Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car em Belo Horizonte
Thiago Camilo e Felipe Baptista venceram durante o fim de semana da Stock Car em Belo Horizonte, mas outros pilotos também merecem um destaque positivo. O GRANDE PRÊMIO destacou alguns pontos que valem a atenção no restante da temporada
A Stock Car encerrou no último domingo (18) a sétima etapa da temporada 2024. A rodada inédita em Belo Horizonte, realizada no entorno do Mineirão, teve Thiago Camilo e Felipe Baptista como vencedores das provas sprint e principal, respectivamente.
Apesar de a corrida principal ter sido marcada pelo longo regime sob safety-car, o fim de semana da Stock Car em Belo Horizonte contou histórias interessantes para o campeonato. Felipe Baptista, por exemplo, foi desclassificado da sprint no sábado, mas teve sua redenção com a vitória no domingo.
Relacionadas
Embora tenha feito um fim de semana relativamente discreto, Felipe Massa fez o suficiente para sair do Mineirão com a liderança do campeonato. Julio Campos, por sua vez, talvez tenha sido o grande prejudicado e caiu de primeiro para quinto.
O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce da etapa, com três destaques positivos e negativos após as corridas. Confira:
SOBE
Um novo líder!
Se aproveitando do tropeço dos principais rivais na disputa pelo título, Felipe Massa não precisou de grandes resultados para assumir a ponta do campeonato. É verdade que ter o nono lugar na prova principal como melhor resultado do fim de semana é um pouco preocupante. No entanto, ainda foi o suficiente para sair de Belo Horizonte com 549 pontos, quatro a mais que Felipe Baptista e Ricardo Zonta.
Redenção em BH
E por falar em Baptista, o piloto do carro #121 conseguiu minimizar os danos da desclassificação da corrida sprint — em que havia terminado em sétimo. No domingo, deixou os problemas para trás, imprimiu bom ritmo e só precisou administrar a vantagem depois de tomar a liderança de Daniel Serra na segunda volta. Com isso, provou que está muito vivo na briga pelo campeonato.
Primeiro pódio da temporada
Rubens Barrichello também foi um dos destaques do fim de semana. Na sprint, fez uma boa prova de recuperação saindo de sétimo e cruzando a linha de chegada em terceiro. No domingo, fazia boa prova depois de sair de sexto, mas teve a estratégia completamente prejudicada por causa do segundo safety-car que ficou nada menos que 16 minutos na pista. O saldo poderia ser melhor, mas o primeiro pódio fica como um dos destaques positivos.
DESCE
Julio Campos cai na tabela
A rodada em Belo Horizonte foi muito ruim para Julio Campos, que chegou para a sétima etapa da temporada como líder do campeonato. Tendo o 14º lugar como melhor resultado, o titular do carro #4 despencou na tabela e agora é apenas o quinto. A diferença para o líder Massa é de 13 pontos.
Pit-stop da Eurofarma-RC
Após cravar a pole na classificação, Daniel Serra tinha uma chance muito boa de brigar pela vitória na corrida principal. Embora tivesse perdido o primeiro lugar para Baptista na segunda volta, o tricampeão ainda estava no páreo e poderia sair de Belo Horizonte pelo menos com um pódio. A equipe, no entanto, se atrapalhou com a mangueira de reabastecimento e o #29 perdeu muito tempo. No fim, foi apenas décimo.
Petecof sem sorte
Gianluca Petecof teve uma etapa para esquecer em Belo Horizonte. O piloto teve problemas de confiabilidade em três oportunidades ao longo do final de semana e abandonou as duas corridas de forma precoce. Após deixar o carro, o #101 descreveu a fase como “difícil”, mas disse que espera tempos melhores no futuro.
A Stock Car retoma suas atividades entre os dias 6 e 8 de setembro com a etapa em Nova Santa Rita, no Autódromo de Velopark.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.