Di Mauro aproveita estratégia e garante primeira vitória pela Stock Car no Velopark

Com diversos adversários precisando cumprir uma parada obrigatória no final da corrida, Gaetano Di Mauro fez uso de estratégia correta para assumir o primeiro lugar nas últimas voltas

Gaetano di Mauro venceu a corrida 1 da Stock Car, válida pela sexta etapa da temporada no Autódromo do Velopark, no Rio Grande do Sul. Cesar Ramos e Matias Rossi completaram o pódio de uma corrida que se tornou caótica com diversos acidentes, quatro entradas diferentes de safety-car e até mesmo uma pancada no muro de Lucas Foresti em plena bandeirada. Foi a primeira vitória do piloto da KTF na categoria.

O GRANDE PRÊMIO acompanha a Stock Car AO VIVO com cobertura completa de todas as atividades a serem disputadas neste fim de semana no Velopark. No domingo (3), a Corrida 2 está marcada para às 14h45 (Horário de Brasília).

LEIA MAIS:
Casagrande leva a melhor em duelo com Zonta e vence corrida 1 da Stock Car no Velopark
Piquet bate Rossi no fim e fatura corrida 2 da Stock Car no Velopark
Casagrande celebra pole-position no Velopark e garante: “É só o começo”
Casagrande aumenta vantagem para Serra com vitória no Velopark. Veja classificação

Saiba como foi a corrida 1 no Velopark:

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A largada, que aconteceu sob safety-car, começou já com o líder abandonando: Marcos Gomes não chegou à terceira curva e parou o carro na grama, e Felipe Baptista aproveitou para assumir a primeira posição. Ainda na primeira volta, o incidente do pole-position causou a ativação da bandeira amarela e a entrada do safety-car.

Neste momento, o top-10 tinha a seguinte ordem: Baptista, Felipe Massa, Guilherme Salas, Felipe Lapenna, Gaetano Di Mauro, Galid Osman, Ricardo Maurício, Gabriel Robe, Lucas Foresti e Daniel Serra.

Em pleno safety-car, Allam Khodair perdeu o controle do carro enquanto tentava aquecer os pneus no asfalto molhado e atingiu a barreira de proteção, abandonando a disputa. Logo depois, diversos pilotos optaram por fazer uma parada não-obrigatória nos boxes: Rubens Barrichello, Gabriel Casagrande, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta.

A relargada aconteceu na sexta volta, com Felipe Baptista mantendo a liderança sem maiores problemas. Lapenna se defendeu do ataque de Gaetano di Mauro e manteve o quarto lugar, enquanto Serra e Jimenez passaram a batalhar pela décima posição.

Khodair rodou enquanto tentava aquecer os pneus (Foto: Reprodução/Stock Car)

O pelotão continuou andando muito próximo nas voltas seguintes, com os carros separados por questões de décimos. Em batalha pela primeira posição, Felipe Massa levou a pior na batalha com Baptista, sofreu danos na dianteira do carro da Lubrax ao passar pela grama e perdeu a suspensão — mais um piloto fora da corrida, e mais um safety-car na pista.

Com pouco menos de 15 minutos no relógio, a corrida foi retomada na 12ª volta com Baptista ainda em primeiro, seguido por Salas e Lapenna. Mauricio e Di Mauro completavam o top-5 neste momento. No fundo do grid, uma forte batalha se formou entre Gianluca Petecof, Cacá Bueno e Daniel Navarro — melhor para ele, que assumiu a 17ª posição.

No momento seguinte, mais um piloto fora da disputa: Gabriel Casagrande rodou após disputa com Zonta e parou na pista, causando a ativação do terceiro safety-car em 14 voltas. Assim, novamente vários pilotos optaram por se dirigir aos boxes. Em uma das paradas, Diego Nunes perdeu o carro na saída do pit-lane e foi parar na grade de proteção — literalmente atravessado no alambrado.

Na volta 16, enfim a relargada: em grande batalha tripla pelo primeiro lugar, Julio Campos levou a melhor e assumiu o primeiro lugar da corrida — seguido por Navarro e Petecof. No entanto, Baptista — que liderava — foi parar na grama e causou mais uma ativação do safety-car: o quarto na disputa, que ainda tinha 6min30s no cronômetro regressivo.

Diego Nunes ficou preso no alambrado ao sair do pit-lane (Foto: Reprodução/Stock Car)

A relargada aconteceu na 20ª volta, com Campos novamente na liderança — Navarro, Petecof, Barrichello e Tony Kanaan completavam o top-5 neste momento. Entretanto, Gianluca precisou ir aos boxes e perdeu a terceira posição para Rubinho, com Jimenez entrando no top-5 em quinto. Mais atrás, Ricardo Mauricio perdeu duas posições consecutivas e foi superado por Zonta e Foresti.

Em seguida, o líder Julio Campos precisou ir aos boxes, assim como Barrichello. Na penúltima volta, com tantos pilotos precisando cumprir uma parada obrigatória nos boxes, a ordem do grid sofreu alterações. Com isso, Di Mauro conseguiu assumir a liderança e segurar até o fim para vencer sua primeira corrida na Stock Car.

Stock Car 2022, Sexta Etapa, Corrida 1, Velopark, Resultado Final com retificação:

Pos.CarroPilotoEquipe  
111G DI MAUROKTF SPORTS CHEVROLET24 Voltas 
230C RAMOSIPIRANGA RACING TOYOTA+3.435 
3117M ROSSIA. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET+6.301 
429D SERRAEUROFARMA RC CHEVROLET+7.154 
5110F LAPENNAHOT CAR CHEVROLET+8.209 
644B BAPTISTARCM MOTORSPORT TOYOTA+9.425 
78R SUZUKIFULL TIME BASSANI TOYOTA+14.992 
828G OSMANSHELL V-POWER CHEVROLET+16.583 
912L FORESTIKTF RACING CHEVROLET+16.676 
100C BUENOCROWN RACING CHEVROLET+21.018 
1173S JIMENEZSCUDERIA CJ TOYOTA+21.059 
1254T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+34.000 
135D NAVARROCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET+34.798 
14111R BARRICHELLOFULL TIME SPORTS TOYOTA+46.866 
154J CAMPOSLUBRAX PODIUM CHEVROLET+49.522 
16101G PETECOFFULL TIME TOYOTA+49.600 
1721T CAMILOIPIRANGA RACING TOYOTA+1 volta 
1885G SALASKTF RACING CHEVROLET+1 volta 
1935G ROBERKL COMPETIÇÕES CHEVROLET+1 volta 
206T KANAANFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta 
2151A ABREUSHELL V-POWER CHEVROLET+1 volta 
223R BAPTISTACROWN RACING CHEVROLET+1 volta 
2388B MONTEIROSCUDERIA CJ TOYOTA+1 volta 
24121F BAPTISTAKTF SPORTS CHEVROLET+3 voltas 
2570D NUNESBLAU MOTORSPORT CHEVROLET NC
2686G FRIGOTTORKL COMPETIÇÕES CHEVROLET NC
2733N PIQUETMOTUL TMG TOYOTA NC
2883G CASAGRANDEA. MATTHEIS VOGEL CHEVROLET NC
2919F MASSALUBRAX PODIUM CHEVROLET NC
3043P CARDOSOCROWN RACING CHEVROLET NC
3118A KHODAIRBLAU MOTORSPORT CHEVROLET NC
3280M GOMESCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET NC
3390R MAURÍCIOEUROFARMA RC CHEVROLET DQ
3410R ZONTARCM MOTORSPORT TOYOTA DQ
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.