Dona de quatro vitórias em corridas 2, Shell V-Power mira triunfo na primeira prova na etapa de Londrina

A Stock Car volta a Londrina para a disputa da décima etapa da temporada 2018 e vem embalada por uma série de vitórias de Átila Abreu, que já ganhou três vezes no ano, e Ricardo Zonta, que triunfou em Campo Grande. A meta, agora, é subir ao topo do pódio da corrida 1 no domingo

A Stock Car disputa, neste fim de semana, a décima etapa da temporada 2018. Londrina volta ao calendário depois que a Comissão Nacional de Circuitos da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) vetou Tarumã pela falta de reformas para melhorar a segurança do autódromo. Assim, o norte do Paraná regressa como palco da principal categoria do automobilismo nacional e traz grandes objetivos para a Shell V-Power. 
 
A equipe, chefiada pelo engenheiro Thiago Meneghel, já venceu quatro vezes na temporada, sendo três com Átila Abreu — em Santa Cruz do Sul, Cascavel e na última etapa, no Velo Città — e com Ricardo Zonta, em Campo Grande. Mas todos os triunfos foram obtidos na corrida 2. A meta, agora, é triunfar na primeira prova da etapa neste fim de semana.
 
Em terceiro lugar no campeonato entre as equipes, a Shell V-Power mostra a excelência do trabalho em termos de estratégia, o que levou o time a vencer de forma consecutiva nas três últimas etapas — Campo Grande, Cascavel e Velo Città — na corrida 2. No entanto, o time ainda sente que é preciso dar um considerável salto de qualidade no quesito ritmo de classificação para que seja possível também obter grandes resultados na corrida 1, a principal da etapa e também a que distribui mais pontos.
Átila Abreu vem embalado pela série de vitórias ao longo da temporada (Foto: Fábio Davini)

O desafio em Londrina é novamente um circuito travado, que é bastante afeito ao gosto de Átila. O traçado tem um total de 3.055 m. A ultrapassagem, mesmo com o acionamento do push-to-pass, é naturalmente complicada, e o asfalto abrasivo é mais um complicador por conta do alto consumo de pneus. E o calor, que se fez presente na etapa disputada em maio, pode representar mais uma condição desafiadora para os pilotos que, por outro lado, devem correr diante de um grande público novamente.

 
Zonta, que está elegível na votação do Fan Push neste fim de semana — Átila Abreu recebeu o botão de ultrapassagem extra após ser um dos eleitos pelos fãs na etapa do Velo Città —, reforçou o desejo da Shell V-Power de triunfar na principal prova do domingo.
 
“Londrina é uma pista que gosto bastante, difícil e bem técnica. Temos de focar na primeira corrida e, para isso, temos de ter um carro rápido. Não adianta chegarmos lá com a mentalidade de ganhar a segunda corrida, que ganhamos por causa da estratégia e não da performance do carro”, disse.
Ricardo Zonta destacou a importância de triunfar também na corrida 1 (Foto: José Mario Dias)

“Minha vontade é trabalhar o máximo possível para tentar evoluir o carro para a classificação e ter potencial para chegar entre os três primeiros na primeira corrida. Mas, se não der para isso, vamos fazer uma estratégia para a segunda corrida”, complementou o dono do carro #10.

 
Átila, convidado especial do Paddock GP na última terça-feira, acredita que correr em Londrina é melhor, neste momento, em relação a Tarumã, pelo fato de considerar que o autódromo gaúcho não oferece as mesmas condições de segurança.
 
“Estou animado. Não havia a expectativa de Londrina estar no calendário pela segunda vez. A troca de Tarumã pegou todos de surpresa. Particularmente prefiro Londrina do que Tarumã por estar em melhores condições para sediar uma etapa da Stock Car, infelizmente, porque Tarumã é uma bela pista que, com um pouco de capricho, estaria apta a receber uma etapa. Mas, uma vez que Londrina está de volta ao calendário, vai ser uma pista na qual todos estiveram lá neste ano, e recentemente”, declarou.
 
O sorocabano lembrou que esteve bem perto de subir no lugar mais alto do pódio na corrida 2, mas perdeu a conquista por conta de uma falha no procedimento de pit-stop. “Ficou o gostinho de quase vitória, principalmente na corrida 2, para a qual nos preparamos já na corrida 1 com um bom pit-stop, mas uma pequena falha na busca por mais velocidade fez com que tomássemos a punição. Agora vou ter a chance de conquistar essa vitória e, obviamente, vencer em três etapas na sequência”.
Áo lado de Átila, Thiago Meneghel ressaltou o crescimento da Shell V-Power nas últimas etapas (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)

“É aproveitar o momento da equipe, que está indo bem e melhorando o carro a cada etapa, ganhando performance e confiança. É transformar isso em mais uma vitória e crescer no campeonato, pois estamos próximos de brigar pelo terceiro lugar, apesar de todos os problemas que tivemos no ano”, acrescentou o #51, oitavo colocado no campeonato, com 141 pontos, a exatos 20 do quarto, Marcos Gomes, e 22 de Cacá Bueno, o terceiro.

 
Thiago Meneghel, chefe da Shell V-Power, vai para o norte do Paraná com muita confiança em novamente conseguir mais um bom resultado na temporada.
 
“O pessoal está animado para voltar a Londrina, historicamente andamos bem lá. Estamos ansiosos para deixar de ganhar as corridas 2 para ganhar as corridas 2, mas para isso precisamos largar mais à frente. O nosso principal foco é esse para conseguir pensar na primeira corrida. Mas, de toda forma, os nossos dois pilotos vêm crescendo no campeonato, marcando bons pontos. Então temos mais três etapas e vamos tentar ficar entre os primeiros no campeonato”, afirmou o engenheiro.
 
Os trabalhos do fim de semana começam na manhã de sexta-feira com o shakedown, às 9h (horário de Brasília), e o primeiro treino livre, às 10h, com 35 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos. A segunda sessão de treinos livres está marcada para 13h20, com a mesma duração. No sábado, a partir de 9h40, acontece o terceiro treino livre, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Stock Car no YouTube, enquanto a sessão que vai definir o grid de largada está marcada para 13h, com transmissão pelos canais SporTV.
 
No domingo, os pilotos aceleram pela manhã para 15 minutos de warm-up, o treino de aquecimento para verificação das condições do carro e da pista. Depois do período de uma hora para visitação dos fãs aos boxes, a largada da corrida 1 está marcada para 12h. Já a corrida 2, o desfecho da décima e antepenúltima etapa do calendário, acontece às 13h05, todas com duração de 40 minutos mais uma volta e transmissão ao vivo pelos canais SporTV.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.