Stock Car

Maurício passa Navarro em corrida 2 acidentada e vence em Santa Cruz do Sul

A insana corrida 2 que fechou a rodada dupla em Santa Cruz do Sul teve vitória de Ricardo Maurício, Denis Navarro muito perto do triunfo e Nelsinho Piquet completando o pódio. Daniel Serra ratificou a liderança do campeonato com o sétimo lugar nesta tarde

Grande Prêmio, de Santa Cruz do Sul / FERNANDO SILVA, de Sumaré
Minutos depois da categórica vitória de Júlio Campos na primeira prova do fim de semana gaúcho, a corrida 2 que encerrou a rodada dupla da Stock Car em Santa Cruz do Sul, na tarde deste domingo (21), foi insana e teve de tudo: acidentes fortes, entradas do safety-car e imprevisibilidade do início ao fim. A prova, que foi marcada por um susto com a batida de Bia Figueiredo na barreira de pneus, teve a vitória de Ricardo Maurício, que apareceu com forte ritmo no fim da corrida e fez a ultrapassagem derradeira sobre um aguerrido e surpreendente Denis Navarro, que pintou até com chances de vencer no interior gaúcho e finalizou em segundo lugar. Nelsinho Piquet terminou no pódio, em terceiro.

Guga Lima foi outra grande surpresa e garantiu seu melhor resultado na Stock Car, em quarto. Galid Osman despontou como grande favorito à corrida depois de ultrapassar Lucas Foresti nas voltas iniciais, mas enfrentou perda de ritmo por conta do alto desgaste dos pneus e viu a vitória lhe escapar pelas mãos. Ainda assim, o piloto da Shell Helix Ultra completou em quinto. Júlio Campos marcou pontos preciosos com o sexto lugar na corrida 2, seguido por Daniel Serra, que reforçou a liderança do campeonato. Cacá Bueno foi o oitavo, à frente do jovem Pedro Cardoso, enquanto Max Wilson foi o décimo.

A sexta etapa da temporada 2019 da Stock Car acontece em Campo Grande no próximo dia 11 de agosto. O GRANDE PRÊMIO cobre tudo 'in loco' com o repórter Felipe Noronha. Siga tudo aqui.
Pódio em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Saiba como foi a corrida 2 da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car

Pouco antes da largada, a Stock Car anunciou os vencedores do Fan Push para a corrida 2: Agustín Canapino, Rubens Barrichello, Thiago Camilo, Bia Figueiredo, Nelsinho Piquet e Lucas Foresti, o piloto que largou na primeira posição da prova. Mas a primeira volta da corrida foi muito confusa, marcada por muitos toques e abandonos. Gabriel Casagrande, Allam Khodair, Marcel Coletta, Rafael Suzuki, Átila Abreu e Bruno Baptista ficaram pelo caminho ainda no início.

Por conta dos múltiplos incidentes, a direção de prova acionou o safety-car. A bandeira verde só voltou a tremular no interior gaúcho na quarta volta. Foresti manteve a ponta, seguido de perto por Barrichello, Galid Osman, Max Wilson e Cacá Bueno. Serra aparecia na sexta posição, logo à frente de Júlio Campos, com Denis Navarro, Canapino e Zonta completando o top-10.
Lucas Foresti na frente na largada da corrida 2 em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Barrichello aumentou o ritmo para tentar ultrapassar Foresti. Só que o safety-car voltou à pista de novo depois do forte acidente sofrido por Bia Figueiredo, que perdeu o controle do carro e acertou a barreira de pneus muito perto da base do fiscal de pista. A pilota da A.Mattheis/Ipiranga conseguiu voltar à pista. No mesmo momento, César Ramos também abandonou a corrida.

A corrida foi retomada no seu ritmo normal na sétima volta, e novamente Barrichello pressionava Foresti pela liderança da prova. Quem vinha logo atrás e também estava na briga pela vitória era Galid Osman, dando sequência a uma performance crescente ao longo da temporada. A batalha era entre os três, com o segundo pelotão formado por Wilson, Cacá, Serra e Campos aparecendo logo atrás.

