Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car no Velopark
Gianluca Petecof e Felipe Baptista foram os grandes vencedores em um fim de semana que se mostrou um tanto difícil para os postulantes ao título Ricardo Zonta e Julio Campos
A Stock Car encerrou neste domingo (8) a oitava etapa da temporada 2024 no Velopark. Gianluca Petecof e Felipe Baptista foram os vencedores das corridas sprint e principal, respectivamente, mas o titular da Crown foi o grande destaque do fim de semana. Afinal, além de ter ido ao lugar mais alto do pódio, ficou em segundo na prova do sábado e assumiu a liderança do campeonato. Um desempenho que certamente vai ficar na memória do #121 e que vai ser determinante para o desenrolar da disputa.
Mas Petecof também merece uma menção especial, uma vez que o triunfo no sábado quebrou um jejum de mais de quatro anos sem vencer na carreira. Além disso, o resultado vem em um momento difícil para o piloto, que vem enfrentando frequentes quebras ao longo da temporada.
Líder quando a Stock Car chegou ao Velopark, Felipe Massa teve um fim de semana decente em que conseguiu limitar os danos para seguir vivo na disputa. Incapaz de fazer frente a Baptista, O #19 cruzou a linha de chegada em segundo. No entanto, Felipe foi desclassificado por uma irregularidade técnica. De acordo com os comissários, o carro da TMG não possuía o lastro de compensação do peso dos motores do lado direito.
O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce da etapa em Nova Santa Rita, com três destaques positivos e negativos após as corridas. Confira:
SOBE
Um novo vencedor na Stock Car
Gianluca Petecof entrou para o hall de vencedor de corridas da Stock Car. Depois de bater na trave em algumas oportunidades em 2023 e enfrentar um 2024 recheado de problemas de confiabilidade, o #101 finalmente desencantou na categoria e conseguiu subir no lugar mais alto do pódio.
Beneficiado pela inversão do grid, Petecof largou da pole na prova sprint, perdeu a liderança só quando foi aos boxes e não teve muitas dificuldades para vencer. Gianluca estava tão bem na etapa no Velopark que ainda fez uma boa prova de recuperação e conseguiu sair de 12º para fechar em quarto no domingo — que virou terceiro após a desclassificação de Massa. Fim de semana para encerrar a maré de azar em 2024.
Primeiro pódio na Stock Car
Vitor Baptista vinha enfrentando algumas dificuldades na temporada 2024 da Stock Car, mas teve um respiro após a etapa no Velopark. É bem verdade que não conseguiu render muito bem na sprint e cruzou a linha de chegada apenas em nono. Porém, conseguiu dar a volta por cima no domingo e, partindo de quinto, terminou no top-3 pela primeira vez e subiu no pódio junto do irmão Felipe.
Passeio no Velopark
E por falar em vencedor, Felipe Baptista foi o destaque do fim de semana da Stock Car. Se classificando apenas em quinto, o titular da Crown teve de fazer uma corrida de recuperação para conseguir terminar no pódio nas duas corridas. No sábado, saiu de oitavo e teve ritmo para escalar o pelotão até o segundo lugar.
No domingo, precisou administrar o uso do push, mas ainda assim imprimiu um bom ritmo. Saindo de quinto, se valeu do carro bem acertado e da quebra de Rafael Suzuki para cruzar a linha de chegada em primeiro pela terceira vez na temporada. De quebra, assumiu a liderança do campeonato.
DESCE
Suzuki sem sorte no Velopark
Rafael Suzuki tinha muitas expectativas para o fim de semana da Stock Car no Velopark, mas saiu frustrado de Nova Santa Rita. Após ser o mais rápido durante a classificação que aconteceu em condições adversas, o titular da TMG esperava brigar pela vitória.
No sábado, não conseguiu imprimir um bom ritmo e cruzou a linha de chegada apenas em 12º. No entanto, a história prometia ser diferente no domingo, uma vez que estava largando da pole. E o #8 vinha imprimindo um bom ritmo e era um real candidato à vitória. Porém, tudo foi pelo ralo quando teve problemas de câmbio e teve de abandonar.
Zonta sofre golpe na briga pelo título
Ricardo Zonta também teve um desempenho para se esquecer no Velopark. As coisas já começaram a desandar na classificação, quando foi apenas o 22º colocado e teria de fazer um grande trabalho de recuperação para somar bons pontos.
Na sprint até conseguiu ganhar algumas posições, mas não foi além do 15º lugar. Na corrida principal as coisas foram ainda piores. Quando foi para os boxes, o #10 viu a porca da roda dianteira direita apresentar problemas. Com isso, a equipe não conseguiu efetuar a troca da forma correta e Zonta foi obrigado a abandonar. No momento, é o quinto colocado na classificação geral, com 112 pontos de desvantagem para o líder.
Novas dificuldades para Campos
Depois de um fim de semana extremamente apagado em Belo Horizonte, Julio Campos tinha a expectativa de dar a volta por cima e conseguir um bom desempenho no Velopark. E o #4 até tinha potencial para isso, mas a sorte não esteve ao seu lado.
Depois de se classificar em 11º, Campos ia largar de segundo na corrida sprint e tinha uma boa oportunidade de somar pontos importantes. Porém, teve problemas ainda durante a volta de apresentação e sequer fez a largada.
Se serve de consolo, ao menos conseguiu se recuperar bem no domingo e cruzou a linha de chegada em quinto. Porém, agora vê a distância para o líder Felipe Baptista aumentar para 75 pontos.
A Stock Car retoma suas atividades entre os dias 4 e 6 de outubro, com a etapa na Argentina.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.