Galid pula para frente na janela de pit-stops, resiste a ataques e vence pela primeira vez na Stock Car
Um novo vencedor na Stock Car: Galid Osman contou com uma estratégia acertada na primeira corrida da rodada dupla do Velopark, foi ajudado por um problema mecânico de Valdeno Brito e estreou no alto do pódio da categoria
A cobertura completa da etapa do Velopark no GRANDE PRÊMIO | |
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana |
Galid Osman conquistou a primeira vitória da carreira na Stock Car. Demonstrando evolução há algum tempo na categoria, o piloto da RCM, no grid desde 2012, estava andando no top-10 na metade inicial da prova no Velopark até a rodada de pit-stops. Então, com uma tática acertada e um bom trabalho da equipe nos boxes, teve de segurar ataques intensos de Valdeno Brito e Cacá Bueno para correr até a bandeira quadriculada.
Galid assumiu a ponta depois das paradas de Daniel Serra, então líder, Valdeno Brito e Rubens Barrichello. E tinha Valdeno colado nele — parecia que o paraibano tinha muito mais carro e inevitavelmente lhe roubaria a ponta. A pressão durou até a oito minutos do fim, quando o carro #77 entrou em modo de segurança devido ao forte calor do inverno gaúcho — você não leu errado — e parou na reta dos boxes. Marcos Gomes não conseguiu desviar e bateu com violência no muro interno.
DE NOVO, DO MESMO JEITO Como em Curitiba, Maurício transforma pole da segunda corrida em vitória |
|
CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA Mesmo sem vitórias, Átila e Barrichello se distanciam no campeonato |
Relacionadas
O safety-car entrou na pista e facilitou a vida de Galid, que teve de segurar um determinado Cacá Bueno nas duas voltas finais, mas não permitiu a ultrapassagem.
Cacá fechou em segundo lugar e Serra, que era o líder antes das paradas de box, foi o terceiro. Rubens Barrichello passou Ricardo Zonta na última volta e foi quarto.
Pole-position, Julio Campos disparou na liderança nas voltas iniciais e tinha tudo para vencer pela primeira vez na carreira, mas abandonou depois que o disco de freio dianteiro direito do seu carro explodiu no fim da reta.
Ricardo Maurício ficou com a pole-postion para a prova 2, com grid invertido.
Confira como foi a primeira corrida da Stock Car no Velopark:
A largada é sempre um dos momentos mais emocionantes e empolgantes de uma corrida. Na Stock Car, consegue ser ainda mais que em outras categorias. Mas a decisão de colocar os carros atrás do safety-car na primeira volta e dar a bandeira verde com uma fila indiana na reta dos boxes se mostrou extremamente frustrante neste domingo (14) no Velopark.
Os ponteiros não tiveram chance alguma de disputar posição na chicane que encerra a reta dos boxes. Julio Campos, o pole, dosou bem o acelerador e nem deu chance para Rubens Barrichello tentar algo. Nem quem vinha atrás tentou. Na verdade, os pilotos ainda ziguezagueavam na busca por um melhor aquecimento dos pneus.
Talvez isso tenha acarretado uma prova que seguiu um tanto monótona nas voltas iniciais. Sem as mudanças de posição, a fila indiana seguiu formada. E Campos, com um excelente desempenho, tratou de abrir para Barrichello rapidamente.
O vice-líder do campeonato continuou na segunda posição por pouco mais de dez minutos, quando foi enfim ultrapassado por um Daniel Serra que estava visivelmente mais rápido, e também por Valdeno Brito, que veio no embalo.
Mas a vida também não estava fácil para o líder do campeonato, Átila Abreu. O carro #51 tinha problemas no acionamento do botão de ultrapassagem, logo, defendia-se com muita dificuldade dos ataques.
O destino da corrida só foi mudar na metade da disputa. Na altura do 20º minuto, o disco de freio dianteiro direito explodiu e deixou Campos em uma situação nada agradável. De repente, a transmissão da TV cortou para um carro roxo de número #4 passando reto na curva 1. Era o fim do sonho da primeira vitória na categoria — um triunfo que estava nas mãos.
Serra, de repente, se viu líder e precisando apenas administrar com cuidado tal condição para vencer pela segunda vez em duas etapas — e pela terceira vez no Velopark. Só que havia um detalhe crucial nessa missão: a janela de pit-stops. E as estratégias trataram de mudar a ordem da corrida e colocar Galid Osman na liderança — na luta pela primeira vitória da carreira. Acontece que quem vinha atrás era Valdeno, com muito mais ação.
A oito minutos do fim da prova, contudo, o paraibano praticamente parou no início da reta dos boxes com o carro em modo de segurança devido à alta temperatura do #77. Ele tentava retornar aos boxes para poder largar na segunda prova, mas tornou-se, na realidade, um obstáculo — ainda mais complicado de ser superado devido à falta de sinalização na entrada da reta.