Estava claro que o ritmo de Foresti era mais lento em relação aos outros pilotos e, por isso, um grande pelotão se formava logo atrás do carro #12 da equipe Vogel. Galid deu o pulo do gato no início da volta #10 e fez a ultrapassagem sobre Barrichello na entrada da curva 1. O #111 também foi superado por Wilson e Cacá, caindo para quinto. Assim, Osman despontava como maior adversário de Foresti na briga pela ponta.
César Ramos lamenta abandono em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Agressivo, Osman fez grande manobra de ultrapassagem na volta seguinte, superou Foresti e assumiu a liderança da corrida. Mais atrás, Canapino teve de abandonar depois de um incidente envolvendo Gaetano di Mauro. Galid partiu para abrir grande vantagem na ponta, enquanto Foresti segurava o pelotão que o perseguia.

De fato, Foresti acabou sendo determinante para o resultado da corrida. Barrichello e Wilson levaram muito tempo, mas finalmente conseguiram fazer a ultrapassagem sobre o brasiliense, que sofria muito com o desgaste de pneus. Quem surpreendia ao aparecer na quinta posição era Nelsinho Piquet, mas o #33 ainda tinha de fazer seu pit-stop obrigatório.

Com ótima performance dos pneus, Nelsinho acelerava forte e fazia a ultrapassagem sobre Barrichello. Pouco depois, com a ida de Galid para os boxes fazer seu pit-stop, Piquet assumiu a liderança da corrida. O piloto da Full Time buscou aproveitar a pista livre para tentar fazer a parada obrigatória e tentar voltar à frente de Osman.

Mas Osman retomou a liderança da corrida, com uma surpresa na segunda colocação: Denis Navarro. Ricardo Maurício aparecia em terceiro, com Guga Lima também surpreendendo na quarta colocação. Lima era pressionado por Nelsinho Piquet, que voltava em quinto.
Ricardo Maurício partiu para a vitória em Santa Cruz do Sul (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Nas voltas finais, Galid começou a apresentar lentidão e não conseguiu oferecer resistência a Navarro, que estava perto e fez a ultrapassagem para assumir a liderança com menos de dez minutos para o fim da corrida. Osman também foi superado por Maurício, que subia para segundo da prova. Mais atrás, Barrichello aparecia em nono lugar, atrás de Júlio Campos e Daniel Serra. Outro piloto que surpreendia positivamente era Pedro Cardoso, em sexto.

Com cinco minutos para o fim, a corrida ainda estava totalmente aberta. Maurício estava mais rápido que Navarro e lutava pelo primeiro lugar. Piquet fez a ultrapassagem sobre Galid e subiu para terceiro, com Lima pressionando o piloto da Shell Helix Ultra. Mais atrás, Serra fazia a ultrapassagem sobre Pedro Cardoso

Restando dois minutos para o fim da corrida, Maurício deu o bote final e fez a ultrapassagem sobre Navarro para tomar de vez a liderança da corrida, partindo assim para sua segunda vitória na temporada 2019 da Stock Car.

Stock Car 2019, Santa Cruz do Sul, corrida 2, final:

1 R MAURÍCIO RC Eurofarma 41:46.086 27 voltas
2 D NAVARRO Cavaleiro +1.193  
3 N PIQUET Full Time +7.784  
4 G LIMA Vogel +8.538  
5 G OSMAN Shell Helix Ultra +13.519  
6 J CAMPOS Prati Donaduzzi +15.223  
7 D SERRA RC Eurofarma +15.642  
8 C BUENO Cimed +19.041  
9 P CARDOSO Hot Car +21.120  
10 M WILSON RCM +21.710  
11 R ZONTA Shell V-Power +21.881  
12 R BARRICHELLO Full Time +26.736  
13 F LAPENNA Cavaleiro +27.201  
14 D NUNES KTF +28.276  
15 L FORESTI Vogel +13 voltas  
16 A CANAPINO Hot Car +17 voltas  
17 G DI MAURO Shell Helix Ultra +17 voltas  
18 V BRITO Prati Donaduzzi +17 voltas  
19 C RAMOS Blau +22 voltas  
20 B FIGUEIREDO A. Mattheis +22 voltas  
21 M GOMES KTF +25 voltas  
22 B BAPTISTA RCM +27 voltas  
23 A ABREU Shell V-Power +27 voltas  
24 R SUZUKI Hot Car +27 voltas  
25 M COLETTA Crown +27 voltas  
26 A KHODAIR Blau +27 voltas  
27 G CASAGRANDE Crown +27 voltas  
28 T CAMILO A. Mattheis não largou  
29 F FRAGA Cimed não largou  



Paddockast #25
Bênçãos e Maldições da Fórmula E


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.