Quem sobe e quem desce: análise da rodada de abertura da Stock Car em Goiânia

Além das vitórias de Suzuki e Felipe Baptista, outros pilotos merecem destaque na etapa de abertura em Goiânia. O GRANDE PRÊMIO traz alguns pontos para ficarmos de olho na sequência da temporada

Daniel Serra abandonou a prova após erro da Eurofarma-RC no pit-stop (Vídeo: Reprodução/Stock Car)

A Stock Car encerrou neste domingo (3) a etapa de abertura da temporada 2024, com vitórias de Rafael Suzuki na corrida sprint e de Felipe Baptista na prova principal em Goiânia.

Diante deste cenário, alguns pilotos começaram mostrando as cartas no campeonato, enquanto outros têm que abrir o olho para a sequência do ano. O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce da etapa, com três destaques positivos e negativos após as corridas em solo goiano. Confira:

SOBE

Reverências a Wilsinho Fittipaldi e Gil de Ferran

Foi muito bonita a homenagem promovida pela categoria aos dois pilotos brasileiros que nos deixaram recentemente. Christian Fittipaldi, filho de Wilsinho, trouxe à pista um capacete usado pelo pai em 1973, enquanto Rubens Barrichello correu com o casco de Gil. Os pilotos respeitaram um minuto de silêncio pela morte dos dois e o nome da etapa foi uma lembrança aos feitos do “Barão”. Bola dentro!

Cascos de Wilsinho e GIl na homenagem da Stock Car em Goiânia (Foto: Duda Bairros)

Campeão em alta

Gabriel Casagrande precisou de um quarto e terceiro lugares nas corridas em Goiânia para começar o campeonato na liderança, com 111 pontos e atuações sólidas. O bicampeão da A. Mattheis Vogel deu mostras que vai buscar o tri na Stock Car em 2024.

Novo formato agrada

A Stock Car promoveu mudanças significativas no regulamento, na pontuação e na estrutura do final de semana, dividindo as duas corridas em sprint e principal. A fórmula se mostrou bem-sucedida com duas boas corridas e atingiu seu objetivo: agradou pilotos, equipes e fãs.

DESCE

Pixotada da Eurofarma-RC

Equipe mais regular do grid, a Eurofarma-RC quer esquecer a rodada dupla goiana após errar nos pit-stops de seus dois pilotos, obrigando tanto Daniel Serra como Ricardo Maurício a abandonarem a prova. Isso não deve se repetir ao longo do ano, mas ligou o sinal de alerta nos boxes comandados por Rosinei ‘Meinha’ Campos.

Ipiranga Racing faz pouco

Exceto o pódio de Thiago Camilo na sprint, a performance da equipe Ipiranga Racing não começou nada bem. César Ramos pouco fez ao longo do fim de semana, enquanto o #21 foi o autor de uma cena incomum, ao atropelar o pórtico inflável do patrocinador da Stock Car e ficar com ele preso na asa traseira, o que gerou uma reclamação bastante forte do piloto contra os comissários de prova.

Camilo com problemas na asa traseira de seu Toyota (Foto: Rafael Gagliano/Hyset)

Erros nos boxes

Tanto na corrida sprint como na principal, não foram poucos os erros das equipes durante a janela obrigatória de paradas nos boxes. É sabido, evidente, que é só a primeira etapa do ano, mas os times pareciam bastante afobados, prejudicando seus pilotos como no caso da Eurofarma-RC, só para citar uma delas.

Stock Car volta às pistas nos dias 23 e 24 de março, com a segunda etapa disputada em rodada dupla no Velocittà. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa durante todo o ano.

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Ricardo Maurício também foi vítima do erro da Eurofarma-RC nos boxes em Goiânia (Vídeo: Reprodução/Stock Car)
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