Com restrição de entrada de estrangeiros, Toyota espera data para ter Rossi na Stock Car

Matías Rossi, titular da Full Time para 2020, é argentino, e por isso precisa de autorização para entrar no Brasil, que fechou fronteiras em razão da pandemia do coronavírus

Paddockast #67 | Barrichello melhor que Schumacher?
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM

A Toyota trabalha para que sua estreia na Stock Car em 2020 não seja com desfalque. É que Matías Rossi, a novidade da marca na categoria, é argentino – e, por isso, pode não ser autorizado a entrar no país no momento.

A situação é a seguinte: o governo federal publicou no dia 22 de maio a Portaria Interministerial n° 255/2020, que restringe a entrada de estrangeiros no Brasil, em razão da pandemia do novo coronavírus, por vias terrestres, aéreas e transporte aquaviário.

No último dia 20 de junho, a portaria foi prolongada por mais 15 dias a partir de seu final – ou seja, ela passa a valer de 22 de junho até 6 de julho.

Matías Rossi será parceiro de Rubens Barrichello na Stock Car em 2020 (Foto: Toyota Gazoo Racing)

Só que a Stock Car planeja, mesmo sem a certeza do palco a recebê-la, iniciar sua temporada 2020 no dia 5 de julho: ou seja, dentro do período restritivo.

Assim, a Toyota, que tem Rossi em seu quadro de pilotos, precisa conseguir uma autorização para que ele possa entrar no Brasil e pilotar pela Full Time. O primeiro passo é aguardar que, de fato, a data seja confirmada.

O GRANDE PRÊMIO apurou que a marca já trabalha com essa situação e planeja ter o piloto argentino correndo pela equipe que também tem Rubens Barrichello no #111 na abertura da temporada (Rossi fica com o carro #117).

Para que estrangeiros consigam essa autorização, o governo lista possibilidades, mas poucas se enquadram no caso. O contrato de trabalho de Rossi com a marca e com a Full Time é um dos trunfos na tentativa, que é lapidada pela Toyota na Argentina.

Rossi foi ausência, mas a Full Time teve não só Barrichello, mas também Nelsinho Piquet e Rafael Suzuki, dupla de sua segunda equipe, nos testes com o novo Corolla feitos na última quinta-feira (25), no Velo Città.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.