Da Costa leva corrida 2 da Stock Car de grave acidente com Di Mauro em Interlagos
António Félix da Costa triunfou na corrida 2 em Interlagos e se tornou o primeiro estrangeiro a vencer de forma individual na categoria. Nas voltas finais, Gaetano di Mauro foi protagonista de um pavoroso acidente
Um enorme susto marcou a corrida 2 da etapa de Interlagos da Stock Car, no começo da tarde deste domingo (16). António Félix da Costa fez história na principal categoria do automobilismo brasileiro ao se tornar o primeiro piloto estrangeiro a triunfar, de forma individual, depois de cruzar a linha de chegada na frente. O luso, atual campeão da Fórmula E, foi convidado para correr pela RC Eurofarma neste fim de semana como substituto de Ricardo Maurício, campeão da Stock Car, que testou positivo para Covid-19. Detalhe: Félix da Costa jamais havia vencido em Interlagos.
Mas o que marcou a disputa foi o grave acidente sofrido por Gaetano di Mauro nos instantes finais da corrida. O piloto da KTF, que vinha como um dos grandes nomes da corrida, tentou uma ultrapassagem dupla em cima de Daniel Serra e Guilherme Salas na entrada da reta e colocou seu carro no meio dos seus oponentes. Na tentativa, Gaetano decolou e bateu forte no muro, que não tinha barreira de proteção ou pneus, e teve o carro destruído. Por sorte, o piloto foi resgatado bem pelos fiscais de pista, ainda que depois de ter perdido a consciência após a batida. A corrida terminou com safety-car.
Relacionadas
A vitória de Félix da Costa foi histórica. Uma semana depois de triunfar em Mônaco na Fórmula E, o luso alcançou um feito inédito ao ser o primeiro estrangeiro a vencer de forma individual na Stock Car. Em 2015, o argentino Néstor ‘Bebu’ Girolami triunfou na corrida de duplas da categoria em Goiânia ao lado de Ricardo Maurício. Que, coincidentemente, teve o seu carro novamente vencedor, desta vez pelas mãos de Félix da Costa.
Daniel Serra, que foi desclassificado da classificação no sábado, largou em último na corrida 1 e em 24º na segunda prova, cruzou a linha de chegada em segundo e salvou bons pontos para o campeonato. Salas foi confirmado em terceiro lugar.
Ricardo Zonta foi o quarto colocado, enquanto Cacá Bueno fechou o top-5 neste domingo. Átila Abreu foi o sexto, enquanto Felipe Massa garantiu seu melhor resultado na Stock Car e concluiu a disputa em sétimo lugar. Denis Navarro foi o oitavo, Galid Osman — que perdeu uma grande chance de vencer após problema no reabastecimento durante seu pit-stop, fechou a corrida em nono, enquanto Bruno Baptista foi o décimo.
A próxima rodada dupla da Stock Car está marcada para 19 de junho no circuito do Velocitta, localizado em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Saiba como foi a corrida 2 da Stock Car em Interlagos
Com a regra do grid invertido dos dez primeiros colocados em relação à corrida 1, Galid Osman teve a chance de largar na frente na segunda prova do fim de semana de Stock Car em Interlagos e dividiu a primeira fila com o luso António Félix da Costa. Logo atrás, vieram Pedro Cardoso e Denis Navarro na segunda fila. Em contrapartida, Gabriel Casagrande, vencedor da corrida 1, partiu em décimo.
Mas quem surpreendeu no começo da disputa foi Navarro, que ganhou as posições de Cardoso e Félix da Costa e subiu para a segunda colocação, só atrás de um imbatível Galid, que seguia em primeiro com o carro da nova equipe Pole Motorsport.
Navarro, com o desenrolar da corrida, foi o primeiro piloto a fazer seu pit-stop e naturalmente perdeu algumas posições. Mas logo depois os demais pilotos fizeram suas respectivas paradas na sequência da corrida em Interlagos, inclusive Félix da Costa, que chegou a estar em segundo depois do pit-stop do competidor da Cavaleiro.
Quem deixou seu pit-stop para o fim da janela foi Galid, que entrou para os boxes quando restavam 12min40s para o fim da disputa em São Paulo. AFC, que vinha mais atrás, tentava se desvencilhar do tráfego para buscar retornar à frente.
