Felipe Baptista confirma domínio em Goiânia e vence corrida principal da Stock Car

O piloto da Crown Racing liderou os 50 minutos de prova em Goiânia e faturou o segundo triunfo da Stock Car na carreira. Massa e Casagrande completam o pódio

Felipe Baptista não teve dificuldades na Stock Car deste domingo (3) e levou, de ponta a ponta, a vitória na corrida principal. Foi a segunda vitória do jovem estreante na Crown Racing na categoria. Felipe Massa fechou a etapa na segunda posição e Gabriel Casagrande completou o pódio em Goiânia.

Rubens Barrichello fez grande corrida de recuperação saindo da 20ª colocação e terminou a prova em quarto. No entanto, chamaram a atenção na abertura da temporada algumas situações: Thiago Camilo correu boa parte da prova com um inflado de publicidade na categoria preso à sua asa traseira.

Além disso, a dupla da Eurofarma-RC, Daniel Serra e Ricardo Maurício, tiveram problemas na parada obrigatória, quando a porca para travar o pneu soltou e ambos abandonaram. Felipe Fraga também sofreu com este problema e não completou os 75% para poder obter a pontuação.

Nota da redação: Nelsinho Piquet teve 20s acrescidos ao seu tempo de prova por usar o push-to-pass na relargada. Mesma punição aplicada pelos comissários de prova a Gabriel Robe, Zezinho Muggiati, Arthur Leist e Gianluca Petecof.

Stock Car volta às pistas nos dias 23 e 24 de março, com a segunda etapa disputada em rodada dupla no Velocittà. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa durante todo o ano.

Saiba como foi a corrida principal da Stock Car em Goiânia:

A largada da corrida principal em Goiânia (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Antes da largada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, uma linda homenagem foi feita pela categorias aos pilotos Wilson Fittipaldi, morto em fevereiro, e Gil de Ferran, que faleceu em dezembro de 2023. Os capacetes dos dois ficou ao lado do troféu de campeão da Stock Car e um minuto de silêncio foi respeitado a eles.

Na pista, dia aberto com sol a pino e 29ºC a céu aberto. A pole era de Felipe Baptista, com Massa ao seu lado e, assim, que a bandeira verde foi acionada, quem levou a melhor foi o jovem da Crown Racing. O carro de Ricardo Zonta entrou em modo de segurança e, por isso, caiu para a última colocação.

Fraga perdeu a roda dianteira esquerda antes da curva zero, um final de semana para esquecer do piloto da Blau Motorsport. Raphael Teixeira abandonou a corrida. Rubens ganhou duas posições e saltou para 15º colocado.

O #121 abria pouco mais de 2s de vantagem para Massa, que lutava para segurar a dupla da Eurofarma-RC. A direção de prova anunciou, na abertura da quarta volta, que está investigando Fraga e Gianluca Petecof. Gabriel Robe foi tocado enquanto disputava posição e foi dar um rolê na grama.

Di Mauro abandona a prova em Goiânia (Foto: Reprodução/Stock Car)

Na briga pela quinta posição entre os companheiros de A. Mattheis Vogel, melhor para Casagrande, ao ultrapassar Lucas Foresti que cometeu um erro. Gaetano Di Mauro, com fogo no motor do carro, parou na pista, abandonou a prova e o safety-car foi acionado.

Pouco mais de dez minutos de paralisação e, na volta 11, a corrida recomeçou faltando 33 para o fim da corrida. A temperatura do asfalto goiano chegava a 50º C. Na relargada, nada de mudanças no top-5 e, enfim, boxes abertos: hora da parada obrigatória para troca de pneus.

Na saída do pit-lane, Camilo passou por cima do inflado com a publicidade da Stock e ela ficou presa na asa traseira do piloto da Ipiranga Racing. Massa fez sua troca de pneus e, na volta 14, hora das paradas de Maurício e Serra.

Camilo com problemas na asa traseira de seu Toyota (Foto: Rafael Gagliano/Hyset)

A direção de prova anuncia a obrigatoriedade da entrada nos boxes para Camilo retirar o que está preso na asa. Faltando 25 minutos para o fim, hora do líder Felipe fazer sua troca de pneus. Ele voltou na frente do piloto da TMG Racing.

