Stock Car

Projeto rejeitado garantia Stock Car por 3 anos em Tarumã, que deixa calendário

A Stock Car, mais uma vez, não irá à Tarumã nesta temporada. Trocada pelo Velopark, a pista gaúcha foi alvo de um projeto para garantir a passagem da categoria por três anos por lá - mas este foi rejeitado

Grande Prêmio / FELIPE NORONHA, de São Paulo

O palco inicial da história de 40 anos da Stock Car, marca completada exatamente em 2019, está oficialmente fora do calendário da categoria. Mas não, segundo a organização do campeonato, por falta de tentativa de salvação.

Na última semana, Tarumã foi substituída por uma segunda etapa no Velopark (que abriu a atual temporada), após a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) não conceder a homologação do autódromo por falta das reformas necessárias.

Mas, além disso, a Stock Car afirma que tentou colaborar para que a homologação fosse feita. De acordo com Carlos Col, chefe da categoria, em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, um projeto foi apresentado para que o autódromo fosse 'salvo'.

"Estive lá no dia 7 de janeiro e convidei o presidente da CBA, o administrador do autódromo e o presidente da federação (do Rio Grande so Sul), e costuramos um acordo no qual eu até contribuía de alguma maneira para a viabilização financeira das obras mínimas necessárias para a homologação", contou o dirigente.

"Saímos de lá bem acordados com isso, até assinamos um termo conjunto em que me propunha a levar as categorias para lá nos próximos três anos e gerar receitas que poderiam ser antecipadas para essa obra. Por algum motivo interno de gestão da CBA esse projeto não se concretizou", seguiu Col.
Arquibancada em Tarumã (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Paddockast #26
Acidentes que alteraram carreiras


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

A confirmação de que o projeto não iria para a frente e de que Tarumã deixaria o calendário ocorreu na última semana e o CEO da Vicar, promotora da Stock Car, lamentou: "Não tive alternativa a não ser mudar, e lamentando muito, porque já fiz muitos esforços em outras épocas para adequações do autódromo de Tarumã. É um autódromo muito tradicional, pista que os pilotos têm prazer de dirigir naquele traçado."

Por fim, ele confirmou que a escolha do Velopark para substituir Tarumã teve relação direta com a manutenção de uma prova no Rio Grande do Sul no calendário: "Quando preciso fazer uma mudança, verifico se há a possibilidade de manter no mesmo estado, na mesma federação", finalizou.

Desta forma, o Velopark recebe a categoria pela segunda vez no ano no final de semana de 15 de setembro.  Antes, a Stock Car vai até Campo Grande, no final de semana dos dias 10 e 11 de agosto, para sua próxima etapa. O GP cobre 'in loco'. 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.