Osman se deu mal no pit-stop em razão de um problema no reabastecimento e perdeu muitas posições, caindo para décimo lugar. Quem assumiu a liderança, depois de ter largado em 26º, foi Guilherme Salas, que apostou tudo na corrida 2 e passou Félix da Costa na reta dos boxes. Mas o jovem piloto da KTF era pressionado pelo campeão mundial da Fórmula E, que estava em segundo, enquanto Daniel Serra, companheiro de equipe do português neste fim de semana, vinha em terceiro, seguido de perto por Matías Rossi.
Ainda durante a janela para pit-stop obrigatório, Gustavo Frigotto abandonou na saída do pit-lane, já na Reta Oposta, depois de ver uma roda do seu carro se soltar.
Com melhor ritmo de prova, Félix da Costa acionou o botão de ultrapassagem na volta 12 conseguiu fazer a ultrapassagem em cima de Salas para assumir a liderança da corrida.
Já Matías Rossi, que está de volta à Stock Car depois de ter ficado fora da etapa de Goiânia, caminhava para ter uma grande corrida, mas viu suas pretensões naufragarem em razão de um pneu furado. Em contrapartida, Gaetano di Mauro, um dos grandes nomes da rodada dupla de abertura do campeonato, voltava a brilhar em Interlagos e lutava com Daniel Serra por um lugar no pódio paulistano.
Pouco antes da abertura da última volta, Serra e Salas lutavam pelo segundo lugar. Di Mauro, que estava logo atrás, tentou se colocar entre os dois carros, decolou e bateu muito forte no muro da entrada da reta dos boxes. Por sorte, o jovem de 23 anos foi retirado bem, embora zonzo em razão da batida.
A direção de prova acionou o safety-car que, na prática, determinou o fim da corrida com a vitória de Félix da Costa.
Stock Car 2021, Interlagos, corrida 2, final:
1 | A DA COSTA | RC EUROFARMA CHEVROLET | 33:26.630 | 19 voltas |
2 | D SERRA | RC EUROFARMA CHEVROLET | +2.942 | |
3 | G SALAS | KTF CHEVROLET | +4.815 | |
4 | R ZONTA | RCM TOYOTA | +1:54.983 | |
5 | C BUENO | CROWN CHEVROLET | +1.57.795 | |
6 | A ABREU | POLE/SHELL CHEVROLET | +1:59.256 | |
7 | F MASSA | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | +2:00.574 | |
8 | D NAVARRO | CAVALEIRO CHEVROLET | +2:01.713 | |
9 | G OSMAN | POLE/SHELL CHEVROLET | +2:03.850 | |
10 | B BAPTISTA | RCM TOYOTA | +2:04.948 | |
11 | C RAMOS | IPIRANGA TOYOTA | +2:06.572 | |
12 | T KANAAN | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +2:07.931 | |
13 | N PIQUET | MX PIQUET TOYOTA | +2:10.734 | |
14 | D NUNES | BLAU CHEVROLET | +2:12.376 | |
15 | R. SUZUKI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +2:13.270 | |
16 | T CAMILO | IPIRANGA TOYOTA | +2:17.282 | |
17 | J CAMPOS | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | +2:18.864 | |
18 | A KHODAIR | BLAU CHEVROLET | +2:20.947 | |
19 | B MONTEIRO | CROWN CHEVROLET | +2:21.990 | |
20 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | +2:23.330 | |
21 | M ROSSI | FULL TIME TOYOTA | +2:25.470 | |
22 | G DI MAURO | KTF RACING CHEVROLET | +2 voltas | |
23 | G CASAGRANDE | VOGEL CHEVROLET | +8 voltas | |
24 | G FRIGOTTO | RKL CHEVROLET | +11 voltas | |
25 | P CARDOSO | KTF RACING CHEVROLET | +12 voltas | |
26 | L FORESTI | KTF CHEVROLET | +16 voltas | |
27 | F LAPENNA | HOT CAR CHEVROLET | +18 voltas | |
28 | C HAHN | BLAU II CHEVROLET | +18 voltas | |
29 | S JIMENEZ | MX PIQUET TOYOTA | +18 voltas | |
30 | G LIMA | VOGEL CHEVROLET | – | |
31 | M GOMES | CAVALEIRO CHEVROLET | – | |
32 | R BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | – |