Camilo fica a 0s176 de recorde de poles e pensa em mudança de estratégia: “É um jogo de xadrez”

Thiago Camilo chegou muito perto de se isolar como recordista de poles seguidas na Stock Car - mas, neste sábado (20), Julio Campos tomou o posto em Santa Cruz do Sul. Para o piloto da Ipiranga, porém, tudo bem: a posição é boa para uma mudança de estratégia e, consequentemente, mais pontos na briga pelo título

A Stock Car é, de fato, um jogo de xadrez: às vezes, a estratégia vale mais a pena do que a velocidade pura. E é com esse pensamento que Thiago Camilo vai para a rodada dupla de Santa Cruz do Sul. É que, neste sábado (20), acabou sua série de poles seguidas – mas ainda bem posicionado, na primeira fila do grid da corrida 1. 

O que muda entre largar na frente e logo atrás? Na Stock Car, muita coisa, e o piloto da Ipiranga sabe disso. Ao GRANDE PRÊMIO, ele contou que já pensa no que fazer de forma diferente para se manter na liderança do campeonato.

"Aqui, eu não sei se vale a pena você sair para o tudo ou nada para vencer a primeira corrida,  porque a segunda você conta praticamente com zero pontos", afirmou. E por quê? "Porque você desgasta o carro todo, e praticamente não tem equipamento para disputar, já que você usou todos os botões de ultrapassagem."

"A corrida 1 é isso, usar a maioria dos botões e o limite do carro. Foi o que fiz nas vitórias. Aqui, fazendo isso, a gente abre mão da segunda. Porém, a segunda vale bastante ponto. A gente já viu que não adianta abrir mão da segunda. É um jogo de xadrez, vamos precisar pensar bastante. Aqui é um pouco diferente do que só pensar em vencer a primeira", explicou.

Thiago Camilo e Andreas Mattheis em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Paddockast #25
Bênçãos e Maldições da Fórmula E

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

A novidade de sair em segundo no grid, algo que não havia ocorrido em 2019, fez também com que o #21 perdesse o recorde isolado de poles consecutivas. Com as quatro anteriores, ficou empatado com Cacá Bueno, que fez o mesmo número em 2011. 

Dia triste, então? Nada disso, segundo Camilo: "Acho que numa Stock Car, neste nível, não tem como ser negativo. Cinco corridas, cinco primeiras filas. É super positivo o resultado."

"Acho que estamos no caminho certo, evoluímos. Não fiz a pole, mas a equipe fez (Julio Campos, o pole, é da Prati Donaduzzi, "equipe-irmã" da Ipiranga). Trabalhamos de certa forma juntos no desenvolvimento. É um resultado positivo", disse. Ele ficou a 0s176 da marca de Campos, que foi 1min19s545.

Thiago Camilo em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Ele também lembrou as dificuldades pelas quais a Ipiranga passou em 2019, longe da briga pelas primeiras posições, e celebrou a evolução, mesmo sem a pole: "É além do que  gente imaginava para esse início de ano.depois do que aconteceu ano passado. É muito difícil você recuperar terreno aqui na Stock Car, pela competitividade da categoria."

"Sendo sincero, quando entrei em quarto no Q2, meu carro estava bem difícil, um pouco traseiro nos trechos de baixa e dianteiro nos de alta, e a gente não pode mexer no carro (durante a classificação). Então já estava na minha cabeça que colocar o carro entre terceiro e quinto estava muito bom. O Julio, que foi superior a classificação inteira, conseguiu fazer uma boa volta e parabéns para ele. Como ele acertou nessa equipe, acertei nas outras. É sempre no detalhe, vamos pensar na corrida", finalizou o líder da Stock Car 2019.

A largada da corrida 1 da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car está marcada para 11h (horário de Brasília) deste domingo, enquanto a segunda prova tem início previsto para 12h02. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo 'in loco' com o repórter Felipe Noronha. Siga tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.