Os comissários anunciam investigação pelo uso de push-to-pass na largada por Zezinho Muggiati e Nelsinho Piquet. Após a sua parada, Daniel perdeu a roda dianteira esquerda quando a rosca de trava escapou e o tricampeão abandonou a prova, saindo zerado na pontuação.

Serra com problemas na roda dianteira esquerda em Goiânia (Foto: Duda Bairros)

Maurício também sofreu do mesmo problema que seu companheiro de equipe, só que a roda que ficou solta foi a dianteira direita. Fim de prova para os dois pilotos e impressionante o que acontece com a equipe de Meinha!

Nelsinho ultrapassa Allam Khodair e assume a oitava posição. A estratégia de Rubinho deu muito certo e o piloto da Mobil Ale saltou da 20ª para a sexta colocação. E o bicampeão queria mais, acionando o botão de ultrapassagem e indo com tudo para cima de Bruno Baptista pelo quinto lugar.

Ricardo Maurício também foi vítima do erro da Eurofarma-RC nos boxes em Goiânia (Vídeo: Reprodução/Stock Car)

Na abertura da volta 26, Barrichello usou o push-to-pass para ultrapassar Foresti pela quarta posição, chegou a conseguir a manobra na curva 1, mas um erro cometido devolveu o posto para o #12 da A. Mattheis Vogel.

Átila Abreu colocou por dentro e assumiu a nona posição, ultrapassando Dudu Barrichello. A dois minutos do fim, Rubens consegue a manobra em cima de Foresti e pulou para a quarta colocação.

Lá na frente, Felipe Baptista passeou durante os 50 minutos de corrida e levou para a casa a vitória na corrida principal, com Massa em segundo e Casagrande em terceiro.

O pódio da corrida principal em Goiânia (Foto: Duda Bairros)

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Stock Car 2024, Etapa 1, Goiânia, Corrida Principal, Resultado Final (com punições pelo uso do push-to-pass na relargada):

Pos.CarroPilotoEquipe  
1121F BAPTISTACROWN RACING TOYOTA33 Voltas 
219F MASSATMG RACING CHEVROLET+ 5.353 
383G CASAGRANDEA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+ 7.227 
4111R BARRICHELLOMOBIL ALE TOYOTA+ 13.863 
512L FORESTIA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+ 15.375 
64J CAMPOSPOLE MOTORSPORT CHEVROLET+ 16.147 
744B BAPTISTARCM MOTORSPORT TOYOTA+ 20.459 
851A ABREUPOLE MOTORSPORT CHEVROLET+ 24.511 
991D BARRICHELLOMOBIL ALE TOYOTA+ 25.926 
1018A KHODAIRBLAU MOTORSPORT CHEVROLET+ 27.042 
1185G SALASKTF RACING CHEVROLET+ 28.307 
1228E ELIASCROWN RACING TOYOTA+ 28.855 
1330C RAMOSIPIRANGA RACING TOYOTA+ 29.572 
140C BUENOKTF SPORTS CHEVROLET+ 31.939 
158R SUZUKITMG RACING CHEVROLET+ 38.846 
1633N PIQUET JRCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET+ 39.028+20s 
1738Z MUGGIATIKTF RACING CHEVROLET+ 47.837+20s 
18101G PETECOFFULL TIME SPORTS TOYOTA+ 1:00.372+20s
1910R ZONTARCM MOTORSPORT TOYOTA+ 1:02.170 
2081A LEISTFULL TIME SPORTS TOYOTA+ 1:15.495+20s
2135G ROBEGARRA RACING CHEVROLET+ 1:17.471+20s 
2221T CAMILOIPIRANGA RACING TOYOTA+ 1:18.607 
2395L KOHLGARRA RACING CHEVROLET+ 1 volta 
2488F FRAGABLAU MOTORSPORT CHEVROLETAbandonou 
2590R MAURÍCIOEUROFARMA-RC CHEVROLETAbandonou 
2629D SERRAEUROFARMA-RC CHEVROLETAbandonou 
2711G DI MAUROCAVALEIRO SPORTS CHEVROLETAbandonou 
2837R TEIXEIRAASR COMPETIÇÕES CHEVROLETAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.