diferentes: na primeira, as categorias dos mais novos e a Shifter; e a segunda para as categorias para os mais velhos e a Graduados, além da Sudam Junior. Vou correr nessas duas categorias", comentou Dirani ao GRANDE PRÊMIO durante sua jornada como 'coach' de Guilherme Samaia na F3 Inglesa em Spa-Francorchamps no último fim de semana.

Dennis Dirani vai encarar jornada dupla durante a primeira fase do Brasileiro de Kart (Foto: Fernanda Freixosa)

"Oficialmente eu não corro de kart há um ano. A última vez foi no Brasileiro de Kart do ano passado na Graduados. De Shifter, a última vez foi em 2015. Estou bem empolgado porque, depois de dez anos correndo por uma fábrica, vou correr por outra, e eles também estão bem empolgados”, complementou.


Dirani vai além e, ao lado do irmão, faz o trabalho de ‘coach’ de vários talentos do automobilismo nacional como Matheus Leist, Samaia e Matheus Iorio. Entre os pilotos da Academia Shell Racing, Dennis vai ser 'coach' de Petecof, cuja carreira já acompanha há seis anos. A dupla jornada é encarada com muita satisfação e entusiasmo pelo piloto-treinador, que não vê a hora de acelerar no kartódromo do Parque Beto Carrero.

"Vou trabalhar com o Gianluca dentre os pilotos da Shell, até porque ele está próximo de mim há seis anos, então é o piloto que eu mais ajudo. Claro que se algum outro piloto da Shell precisar, vou estar à disposição, mas diretamente estou ligado ao Gianluca em razão dos últimos anos, além de trabalhar ao lado de mais três ou quatro pilotos. Vai ser um campeonato bem puxado, com muito trabalho, mas posso dizer que em todo o Brasileiro fico tão empolgado como se fosse o meu primeiro. Gosto muito de kart, então estou muito feliz por, depois de um ano, voltar a competir. Se tudo der certo, vai ser em alto nível”, destacou Dennis.

A Academia Shell Racing vai com grande time para o Brasileiro de Kart em Penha (Foto: Jackson de Souza/RF1)
O formato de disputa
 
Dennis Dirani explicou também como o Brasileiro de Kart se desenrola ao longo da semana. “O campeonato começa com lacrações na segunda-feira; terça e quarta-feira são dias dos treinos livres. São dois treinos de 30 minutos, e como hoje são muitas categorias, elas são divididas entre manhã e tarde. A Shifter, por ser transmitida no SporTV, vai ser à tarde, e a corrida vai ser ao vivo à noite”.
 
“A forma de disputa funciona assim: uma tomada de tempos de dez minutos, três baterias classificatórias, e aí você tem a sua ordem de largada com base nessas três eliminatórias por meio de pontos, que vão formar o grid para a final. A final é uma corrida mais longa. Geralmente na Shifter são 25 voltas, dá mais ou menos 30 km. Cada categoria tem sua quilometragem específica, e quem vencer é o campeão brasileiro. É bem fácil de decidir, quem ganhou, levou”, detalhou o multicampeão brasileiro.
POSTURA DA GLOBO NA CORRIDA DO MILHÃO DA STOCK CAR MOSTRA DESPREZO PELO AUTOMOBILISMO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.