Stock Car

Pista símbolo da disputa apertada pelo título, Velopark deve aumentar drama na Stock Car

A primeira etapa da temporada 2019 da Stock Car teve, nas cinco primeiras posições, cinco candidatos ao título no momento, meses depois. O Velopark foi uma corrida símbolo para a emocionante disputa pelo título, e promete embolar ainda mais a briga no próximo final de semana

Grande Prêmio / FELIPE NORONHA, de São Paulo
Claro, era só a primeira etapa do ano e, consequentemente, era impossível prever quem brigaria pelo título da Stock Car 2019. Mas naquele 7 de abril, quando recebeu a corrida 500 da história da categoria, o Velopark contava aos fãs a história da temporada. Ninguém, claro, percebeu - mas agora, quando volta a ser palco, é possível enfim notar.

A história que o Velopark contou é a seguinte: naquele dia, terminaram no top-5 da corrida única Daniel Serra, Rubens Barrichello, Ricardo Maurício, Thiago Camilo e Felipe Fraga. A pole foi de Camilo, que depois conquistaria outras quatro. Hoje, todos eles estão na briga pelo título - que ainda inclui Júlio Campos, "apenas" 10° há cinco meses, mas que a partir da etapa seguinte já se postou como o "intruso" naquela lista de cinco que, desde o Sul, se colocaram como favoritos.

O que isso indica é: para a oitava etapa da temporada, no próximo domingo, o Velopark se coloca como imprevisível - e como candidato a aumentar o drama na parte de cima da tabela.
Paulo Gomes dá bandeirada no Velopark, abertura da temporada 2019 (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Paddockast #32
AS PISTAS MAIS PERIGOSAS DO MUNDO


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

A impressão que fica da curta pista gaúcha - de pouco mais de 2km no traçado - é a de que nenhuma equipe tem vantagem  clara. Camilo fez a pole, mas o carro da Ipiranga mostrou a mesma força aos sábados em todas as outras pistas. E, na corrida em si, todas se mostraram com qualidade, tanto que foi a estratégia que decidiu a vantagem para Serra em abril.

A única diferença clara é que, desta vez, Nova Santa Rita receberá uma rodada dupla. Mas, mesmo assim, é difícil prever que alguém terá vantagem - pois dentre este top-6, é como se metade pontuasse mais na corrida 1, que vale mais pontos, e a outra metade apostasse em posições boas, mas fora do pódio, nas duas provas. É o que o campeonato tem mostrado após sete etapas.
Abertura da temporada da Stock Car no Velopark (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
A situação para o Velopark é a seguinte: Serra tem 212 pontos, mas apenas uma vitória (exatamente neste palco); Maurício se aproximou com a vitória na Corrida do Milhão e tem 205; Camilo, além das cinco poles, tem quatro vitórias em corridas 1, e 185 pontos; Campos foi a 180; e Barrichello, com três triunfos em corridas 2, tem 168.

A tendência do Velopark é deixá-los ainda mais 'embolados'. Aumentar o drama. Claro, se provado isso de que ninguém tem vantagem, além de pura estratégia.
O quero-quero também não sabe quem é o favorito no Velopark (Foto: Fernanda Freixosa/Stock Car)
É importante notar, também, que as provas a partir daqui se repetem: tirando Cascavel, tanto Velo Città como Goiânia e Interlagos já receberam etapas. Será possível analisar previamente que equipes se deram bem e, claro, o contrário.

Mas não o Velopark. Lá, todas as equipes têm força. Se alguém se sobressair no próximo final de semana, pode mudar o campeonato. Se os seis sonham em manter essa briga aberta, é inaceitável terminar distante dos rivais. 

As corridas no Velopark estão marcadas para domingo (15): às 11 e às 12h. A classificação é no sábado, a partir de 13h30. O GRANDE PRÊMIO cobre in loco com o repórter Felipe Noronha. Acompanhe tudo aqui

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.
Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.