STJDA acata recurso e devolve vitória de Foresti na corrida 2 no Velocitta

Depois de ser punido e perder sua vitória da corrida 2 do Velocitta, Lucas Foresti entrou com recurso no STJDA e recuperou triunfo

Animação 3D compara acidente de Verstappen com ultrapassagem em Leclerc (Vídeo: Crashalong)

A Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Automobilismo – STJDA – devolveu, em decisão tomada na tarde desta sexta-feira (30), a vitória de Lucas Foresti conquistada na corrida 2 da terceira etapa da Stock Car, no Velocitta, realizada em 19 de junho.

O piloto fora punido após os pelos comissários-técnicos da Confederação Brasileira de Automobilismo de ter acionado o push-to-pass antes do momento permitido e, por isso, sua primeira vitória foi herdada pelo segundo colocado, Rubens Barrichello.

Vale lembrar que a decisão foi tomada em primeira instância e, para ser válida, é necessário uma documentação legal. A promotoria tem até três dias, válidos a partir dessa sexta-feira, para apresentar recurso. Entretanto, a CBA decidiu não recorrer da decisão.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
STJDA anula punições da etapa de Goiânia e muda de novo classificação da Stock Car

Lucas Foresti foi punido em 20 segundo e despencou de primeiro para décimo, por utilizar o push de maneira irregular (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Paddockast 114 | Às vésperas das férias, mercado de pilotos para F1 2022 ferve: quem fica e quem sai

Após vencer a corrida 2 da Stock Car no Velocitta, Foresti foi punido em 20s por uso indevido do push-to-pass, vendo assim, Rubens Barrichello herdar o triunfo. Na ocasião, foi relatado que o piloto da KTF acionou o botão de ultrapassagem na primeira volta após relargada.

Com a punição, o brasiliense caiu de primeiro para décimo colocado na corrida. A decisão de punir Foresti surgiu após protesto da equipe Full Time, de Barrichello, que identificou o uso irregular do dispositivo no carro do rival.

Desde 2014 na categoria, o piloto do carro #12 nunca havia conquistado um triunfo na categoria, tendo batido na trave em outras oportunidades. Com a vitória voltando para as mãos de Foresti, o piloto da KTF, que antes ocupava a 22ª posição do campeonato, com 36 pontos, agora sobe para a 20ª posição com 48 tentos conquistados, além de contabilizar uma vitória no certame e na carreira.

CONFIRA NESTE LINK A CLASSIFICAÇÃO ATUALIZADA DA STOCK CAR

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.