Marcos Gomes estava colado em Thiago Camilo disputando a nona posição — e mesmo que não ganhasse o posto, largaria na pole da prova 2. Sem um campo de visão adequado, Gomes não viu Valdeno e, ao tentar desviar bruscamente, bateu com a parte traseira do carro no muro — o estrago foi grande.
O safety-car teve de intervir — e demorou para sair da pista. Longos oito minutos, com a relargada sendo dada a 10s do fim do tempo regulamentar.
Com a bandeira verde, Cacá, que havia superado Serra antes do acidente, teve duas voltas para tentar passar Galid, mas não conseguiu. Daniel cruzou a linha de chegada em terceiro e não escondeu a frustração por ter perdido a vitória, e Barrichello foi quarto após ultrapassar Zonta na volta final. Max Wilson, Allam Khodair, Átila Abreu, Thiago Camilo e Ricardo Maurício fecharam o top-10.
A presença do carro de segurança ainda ajudou Galid a economizar combustível para a segunda prova do dia, já que ele optou por fazer um reabastecimento mais curto na prova 1.
#GALERIA(5070,81404)
Stock Car, Velopark, Corrida 1:
1 | 28 | GALID OSMAN | SP | RCM Chevrolet | 41:40.928 | 39 voltas |
2 | 0 | CACÁ BUENO | RJ | RED BULL Chevrolet | +0.420 | |
3 | 29 | DANIEL SERRA | SP | RED BULL Chevrolet | +0.821 | |
4 | 111 | RUBENS BARRICHELLO | SP | FULL TIME Chevrolet | +2.347 | |
5 | 10 | RICARDO ZONTA | PR | RZ Chevrolet | +2.575 | |
6 | 65 | MAX WILSON | SP | RC Chevrolet | +2.695 | |
7 | 18 | ALLAM KHODAIR | SP | FULL TIME Chevrolet | +4.383 | |
8 | 51 | ÁTILA ABREU | SP | AMG Chevrolet | +4.994 | |
9 | 21 | THIAGO CAMILO | SP | RCM Chevrolet | +6.460 | |
10 | 90 | RICARDO MAURÍCIO | SP | RC Chevrolet | +8.071 | |
11 | 73 | SÉRGIO JIMENEZ | SP | VOXX Peugeot | +8.504 | |
12 | 110 | FELIPE LAPENNA | SP | HOT CAR Chevrolet | +8.979 | |
13 | 1 | ANTONIO PIZZONIA | AM | MICO'S Peugeot | +8.999 | |
14 | 5 | DENIS NAVARRO | SP | VOXX Peugeot | +9.293 | |
15 | 70 | DIEGO NUNES | SP | C2 Chevrolet | +9.559 | |
16 | 83 | GABRIEL CASAGRANDE | PR | C2 Chevrolet | +10.929 | |
17 | 46 | VITOR GENZ | RS | BOETTGER Peugeot | +11.793 | |
18 | 100 | BIA FIGUEIREDO | SP | PRO GP Chevrolet | +12.379 | |
19 | 8 | RAFAEL SUZUKI | SP | PRO GP Chevrolet | +14.038 | |
20 | 74 | POPÓ BUENO | RJ | WA MATTHEIS Chevrolet | +1 volta | |
21 | 12 | LUCAS FORESTI | DF | BASSANI Peugeot | +1 volta | |
22 | 43 | VICENTE ORIGE | SC | BOETTGER Peugeot | +1 volta | |
23 | 82 | ALCEU FELDMANN | PR | HANIER Peugeot | +1 volta | |
24 | 7 | BETO CAVALEIRO | SP | HANIER Peugeot | +2 voltas | |
25 | 77 | VALDENO BRITO | PB | WA MATTHEIS Chevrolet | +8 voltas | |
26 | 80 | MARCOS GOMES | SP | CARLOS ALVES Peugeot | +8 voltas | |
27 | 25 | TUKA ROCHA | SP | RZ Chevrolet | +16 voltas | NC |
28 | 14 | LUCIANO BURTI | SP | VOGEL Chevrolet | +17 voltas | NC |
29 | 4 | JÚLIO CAMPOS | PR | MICO'S Peugeot | +19 voltas | NC |
30 | 88 | FELIPE FRAGA | TO | VOGEL Chevrolet | +22 voltas | NC |
31 | 72 | FÁBIO FOGAÇA | SP | CARLOS ALVES Peugeot | +24 voltas | NC |
32 | 11 | NONÔ FIGUEIREDO | SP | AMG Chevrolet | +26 voltas | NC |
33 | 2 | RAPHAEL MATOS | MG | HOT CAR Chevrolet | +30 voltas | NC |