Stock Car

Camilo domina de ponta a ponta e vence segunda no ano na corrida 1 em Goiânia. Zonta e Serra fecham top-3

A segunda vitória em 2019 e a 25ª na carreira vieram para Thiago Camilo neste domingo (19), na corrida 1 da etapa de Goiânia da Stock Car. Saindo da pole-position, ele não foi ameaçado em nenhum momento pelos rivais, que se contentaram em lutar pelo restante do pódio. Nesta briga, Ricardo Zonta passou Daniel Serra na largada e levou vantagem

Grande Prêmio, de Goiânia / FELIPE NORONHA, de Goiânia
De ponta a ponta, Thiago Camilo fez na corrida 1 deste domingo (19) em Goiânia a prova mais dominante da Stock Car 2019 até o momento, para vencer com tranquilidade pela segunda vez no ano, após a terceira pole-position

Apesar de afirmar que poderia repensar um triunfo para tentar mais pontos na segunda corrida do dia, Camilo começou a abrir vantagem para os rivais logo cedo, mantendo sempre mais de 2s à frente, e mesmo com um pit-stop mais lento que os adversários venceu com facilidade. 

Foi a 25ª vitória da carreira dele, que teve Ricardo Zonta e Daniel Serra, nesta ordem, ao seu lado no pódio. Zonta bateu o atual bicampeão já na largada, após a primeira curva, e não teve dificuldades para manter vantagem - mesmo que não tenha conseguido brigar, de fato, pela vitória.

Serra, porém, assumiu a liderança, enquanto Camilo pulou para segundo. Barrichello, antes primeiro colocado, caiu para terceiro na primeira parte do dia em Goiânia.

A segunda corrida da rodada dupla de Goiânia acontece logo mais, às 14h08 (horário de Brasília) deste domingo. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo 'in loco' com o repórter Felipe Noronha.
Thiago Camilo (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car no Velo Città

Com a pista extremamente quente (acima dos 60 °C),  Camilo segurou a pole na largada da corrrida 1 na capital goiana. Serra não teve tanta sorte: já na primeira curva, Zonta colocou por dentro e tomou o segundo lugar - curiosamente, Zonta só conseguiu ter certeza de que participaria momentos antes da largada, já que estava com problemas de câmbio, resolvidos já com o grid formado. Quem também saiu bem foi a dupla da Prati Donaduzzi: Julio Campos e Valdeno Brito. Ambos passaram Max Wilson e se colocaram atrás de Rubens Barrichello já na primeira volta - Ricardo Maurício, que saiu em quinto, passou o #111. Campos, na volta 3, também passou Barrichello. 

O primeiro a recolher para pensar na corrida 2 foi Felipe Fraga, que não conseguiu repetir o bom desempenho das etapas anteriores desde o começo dos treinos em Goiânia. Segundo a Cimed, o motor do #88 sofreu com superaquecimento. Bia Figueiredo, que foi à grama na largada, também abandonou cedo. Enquanto isso, na frente, Camilo abria mais de 2s para Zonta, lutando pela vitória apesar de apontar que poderia pensar mais na estratégia que no triunfo

Enquanto a batalha na frente do grid seguia sem troca de posições, do meio para o fim os abandonos propositais para foco na corrida 2 seguiam: Cesar Ramos e Raphael Reis assim o fizeram por exemplo. Barrichello, por sua vez, devolvia a ultrapassagem de Campos, com o push, para retomar o quinto lugar. Eles já ficavam mais de 4s atrás do pelotão da frente, porém (mesma distância que Camilo conseguia abrir para Zonta).
Rubens Barrichello (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Quando a janela dos boxes abriu, os primeiros a pararem foram os do meio do grid, já pensando em estratégias para a corrida 2. Marcos Gomes, porém, seguia focado na 1, e já era 8° colocado, passando Valdeno Brito, após largar em 13°. Já entre os líder, Serra foi o primeiro a partir para os boxes, na volta 17. No giro seguinte, tanto Camilo quanto Zonta pararam, o que fez Serra voltar na liderança e com a pista livre para tentar uma investida na primeira colocação.

Camilo, porém, perdeu 3s a mais nos boxes do que Zonta, e a dupla voltou colada na pista - aainda à frente de Serra, porém. Barrichello e Campos optaram por continuar na pista por mais tempo. E o #111 repetiu a tática tradicional da Full Time: foi o último do pelotão da frente a entrar, para tentar subir no grid sem tráfego na pista.

Se não passou o trio da frente, voltou à pista apenas 2s atrás de Serra. Camilo seguiu mostrando força e abriu, novamente, distância para Zonta. Wilson e Maurício passaram Barrichello, tal como Gomes, que seguia avançando, chegando ao sexto lugar. 
Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Nos cinco minutos finais, pilotos que haviam recolhido já no começo da prova voltaram à pista para aquecer para a corrida 2. As batalhas mais emocionantes da corrida passaram a acontecer no final do top-10. Primeiro Diego Nunes deixou o topo da tabela ao ser ultrapassado pela dupla da Prati, com Brito à frente. Cacá bueno, por sua vez, perdeu a posição para Galid Osman, em sua melhor prova na temporada até aqui, no oitavo lugar então.

Na frente, porém, vitória tranquila para Camilo, sua segunda na temporada: beirando os 3s de vantagem para Zonta - que, por sua vez, voltou a pontuar, lutando para se recuperar dos pontos perdidos pela desclassificação no Velo Città. Serra controlou a terceira posição e foi seguido pelo companheiro de Eurofarma, Maurício. Wilson foi ultrapassado por Gomes e, na ordem invertida, estes completaram o top-6, com Barrichello, Osman, Bueno e Campos, que passou Brito no final (garantindo a pole da corrida 2), fechando os 10 primeiros. 

Stock Car 2019, Goiânia, corrida 1, final:

1 T CAMILO Ipiranga 42:28.794 29 voltas
2 R ZONTA Shell V-Power +1.915  
3 D SERRA RC Eurofarma +4.407  
4 R MAURÍCIO RC Eurofarma +5.875  
5 M GOMES KTF +7.041  
6 M WILSON RCM +7.981  
7 R BARRICHELLO Full Time +13.755  
8 G OSMAN Shell Helix Ultra +14.491  
9 C BUENO Cimed +15.286  
10 J CAMPOS Prati Donaduzzi +15.834  
11 V BRITO Prati Donaduzzi +15.936  
12 A KHODAIR Blau +18.008  
13 D NUNES KTF +18.999  
14 L FORESTI Vogel +19.429  
15 B BAPTISTA RCM +28.808  
16 D NAVARRO Cavaleiro +32.640  
17 R SUZUKI Hot Car +39.719  
18 A ABREU Shell V-Power +52.101  
19 G CASAGRANDE Crown +1:20.243  
20 G DI MAURO Shell Helix Ultra + 1 volta  
21 N PIQUET Full Time + 2 voltas  
22 M COLETTA Cimed + 3 voltas  
23 F LAPENNA Cavaleiro + 5 voltas  
24 F FRAGA Cimed + 18 voltas  
25 R REIS Carlos Alves + 18 voltas  
26 C RAMOS Blau + 19 voltas  
27 B FIGUEIREDO A. Mattheis + 20 voltas  
28 G LIMA Vogel + 23 voltas  
29 P CARDOSO Hot Car + 23 voltas