Maurício vence final, leva tri da Stock Car e garante virada da Chevrolet sobre Toyota
Tricampeão: Ricardo Maurício virou o jogo sobre Thiago Camilo e, na decisão em Interlagos, liderou toda a prova para somar 2020 às taças de 2008 e 2013. Daniel Serra ficou com o vice, garantindo a dobradinha da RC Eurofarma
Domingo (13) de viradas: Ricardo Maurício venceu de ponta a ponta em Interlagos a decisão da Stock Car 2020 e, assim, garantiu o tri da principal categoria brasileira, tal como fez que o título ficasse com a Chevrolet, que passou toda a temporada atrás da Toyota.
Maurício soma mais uma taça às conquistadas em 2008 e 2013, chegando ao tri da Stock Car. É o quarto título seguido entre os pilotos para a RC Eurofarma, comandada por Rosinei Campos, o Meinha: entre 2017 e 2019, Daniel Serra foi o campeão. Agora, ele ficou com o terceiro posto, garantindo o título para o time do único chefe de equipe presente em todas as corridas da história da categoria (Serra seria vice, mas CBA e categoria puniram, duas horas depois da prova, Cesar Ramos).
Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Ricardo Zonta a prova em segundo, após a punição a Ramos por toque no próprio piloto da Shell. Nelsinho Piquet, assim, foi terceiro, enquanto Serra foi quarto. Ramos ficou em quinto na classificação final, atrás de Thiago Camilo, que abandonou.
Já entre as marcas, a virada foi de última hora: a Chevrolet nunca liderou a temporada, com seus Cruze sempre atrás dos Corolla da Toyota. Mas, na etapa derradeira, a marca garantiu o domínio após a transformação da categoria em multimarcas.
Saiba como foi a decisão da Stock Car em Interlagos:
Uma largada tranquila no topo, com Ricardo Maurício segurando a liderança sem sofrer pressão e, também, sem trocas de posição. Mais para trás, Thiago Camilo tentou começar sua escalada pelo milagre: ganhou duas posições, terminando a primeira volta em 15°.
Mas o começo do segundo giro teve emoção: Ricardo Zonta forçou para cima de Cesar Ramos, tentando ganhar a terceira posição, mas foi parar na grama levantando terra e perdeu um posto para Nelsinho Piquet. Na volta seguinte, foi a vez de Daniel Serra passar o paranaense, sendo o primeiro na prova a baixar de 1min42s. Zonta, porém, usou o ‘push’ para tomar as duas posições perdidas.
A abertura da quinta volta trouxe o melhor momento dos 10 minutos iniciais: Gaetano Di Mauro usou o ‘push’ para tentar passar Maurício, mas o piloto da RC Eurofarma segurou. Houve toque, e Di Mauro escapou da pista, mas ainda voltou atrás do líder.
A primeira mudança na parte da frente do grid veio só na oitava volta: Ramos usou o ‘push’ no fim da reta principal para passar Di Mauro e assumir o segundo posto. Enquanto isso, Maurício abria 2s5 de vantagem na ponta.
O título de Maurício se aproximou no nono giro: Camilo abandonou a prova, tal como as chances de sua primeira conquista, consequentemente. O motivo foi uma quebra de motor.
Logo depois, a janela de boxes abriu, e Maurício mostrou sua estratégia: foi o primeiro a parar. Tal como Di Mauro e Ramos, trocou o pneu traseiro esquerdo e voltou rapidamente para a pista. Serra, seu companheiro de RC Eurofarma, seguiu na pista, tentando se aproximar dos líderes. Zonta também tentou tirar tempo forçando na pista paulistana.
Com a volta dos boxes com quase 2s de vantagem sobre Ramos, Maurício começou a controlar a prova na entrada dos 10 minutos finais, evitando sustos e, ainda, usando os ‘push’ que havia guardado no começo da prova.
Daí até o fim, ele simplesmente conduziu o #90 para a bandeira quadriculada: sem sustos, com o tri garantido. Ricardo Maurício, campeão da Stock Car 2020.
Stock Car 2020, Interlagos, corrida:
1 | R MAURÍCIO | RC CHEVROLET | 41:43.562 | 24 voltas |
2 | R ZONTA | RCM TOYOTA | +3.309 | |
3 | N PIQUET | FULL TIME TOYOTA | +5.002 | |
4 | D SERRA | RC CHEVROLET | +6.776 | |
5 | C RAMOS | IPIRANGA TOYOTA | +6.893 | |
6 | G OSMAN | CROWN SHELL CHEVROLET | +14.770 | |
7 | B BAPTISTA | RCM TOYOTA | +18.395 | |
8 | A KHODAIR | BLAU CHEVROLET | +18.719 | |
9 | G DI MAURO | KTF CHEVROLET | +19.254 | |
10 | G SALAS | KTF CHEVROLET | +19.294 | |
11 | R SUZUKI | FULL TIME TOYOTA | +19.853 | |
12 | D NUNES | BLAU CHEVROLET | +20.040 | |
13 | A ABREU | CROWN SHELL CHEVROLET | +23.183 | |
14 | J CAMPOS | CROWN CHEVROLET | +25.261 | |
15 | C BUENO | CROWN CHEVROLET | +28.281 | |
16 | P CARDOSO | R.MATTHEIS CHEVROLET | +35.052 | |
17 | R BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | +44.094 | |
18 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | +1 volta | |
19 | M GOMES | CAVALEIRO CHEVROLET | +4 voltas | |
20 | M ROSSI | FULL TIME TOYOTA | Abandonou | |
21 | D NAVARRO | CAVALEIRO CHEVROLET | Abandonou | |
22 | L FORESTI | VOGEL CHEVROLET | Abandonou | |
23 | F LAPENNA | VOGEL CHEVROLET | Abandonou | |
24 | T CAMILO | IPIRANGA TOYOTA | Abandonou |