Suzuki vence batalha com Serra e fatura corrida 1 no anel externo de Curitiba
Em corrida marcada por duas entradas do safety-car, Rafael Suzuki fez valer a pole e as ótimas relargadas para vencer no anel externo de Curitiba
Rafael Suzuki fez valer a pole-position e boas relargadas na manhã deste domingo (8) no anel externo Curitiba. Em prova marcada por duas entradas do safety-car, o veterano manteve a calma para levar a melhor em duelo contra Daniel Serra e vencer a corrida 1 do fim de semana da Stock Car. Gabriel Casagrande, um pouco mais atrás, completou o pódio.
Átila Abreu terminou a prova na décima posição. Com isso, na corrida 2, o piloto da Pole Motorsport garantiu a pole-position para a corrida 2 do domingo.
Relacionadas
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Saiba como foi a corrida 1 no anel externo de Curitiba:
Antes da largada, a organização da Stock Car divulgou os vencedores do Fan Push Claro 5G: Felipe Lapenna, Felipe Massa, Pedro Cardoso, Lucas Foresti, Pietro Fittipaldi e Dudu Barrichello.
Com Rafael Suzuki na posição de honra do grid, a Stock Car iniciou a sétima etapa do campeonato, no anel externo de Curitiba. Após a largada, Rafael Suzuki contornou a primeira curva na liderança. Gabriel Casagrande tomou a segunda posição de Daniel Serra. Na parte de trás do pelotão, problemas. Alguns pilotos acabaram se tocando e indo para a grama. Felipe Massa, Cesar Ramos e Ricardo Zonta foram os prejudicados pelos toques. Com isso, safety-car na pista.
Na terceira volta, a organização da corrida autorizou a relargada. Suzuki se manteve na ponta, com Casagrande logo atrás. O top-3 foi mantido, e houve apenas alteração na quinta posição, que Bruno Baptista tomou de Felipe Lapenna. Logo após a ultrapassagem, na curva 3, Baptista acabou escapando e despencou para 25ª posição.
A 22 minutos do fim, Julio Campos recolheu o carro de número #4, após sofrer toque na traseira. No topo, Daniel Serra investiu para cima de Casagrande, porém, o piloto do carro #83 fez jogo duro, e após ser ultrapassado por Serra, deu o troco no tricampeão ao acionar o push na reta principal.
Na volta seguinte, o duelo entre Casagrande e Serra continuou, desta vez, porém, ambos não podiam utilizar o push. Enquanto isso, Suzuki abria 2s236 de vantagem para o segundo colocado, que passou a ser Serra no 12º giro da prova. Até o momento, a melhor volta da prova era de Serra, com a marca de 50s371.
Na décima quinta volta, o box foi aberto para as paradas. Na décima sétima volta, Tuca Antoniazi foi o primeiro a ir para o box. Entre os primeiros, na décima nona volta, Gabriel Casagrande parou e teve problemas ao trocar pneus. Logo após, Thiago Camilo abandonou.
No vigésimo giro, o líder, Rafael Suzuki parou, assim como Daniel Serra. Suzuki, após ‘disputar’ posição com Serra no pit-lane, saiu na frente. Porém, na pista, Serra assumiu a liderança após ultrapassar o piloto do carro #8. Na disputa pela quinta posição, Marcos Gomes e Cacá Bueno acabaram se tocando. Pior para o pentacampeão da Stock, que acabou na grama, retornando em seguida.
Na briga pela vitória, o troco de Suzuki veio na vigésima quarta volta da prova. A seis minutos do fim, Sergio Jimenez escapou e bateu. Com isso, a segunda entrada do safety-car foi decretada.
Com 2 minutos restantes no cronômetro, o safety-car deixou a pista e a segunda relargada aconteceu. Novamente, Suzuki seguiu na frente, comboiado por Serra e Casagrande. Líder com vantagem de 0s881, Suzuki passou a enfrentar os retardatários, mas não enfrentou problemas para ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada na prova.
Confira a classificação da corrida 1 no anel externo de Curitiba:
1 | R. SUZUKI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | 31 Voltas | |
2 | D SERRA | RC EUROFARMA CHEVROLET | +0.821 | |
3 | G CASAGRANDE | VOGEL CHEVROLET | +1.297 | |
4 | G SALAS | RCM TOYOTA | +2.104 | |
5 | F LAPENNA | HOT CAR CHEVROLET | +2.824 | |
6 | M GOMES | CAVALEIRO CHEVROLET | +3.213 | |
7 | R MAURÍCIO | RC EUROFARMA CHEVROLET | +3.236 | |
8 | R BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | +4.665 | |
9 | C BUENO | CROWN CHEVROLET | +4.810 | |
10 | A ABREU | POLE/SHELL CHEVROLET | +6.825 | |
11 | A KHODAIR | BLAU CHEVROLET | +7.331 | |
12 | L FORESTI | KTF CHEVROLET | +7.671 | |
13 | N PIQUET | MX PIQUET TOYOTA | +8.228 | |
14 | B BAPTISTA | RCM TOYOTA | +8.692 | |
15 | D NAVARRO | CAVALEIRO CHEVROLET | +9.134 | |
16 | P CARDOSO | KTF RACING CHEVROLET | +9.317 | |
17 | G LIMA | VOGEL CHEVROLET | +9.640 | |
18 | P FITTIPALDI | FULL TIME BASSANI TOYOTA | +9.770 | |
19 | D BARRICHELLO | FULL TIME TOYOTA | +10.067 | |
20 | D NUNES | BLAU CHEVROLET | +10.325 | |
21 | C HAHN | BLAU II CHEVROLET | +10.661 | |
22 | T ANTONIAZI | HOT CAR CHEVROLET | +1 volta | |
23 | S JIMENEZ | MX PIQUET TOYOTA | + 8 voltas | |
24 | G DI MAURO | KTF RACING CHEVROLET | + 8 voltas | |
25 | T CAMILO | IPIRANGA TOYOTA | + 9 voltas | |
26 | J CAMPOS | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | + 20 voltas | |
27 | G OSMAN | POLE/SHELL CHEVROLET | +21 voltas | |
28 | C RAMOS | IPIRANGA TOYOTA | +24 voltas | |
29 | F MASSA | LUBRAX PODIUM CHEVROLET | + 25 voltas | |
30 | B MONTEIRO | CROWN CHEVROLET | + 25 voltas | |
31 | R ZONTA | RCM TOYOTA | +26 voltas |