Justiça suspende corte de árvores para circuito da Stock Car no entorno do Mineirão

Prefeitura de Belo Horizonte iniciou corte de árvores no entorno do Mineirão para os preparativos para receber a Stock Car, em agosto. Porém, Justiça acatou liminar movida por vereadores e suspendeu o corte

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, na última quarta-feira (28), o corte de árvores no entorno do Estádio do Mineirão, que receberá uma etapa da Stock Car em agosto. Cerca de 63 plantas serão suprimidas para os ajustes do circuito de rua, o que rendeu protestos de moradores, ambientalistas e membros de movimentos sociais locais.

A deputada federal Duda Salabert (PDT) anunciou que uma limitar movida pelos vereadores locais Pedro Patrus e Bruno Pedralva (ambos do PT) suspendeu o corte de árvores na região. Ela também publicou que entrou com uma ação judicial por conta de irregularidades na licitação envolvendo a chegada da Stock Car na capital mineira. A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também divulgou nota criticando a realização da corrida, afirmando que o impacto do evento pode afetar a como a área hospitalar na qual se localiza o Hospital Veterinário, os biotérios de criação de animais, a Estação Ecológica e o Centro Esportivo Universitário

A Prefeitura, por sua vez, anunciou um plantio compensatório com início na sexta-feira. De acordo com o município, até 688 árvores serão plantadas antes do evento, com a Vicar sendo a responsável pela manutenção das mudas. A Minas Arena, consórcio responsável pelo Mineirão, também se responsabilizará pelo plantio.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube:  GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Stock Car vai correr nos entornos do Mineirão (Foto: Reprodução/Mineirão)

A retirada das árvores foi aprovada em votação pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente, realizado no último dia 21. Porém, os manifestantes afirmam que a Prefeitura deveria ter realizado uma consulta pública antes de iniciar a supressão. Entre as árvores derrubadas, há seis ipês-amarelos, que são declarados imunes de corte pela legislação estadual.

A etapa da Stock Car em Belo Horizonte está marcada para acontecer entre os dias 15 e 18 de agosto de 2024. O campeonato e a capital mineira firmaram um contrato de 5 anos, mas o evento ainda precisa passar pelo processo de licenciamento, conduzido pela Secretaria Municipal de Política Urbana, para aprovação.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.