Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car no Velopark

Além das vitórias de Casagrande e Átila, outros pilotos merecem destaque na rodada dupla no Velopark. O GRANDE PRÊMIO traz alguns pontos para ficarmos de olho na sequência da temporada

A Stock Car encerrou neste domingo (17) a oitava etapa da temporada 2023 com vitórias de Gabriel Casagrande na corrida 1 e Átila Abreu na segunda prova no Velopark. O calor também foi um grande protagonista no fim de semana e alvo de muitas reclamações entre os pilotos.

Diante deste cenário, alguns pilotos pegaram o elevador de subida no campeonato, enquanto outros têm que abrir o olho para a sequência do ano. O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce do campeonato, com três destaques positivos e negativos após as corridas em Nova Santa Rita (RS). Confira:

SOBE

Consistência e liderança de Casagrande

Os 46 pontos somados no Velopark vieram bem a calhar. Com as provas erráticas dos principais adversários rumo ao título, o piloto da A. Mattheis Vogel teve a cabeça no lugar e se recuperou do fim de semana em Goiânia com a pole-position e uma vitória. De quebra, um campeonato que vinha bastante apertado até então, desgarrou: agora, são 21 de vantagem para o vice-líder faltando cinco etapas para o fim do campeonato. Casagrande é, sim, um dos principais candidatos ao título.

Segundo triunfo de Casagrande na temporada 2023 da Stock Car (Foto: Duda Bairros)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bom uso de estratégia dá nova vitória a Átila

Em um domingo com diversos elogios à leitura de corrida de Carlos Sainz na vitória em Singapura, o mesmo pode-se dizer de Abreu. O piloto da Pole Motorsport abasteceu a mais na corrida 1 e, com a confusão logo no ínicio da segunda prova no Sul, entrou mais cedo nos boxes para a parada obrigatória, que deu uma boa vantagem em relação aos adversários. Nem mesmo a escorregada no óleo nas voltas finais tirou de Átila a segunda vitória na temporada 2023.

Evolução de Petecof em carros de turismo

Mais uma vez, a Stock Car viu uma grande performance de Gianluca Petecof na pista gaúcha. Com mais uma boa pontuação, repetindo o desempenho visto no Velocitta, o terceiro e quarto lugares na rodada dupla alçou o jovem para a sétima posição no campeonato, com 164 pontos. Depois de um início complicado na categoria em 2022, o #101 da Full Time Sports vai ganhando cancha e está bem próximo de uma vitória e, sim, será um dos nomes do futuro no campeonato.

Mais um pódio na temporada para Petecof. Desempenho consistente em 2023 (Foto: Duda Bairros)

DESCE

Apagão no carro tira liderança de Serra no campeonato

Daniel Serra não vinha de uma boa classificação no Velopark, mas se recuperou na corrida 1, a ponto de chegar na décima posição e assegurar a pole-position com grid invertido. Porém, seu carro entrou em modo de segurança e acabou a bateria, tirando a liderança do tricampeão da Eurofarma-RC. Só em 2023, o piloto teve pneu furado, carro pegando fogo, quebrou quando vinha com chances de vencer. A sorte precisa voltar a sorrir para Daniel seguir com chances de ser campeão.

Quebra de suspensão de César Ramos

Outro que parece que o azar atravanca sua evolução a ponto de ser candidato ao campeonato. Ramos largou em segundo, por pouco não tirou a pole de Casagrande e, quando parecia que teria ritmo para brigar pela vitória, uma quebra na suspensão dianteira jogou terra em qualquer possibilidade de somar bons pontos na tabela, saindo do Rio Grande do Sul com apenas cinco tentos, embora tenha resultados para mais, com vitória em Goiânia e quatro pódios em 2023.

Mais um problema que tirou chance de César Ramos vencer, dessa vez no Velopark (Foto: Carsten Horst/Hyset)

Reclamações de Bruno Baptista após mais um abandono

O piloto da RCM Motorsport teve um grande 2022 na Stock Car mas, nesta temporada, não consegue nem de longe repetir o desempenho. No Velopark, ele teve problemas no carro durante a primeira corrida e, logo na primeira volta, foi acertado e saiu mais uma vez zerado no campeonato. Bruno Baptista reclamou bastante, sobretudo, sobre a conduta da comissão de prova, reprovando como são aprovadas as largadas. Estava revoltado com o incidente e tem boa parte de razão em seus questionamentos.

A categoria volta no dia 8 de outubro, com a rodada dupla em Buenos Aires, na Argentina. O GP acompanha todas as atividades da Stock Car com cobertura completa.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.